O que te move?

Segundo tempo com Selma Cabral

Por Selma Cabral

move


Você é do tipo que acorda de bom humor animado para começar um novo dia?

move

Ou é do tipo que já acorda com preguiça de sair da cama e quando pensa em encontrar os colegas de trabalho já fica desanimado? Faz tudo no piloto automático?

A maioria das pessoas nunca refletiu sobre isso, faz tudo igual todos os dias e nunca se deu conta ou parou para avaliar se está feliz, se faz as coisas com prazer ou se simplesmente vai empurrando tudo com a barriga e não vê a hora do dia acabar.

Mas pensar sobre isso é muito importante para o nosso bem-estar e nossa saúde mental. E nos faz lembrar que sempre podemos mudar.

Um bom exercício é tentar lembrar se ao acordar e se preparar para mais um dia fazemos isso de uma maneira automática ou se ao contrário: preparamos um belo café da manhã, não importa se moramos sozinhos ou com a família, sorrimos algumas vezes e ficamos empolgados para mais um dia de trabalho.

Existe uma enorme diferença em fazer as coisas no automático e fazer com alegria. Isso pode nos mostrar que estamos infelizes, que já é hora de mudar, seja de trabalho, de cidade, tem alguma coisa que nos incomoda, porque o contrário quando fazemos o que nos deixa feliz, quando temos aquele brilho no olhar quando pensamos no trabalho e na nossa vida em geral quer dizer que está tudo bem, que estamos exatamente onde devemos estar?

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Nem sempre, as vezes estamos nos preparando para dar mais um passo em busca daquilo que queremos e desejamos, e isso não é motivo para nos deixar tristes, chateados e de mal humor e sim nos dar a certeza de que vamos em frente em busca do nosso objetivo não importa o caminho a percorrer.

Eu sempre falo quando faço mentoria que o importante é o resultado final, e acredito muito nisso, se temos um objetivo já é meio caminho andado para alguma coisa, e vamos traçando nossas metas e tudo que temos que fazer para chegar lá. E tanto faz se é aposentar e viver bem e confortável, abrir um negócio, fazer um intercâmbio fora do país, viajar por seis meses ou ter um ano sabático, o que importa na verdade é que esse objetivo ou meta de vida, é o que nos move, é o que nos faz levantar da cama todos os dias e encarar mais um dia, mas não com mal humor, com amargura no olhar, ou pior ainda: tratando mal as pessoas, fazendo um trabalho mal feito, descontando nas outras pessoas todas as nossas frustrações. Isso é péssimo, além do fato de não levar a lugar nenhum, ainda ficarmos conhecidos como mal-humorados, sermos péssimos funcionários ou péssimo patrão se for o caso.

Mas aquela alegria de viver que nos empurra para frente, que nos leva a encarar os problemas sempre com otimismo, bom humor, aquele tesão mesmo para fazer as coisas sabe. Isso é maravilhoso e é disso que falo sempre, abrir aquele sorriso que ilumina o dia de alguém ou o lugar onde chegamos faz toda a diferença para atingir nossos objetivos.

Temos problemas? Sim todos temos. Mas como vamos resolver? O que precisamos fazer?

Essas são as perguntas que devemos fazer diante das dificuldades e ver qual a melhor forma de resolver:

Dicas pessoais que já fiz e sempre funcionam:

  • Primeiro já pegue algumas pastas para deixar tudo organizado, etiquetado e por ordem de prioridade;
  • Coloque tudo no papel;
  • Numere do mais simples ao mais complicado;
  • Resolva os mais simples e as vezes nessa resolução já podemos encontrar algumas soluções para os mais difíceis;
  • Agora os mais difíceis: separe entres esses ao mais fáceis e resolva, ou busque ajuda por exemplo se precisa de advogado, falar com o Gerente do Banco já deixe tudo organizado com os devidos papéis e documentos que já sabe que vai precisar;
  • Os muito mais difíceis com certeza são os vai precisar de ajuda para resolver (a pilha já deve estar bem menos porque na maioria das vezes o problema real é bem maior na nossa cabeça);
  • Caso precise mesmo de um advogado e não puder pagar, recorra a defensoria pública (tem alguns requisitos mas eles atendem super bem e ajudam bastante), se não for o caso, já marque hora e quando for leve a pasta com toda a documentação que claro você já organizou tudo certo?
  • Quando for conversar com o gerente do banco, mesma coisa: leve a pasta com todos os documentos necessários, e tudo mesmo, assim já resolve no dia e não fica documentação pendente;
  • Se for algo com a justiça a mesma coisa:  vá ao departamento indicado, marque horário ou audiência e leve todos os documentos da sua pasta super organizada certo?

Depois que der o primeiro passo para pôr tudo em ordem você verá que é tudo uma questão de planejamento e organização. Se for resolver dívidas e tentar acordos nunca faça um acordo que você não possa pagar ok. Corre o risco de pagar uma ou duas parcelas e não conseguir cumprir, o resultado: volta tudo a estaca zero e ainda perde o que conseguiu pagar. Por isso é muito importe organizar tudo, saber exatamente o que pode e não pode arcar.

Vai por mim que sempre deu certo.

Agora se os seus problemas são insatisfação pessoal, com o trabalho e a profissão eu recomendo fortemente que você repense algumas coisas e faça da mesma forma só que com atitudes:

  • Se conheça bem, e entenda o que está errado com você e o que quer mudar;
  • Anote todas as suas insatisfações, o que te deixa triste e sem vontade (lembra do diário que toda adolescente tem e provavelmente xinga todo mundo quando é contrariada?) esse mesmo, é um exercício de autoconhecimento muito bom, ou se preferir e puder faça terapia;
  • Pense em quais pequenas atitudes você pode tomar para t deixar menos frustrado (a) e anote ou melhor já tome;
  • Se chegar a conclusão que precisa fazer um curso de especialização, já procure;
  • Ou se quer mudar tudo e abrir um negócio também já se planeje, pesquise e veja os caminhos para chegar lá.

Perceberam que tudo na vida tem solução e é muito importante se conhecer muito bem, e isso é um exercício diário, claro que as vezes acontecem coisas que nos magoam e não estão em nosso alcance resolver, mas não precisamos entrar em depressão por isso.

O importante é estarmos de bem com a vida e saber que não existe problema sem solução. E se estivermos dispostos a resolver e mudar nós conseguimos.

E o principal: vamos ser felizes e não ficar o dia todo de mal humor?

Espero que gostem das minhas dicas, e eu uso todas elas e acreditem já resolvi muitos problemas dessa forma.

Uma ótima semana e até a próxima 😊

Selma Cabral

LEIA TAMBÉM
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x