fbpx

Paratletas, parabéns. Para refletir

Anderson Firmino

Por Anderson Firmino

Paratletas


No momento em que escrevia este texto, início da madrugada de sexta (27), o Brasil tinha três medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de TóquioJogos Paralímpicos de Tóquio. Quando você estiver lendo, o número pode ser o dobro disso – ou mais, até. Fora as pratas e bronzes, igualmente valiosas.  Somos uma potência paralímpica. Mas o que temos a aprender, de fato, com eles?

Esqueçamos um pouco as “histórias de superação” desta legião brasileira de paratletas de ponta. Eles são esportistas, e o único objetivo é superar limites – de tempo, de distâncias, de velocidade, de gols. 

Tendemos a nos compadecer com atletas sem visão, sem movimentos das pernas ou qualquer outra deficiência. Por suas condições. Mas esquecemos, muitas vezes, dos atletas que suam a camisa para serem melhores do que já sonharam ser um dia.

Os brasileiros têm apoio. Alguns patrocinadores. Um centro de treinamento de altíssimo nível. Enfim, somos o País que deu certo no esporte paralímpico. E como é bom ver uma competição onde a rivalidade não é maior que a ética, a cordialidade, a torcida mútua. O pódio, claro, tem rampa. E tem brasileiros campeões. 

Vale a pena ligar a TV até o próximo dia 5 de setembro. E, certamente, vamos ouvir muito o Hino Nacional. Como no momento em que encerrei esta coluna. O Brasil, lutador e guerreiro, se supera. Sempre. Ainda bem.

LEIA TAMBÉM
Anderson Firmino
Últimos posts por Anderson Firmino (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Selma Cabral
2 meses atrás

Anderson na verdade eles nos surpreendem sempre com toda a sua garra e determinação e cada dia mais fica provado que o esporte vence inúmeras barreiras. Parabéns a todos os atletas paralímpicos!!

Scroll to top
1
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x