O que pode prejudicar meu alcance e engajamento na minha Rede Social

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Olá, neste décimo artigo, vou finalizar nosso bate papo e trajetória com as últimas e importantes dicas para você continuar aumentando o seu engajamento nas redes sociais e não cometer erros que podem prejudicar o seu crescimento e até banir a sua rede da plataforma.

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Trabalhar apenas com emojis ou comentários muito simples, como “show”, “legal” e “foto top”, agora não contam como engajamento. As plataformas tendem a diminuir o engajamento geral de contas que fazem esse tipo de comentário. Uma boa nova prática: comente com 4 palavras ou mais.

Uma forma para aumentar o engajamento com comentários é fazer citações. São um dos conteúdos que mais têm engajamento dentro das redes sociais, porque elas atraem um grande índice de compartilhamentos, curtidas e comentários.

Seu alcance pode diminuir e essa oscilação é normal e pode acontecer por diversos motivos, desde ajustes no algoritmo até a postagem de conteúdo não relevante. E um motivo bem comum é o usuário colocar muitos stories seguidos ao longo do dia: isso diminui a retenção das pessoas e, consequentemente, o alcance no aplicativo.

Compra de Seguidores, outro fator que influencia negativamente na sua rede/perfil                  

Como se não bastassem todos os pontos negativos, quem compra seguidores no Instagram, Facebook e outros App assume o risco ao infringir os Termos de Uso da rede social, que proíbem práticas que prejudiquem o uso ou tragam risco a outros usuários, como por exemplo aumentar o alcance de bots potencialmente prejudiciais, pois são páginas e perfis fake, onde esses seguidores não têm interações com a página. Além disso, o algoritmo do seu perfil desvaloriza seu conteúdo, e o que acontece com perfis que têm uma grande quantidade de seguidores falsos é que essas contas nunca vão interagir com o conteúdo criado.

Eu, você e todos aqueles que trabalham com marketing digital e têm um perfil e rede social temos um objetivo em comum: conseguir cada vez mais seguidores.

É comum as pessoas acreditarem na ideia de que ter muitos seguidores no perfil é um indício de credibilidade e, consequentemente, mais confiança em realizar compras online. Mas, diante disso, muitos acabam caindo na tentação de comprar seguidores, em busca de tentar atingir seus resultados mais rapidamente, só que esses seguidores são bots, contas inativas e pessoas que não estão interessadas no conteúdo do seu perfil. Isso, automaticamente, irá prejudicar o seu engajamento, já que as contas que estão te seguindo não são reais, portanto, não podem curtir, comentar, salvar ou compartilhar.

Mas você sabia que essa compra de seguidores é uma prática que pode gerar diversos danos para sua marca e ainda mascarar seus resultados? Por isso, listei 5 fatores para que você não caia nessa cilada:

Falta de engajamento: Com essa prática, dificilmente seu perfil receberá comentários e likes nas suas publicações, o que irá acarretar numa perda de alcance, já que o próprio Instagram reduzirá por considerá-lo desinteressante.

Perda de relevância: O algoritmo do Instagram está cada vez mais inteligente e é frequentemente atualizado com o objetivo de oferecer a melhor experiência possível ao usuário. Sendo assim, a plataforma passou a coletar dados com base nas nossas interações, quem a gente segue, o que é curtido e comentado. Com essas informações, ele consegue criar feeds personalizados de acordo com o interesse de cada um.

Diante disso, a entrega do conteúdo está diretamente relacionada com a sua relevância, ou seja, com a interação que a postagem está recebendo. Se grande parte dos seus seguidores são fakes, logo, sua relevância será pequena e o Instagram não se encarregará de dar destaque a sua publicação.

Perda de seguidores através de limpezas:  O gasto para comprar seguidores no Instagram é certo, mas a permanência deles em suas conexões não. As plataformas estão sempre pensando em melhorar a experiência de seus usuários e, por isso, há um tempo as redes sociais vêm realizando buscas constantes para eliminar os perfis falsos e, com isso, aqueles que fazem uso de bot acabam perdendo seguidores constantemente. Essa perda faz o algoritmo da plataforma entender que o seu conteúdo não é relevante para ele continuar aumentando a sua impressão nas demais páginas, ou seja, sua publicação não vai aparecer para novos seguidores.

Ausência de resultados: Ao comprar seguidores, você não terá como mensurar seus resultados de maneira assertiva, porque, primeiro eles não serão 100% reais e segundo que por se tratarem de perfis fakes, eles não terão vontade de acessar seus canais e se tornarem clientes.

Penalizações: Os algoritmos do Instagram e das redes sociais são programados para caçar e eliminar perfis falsos e bots, e contas que possuem um grande número de seguidores desse tipo se tornam alvo. Se a sua conta for identificada dessa forma, ela estará sujeita a ser banida e excluída permanentemente da rede social, e todo seu trabalho será perdido.

Em resumo, ao investir na compra de seguidores você poderá prejudicar a credibilidade da empresa e não terá informações relevantes para o seu negócio.

E para finalizar o nosso conteúdo, a dica mais relevante é continuar a conhecer e explorar o seu público, conhecer e mapear que eles são, criar conteúdos incríveis e pensar primeiramente na identificação deles com a sua marca/perfil.

Por isso, entenda primeiramente quem é o público que deseja atrair, o que ele está buscando e qual a melhor forma de falar com ele!

Depois de traçar esse perfil, estratégia explorada nos textos anteriores, você terá condições de criar conteúdo incríveis, que fale diretamente a linguagem do seu público e entregue valor e gerem reconhecimento de marca.

Siga essas estratégias e dicas e aguarde, pois o resultado virá.Bons conteúdos são curtidos, comentados e compartilhados.

Chegamos na reta final do nosso Papo Digital e, por favor, não deixe de acompanhar os artigos anteriores, porque um complementa o outro para que você entenda o passo a passo do Marketing Digital, com muitas outras dicas relevantes para você continuar impulsionando e bombando a sua rede e o seu perfil.

Até uma próxima oportunidade, e continue por aqui no 40eMais!

 
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Rodolpho Hesselbach

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Sou especializado em Marketing Digital & Qualificado e Pós Graduado na área Comercial em Gestão Estratégica de Vendas e Graduado em Hotelaria e Adm e Marketing . Acostumado a desenvolver e implantar o Plano de Ação Comercial, (Bussiness Plan), mantenho uma visão aberta as novas tendências de mercado identificando oportunidades de negócios, utilizando- se de diversos mecanismos de diagnóstico, além das ferramentas da Internet e plataformas inteligentes de dados e distribuição e vendas pela Internet, realizando uma gestão de tempo inteligente para atingir resultados e uma produtividade satisfatória aos meus cliente. Aqui na minha coluna do 40eMais vou abordar os seguintes tópicos: Marketing Digital e sua tendências, Linkedin e Gestão de Tempo. Espero que goste!

1 Comentário

  1. Selma16 de agosto de 2021

    Conteúdo excelente! Mais uma aula super bacana e que torna o assunto fácil de entender com dicas práticas para aplicar no seu negócio!

    Responder

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