O Turismo e o Jornalismo

Gostei

.

Comentar Compartilhar

turismo

As notícias de lugares incríveis que sempre vemos em vários jornais e revistas e nunca pensamos em quem escreveu.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Pois bem, ontem comemoramos o Dia do Jornalista e pouca gente sabe ou nunca nos atentamos para o fato de que o Turismo movimenta muitos setores da economia e a comunicação é um deles e muito importante, afinal, como saberíamos dos lugares da moda, os mais procurados, quais os locais tops para passar nossas férias se não tivesse alguém no caso um jornalista que foi pesquisar e escreveu a matéria?

E sim um dos ramos que o profissional de jornalismo pode seguir é o nosso, o meu querido Turismo. Quem nunca ouviu falar que comemos primeiro com os olhos? Isso também se encaixa para outras coisas, por exemplo: Quando estamos lendo uma matéria sobre um local, com belíssimas paisagens, fotografias incríveis, e um texto primoroso, o que nos chama atenção primeiro? As imagens, os textos e aí dá aquela vontade de conhecer o local certo?

Quando o jornalista decide trabalhar com Turismo ele tem que ser minucioso na pesquisa, atento aos detalhes, curiosidades, procurar se diferenciar e não publicar mais do mesmo. Aquilo que todo mundo já sabe, ele tem que ir em busca do diferente, do inédito, de personalidades locais para trazer algo que chame atenção para suas matérias e assim ele vai se destacando e consegue trabalhos no mundo inteiro.

Continua após a publicidade
comfort final - 40EMAIS

Claro que os custos de viagens são muito caros para quem está começando, então com a globalização as emissoras e canais de comunicação aproveitam para fazer reportagens à distância aproveitando as informações que estão disponíveis de forma online ou pesquisas em sites de turismo, mas eu não acho que é a mesma coisa, o legal, é que o jornalista vivencie as experiências nos locais e assim passa mais veracidade as suas informações.

turismo

Os blogs de viagens são um ótimo ponto de partida para quem quer começar a escrever sobre viagens e turismo, porque dá para compartilhar experiências, e pode começar por lugares mais perto e assim começar a carreira, com o tempo, mais dinheiro, melhores trabalhos dá para ir cada vez mais longe, vender matérias, fotos dos locais para outros veículos de comunicação como jornais, revistas, sites de agências de viagens também é outra forma de ingressar na carreira.

Quando decide atuar como Jornalista de Viagens ele tem que pensar que o trabalho é sério, exige dedicação e comprometimento, não é a mesma coisa que ele ir fazer um passeio nas férias e “aproveitar” para fazer uma reportagem. Ele tem que ir além e estudar muito mais a fundo, deve entender e sempre pensar em se destacar, com matérias diferentes, incluir história, geografia, arquitetura local que é um tema que desperta muito interesse, pesquisar se tem alguma personalidade na comunidade, a cultura, gastronomia, artesanato, como vivem as pessoas do lugar, o que tem de bom e diferente para se fazer lá.

O texto tem que ter alma, quando a gente ler tem que despertar a vontade ir lá conhecer e fazer o mesmo roteiro que é citado na matéria, comer a comida que ele descreveu como maravilhosa e claro com uma belíssima foto. Porque a intenção é de fazer o leitor comer com os olhos antes de chegar ao lugar. Isso eu chamo de encantar só pela leitura.

Eu particularmente gosto de ler ou ver um vídeo e depois ir no local, porque quando vou lendo já consigo visualizar os lugares, traço toda uma imagem na minha mente e depois vou lá conferir e claro aproveitar.

Para o Jornalista de Turismo o trabalho já começa antes: muita pesquisa e produção, a busca por histórias interessantes, tudo isso é muito importante, essa dedicação pode ser o diferencial lá na frente, quando a reportagem for ao ar ou publicada ou o trabalho divulgado. Como toda profissão exige paixão e profissionalismo. Claro que nada é fácil, são dias viajando, não é só glamour como muita gente pensa, mas também tem o lado bom, viajar, conhecer lugares diferentes, pessoas incríveis e ver o seu trabalho sendo divulgado em vários veículos de comunicação, isso fará a certeza de que fez a escolha certa.turismo

Parabéns a todos os jornalistas e que cada vez mais nos presentei com reportagens incríveis que nos façam sonhar e cada vez mais descobrir lugares lindos através do trabalho de vocês!!

Uma ótima semana!

Grande abraço 😊

Selma Cabral

 
mentira

Pega na Mentira!

vídeos

Não sabe o que falar nos seus vídeos?

registrar uma marca

Quando registrar uma Marca?

Abotoaduras

Você sabe usar abotoaduras?

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • expert life

    EXPERT LIFE

    Hipnose Clínica. 10% de Desconto para assinantes.

Mais nessa Coluna

Selma Cabral

Conheça a Coluna de Selma Cabral
Olá, sou Selma O S Cabral, turismóloga por paixão e, dentre os vários trabalhos que realizei no Turismo, fui, durante 08 anos, Diretora na empresa Estação do turismo em Santos/SP, onde desenvolvi diversos cursos de Capacitação de mão-de-obra voltados para o Turismo. Também criei vários Eventos em parceria com a Incubadora de Empresas de Santos Atualmente sou Diretora da empresa Turismo & Ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =

Scroll to top