fbpx

Peças antigas ou afetivas na mesa posta

Juliana Gorla

Por Juliana Gorla

peças antigas

 


As pessoas amam as novas coleções de porcelanas e cerâmicas que são lançadas, dia após dia, pelas grandes fábricas nacionais e internacionais. 

Mas deixa eu te fazer uma pergunta: você valoriza as peças mais antigas ou tem aquelas peças antigas carregadas de valor sentimental no seu enxoval (herdada da mãe, presente de uma tia querida,  etc)? Ou acha demodê, cafona ou UÓ, como já ouvi falar?

Eu falo com muita clareza que amo peças mais antigas, principalmente quando carregadas de valores afetivos (mas não precisa ser antiga para ter valor afetivo, ok? Mais abaixo falo sobre isso). 

Cada peça tem uma história e é muito lindo quando entendemos o valor de receber estas joias, que  contam momentos felizes e que passam de geração em geração. A partir dali, as peças escrevem um novo ciclo, uma nova história carregada de novos sentimentos.

Ai gente, estou sensível hoje escrevendo este texto. É  muito emocionante falar de peças de valor afetivo! Desde as mais baratas, como as mais caras, sentimento não tem preço,  tem valor. Mas é  difícil explicar, né?

Então, pra facilitar, vou exemplificar aqui com algumas peças afetivas do meu acervo:

peças antigas

 

Eu ganhei esses 4 pratos que eram do avô do meu esposo e que tem quase 70 anos de existência. A avó está viva, uma linda senhora de 93 anos, de olhos azuis e muito lúcida, chamada Eunice.

Foi uma emoção  quando ganhei esta louça,  pois ela conta uma linda história de amor. O avô do meu marido era Chef de Cozinha e preparava delícias em casa, fazendo questão de usar sempre o melhor que tinha para a sua família.  Ele se foi cedo mas ela confessa que foi ele o grande amor de sua vida. Lindo né? 

Essa louça  conta uma linda história de amor. Pode parecer pouco quatro simples pratos, mas eu cuido deles como se fossem uma joia e fico muito feliz quando sirvo alguém com eles.

Ah, claro, esqueci de falar de como é importante colocar em uso as peças.  Não guarde nada para as visitas ou para um dia especial. 

Use tudooo! A vida é  um sopro e precisamos, sim, viver o agora com o nosso melhor! Além disso, tenho certeza que a pessoa que te deu a peça,  esteja viva na terra ou apenas no plano espiritual, ficaria feliz em saber que as peças estão sendo usadas para servir os seus entes queridos e que passarão a contar, a cada dia, uma linda nova história (e não empoeiradas em uma cristaleira servindo apenas para as aranhas fazerem e se entremearem suas imponentes teias). 

Na mesma foto acima tem um prato branco embaixo que, apesar de não ser tão antigo, é  peça de grande valor sentimental pra mim. Foi dada no meu casamento, há quase oito anos,  por uma tia muito especial  que não está mais entre nós. Toda vez que eu uso esse meu jogo predileto, e muito coringa, eu lembro dela com muito carinho. Tia que me ensinou a ouvir Marisa Monte, que me levava pra passear nas férias e que tinha o sorriso mais lindo do mundo. Dedico este texto a ela: Leninha Gorla Passos!

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Mais uma coisa que amo fazer e que traz um ar mais atual em minha table decor é mesclar peças mais antigas,  geralmente com elementos mais clássicos, com elementos mais contemporâneos, como é o caso dessa porcelana sessentona linda e do guardanapo bordado com limão siciliano.

peças antigas

 

Me conta aqui nos comentários qual é a sua peça de valor sentimental? Mande o link desse texto para alguém especial que faz parte da sua história, vou amar saber!!!

Quer ver muitas inspirações e dicas sobre mesa posta? Acompanhe todas as novidades e conteúdos nas redes sociais:

Instagram – https://instagram.com/mesarequinte )  

Facebook – https://www.facebook.com/mesarequinte/ )  

Nos vemos no próximo conteúdo!!!

Com Carinho 

JULIANA GORLA VILLAS BOAS 

image7

Consultora em Etiqueta |Especialista em Mesa Posta | Cursos online e presenciais | Ambientação de sets para foto e vídeo profissional | Treinamento de refinamento de funcionários e Etiqueta Corporativa |Influencer e Criadora de conteúdo digital para lojas físicas e online

LEIA TAMBÉM
Juliana Gorla
Últimos posts por Juliana Gorla (exibir todos)
0 0 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
JULIANA
JULIANA
29 dias atrás

As palavras fluem na minha cabeça e o coração se enche de gratidão quando o assunto é memórias afetivas !!!! ❤❤❤

Espero que você tenha lembrado de uma pessoa especial!

Brindo a vida e aos bons momentos vividos!

Scroll to top
1
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x