fbpx

Pegue a estrada e saia sem rumo no melhor estilo sem lenço e sem documento….

Selma Cabral

Por Selma Cabral

…ou melhor com documento por favor…

estrada
Rogério Cassimiro/MTur

Durante um tempo em minha vida eu adorava pegar a estrada e sair por aí, ouvindo minhas músicas favoritas, eu amo dirigir em estradas que nos propiciam uma vista incrível em meio a natureza, adoro apreciar paisagens, é uma forma de relaxar, de colocar os pensamentos em ordem e ter ideias novas ……

E uma das minhas preferidas é BR 101 mais conhecida como a Rodovia Rio Santos sinônimo de aventura e natureza, a estrada nos traz lindos cenários, repletos de praias belíssimas, mata atlântica e destinos turísticos incríveis e para todos os gostos e bolsos. Parece que você está folheando uma revista, onde depois de cada curva nos deparamos com uma praia mais linda que outra.

Além de tantas vezes que peguei essa estrada só para passear mesmo, eu tive oportunidade de Organizar um Seminário em São Sebastião que durou vários dias e ficamos hospedados no Centro. Mas o que eu gostava mesmo era de sentar em um restaurante em frente o mar e comer um peixe assado apreciando a vista e depois tomar um sorvete do Rochinha (na época só tinha lá) e ver os artesanatos.

Aliás para quem visita São Sebastião pela primeira vez, aconselho andar pelo Centro Histórico e conhecer mais sobre a história local e   como se desenvolveu a região ao longo dos séculos.

estrada
Rogério Cassimiro/MTur
estrada
Rogério Cassimiro – MTUR

A tradição caiçara (comunidades pesqueiras do litoral do sudeste) está presente em diversos pontos, mas o que prevalece nas edificações são os traços do Período Colonial e ver um pouco do que restou dos casarios que datam dos séculos XVII e XVIII, como a Igreja Matriz de São Sebastião, a Casa de Câmara e Cadeia e a Casa Esperança, onde hoje funciona um centro cultural. A Rua da Praia tem jeito de antigamente e rende um delicioso passeio ao final da tarde.

Diversas praias de São Sebastião são marcadas por pequenas vilas de pescadores, onde uma capelinha protege os moradores e rende lindas fotos para os turistas. Algumas, de tão famosas, se tornaram cenários de belos casamentos. É o caso da igrejinha ao final da Praia da Barra do Sahy, que, escondida após o rio, reserva um espetacular cenário pertinho do mar.

estradas
Praia Paúba SÃO SEBASTIÃO/SP |Rogério Cassimiro – MTUR

Com mais de trinta opções de praias para dias de sol de frente para o mar, não há como negar que elas acabam sendo os principais pontos turísticos e grandes estrelas de São Sebastião.

Visitar a região é certeza de estar em busca de belas faixas de areia para dias de descanso ou boas ondas para a prática do surfe. Destinos como as praias de Maresias e Juquehy, de tão famosos, já têm vida própria e há quem nem saiba que fazem parte de São Sebastião.

estradas
Rogério Cassimiro – MTUR

Ainda que as duas estejam entre as mais procuradas atrações do litoral norte de São Paulo, elas são apenas uma pequena parcela da beleza que você poderá encontrar por lá.

Quem gosta de ter mais opções pode também aproveitar os banhos de cachoeiras e passeio pelos rios da região. Apesar de não haver grandes quedas d’água, um banho em meio à natureza é sempre especial.

Se você quiser se refrescar nas águas doces da Serra do Mar, procure a Cachoeira Toque-Toque, à beira da BR101 e com acesso em frente à entrada para a Praia de Toque-Toque Grande; a Cachoeira de Calhetas, com acesso pela mesma trilha que desce até a Praia de Calhetas; as Cachoeiras do Camburi, no final da estrada que leva ao Sertão do Cacau, onde estão três boas quedas d’água para banho e a trilha é de nível fácil; e a trilha das Cachoeiras do Ribeirão de Itu, com acesso a partir de Boiçucanga, pela Estrada do Cascalho e depois trilha de 4 km, onde podem ser visitadas a Cachoeira da Pedra Lisa e a Cachoeira Samambaiaçu.

estrada
Rogério Cassimiro – MTUR

Os passeios para as cachoeiras podem ser feitos por conta própria ou com agências da região, que eu recomendo porque é sempre mais seguro.

Tem ainda:

Restaurantes e quiosques à beira-mar de São Sebastião:

Já falei aqui que esse é o meu preferido: experimente os restaurantes e quiosques das praias de São Sebastião. Você encontrará desde opções populares e baratinhas a refinados cardápios com menus bem elaborados. O seu bolso é o limite. Os cardápios variam bastante, mas o melhor é aproveitar a região para investir em pratos à base de frutos do mar, especialmente os típicos da culinária caiçara. Vale dizer que nem todas as praias têm opções disponíveis para refeições. Se estiver a caminho de uma praia menos movimentada, leve o básico necessário para passar o dia.

Balada? Tem também

Maresias é um dos destinos prediletos dos turistas que gostam de virar a noite se divertindo, especialmente pelas grandes casas noturnas que oferecem shows que entram madrugada adentro. Outras praias, como Juquehy e Barra do Una, também contam com grandes casas. A balada, para quem não tem energia para a noite, pode também acontecer durante o dia, especialmente nos clubes à beira-mar e durante o pôr do sol. Tem festa para todos!

Se puder fique em uma pousada charmosa à beira-mar

O Orçamento nem sempre nos permite escolher uma pousada como sonhamos, mas, se der escolha uma pousada bem charmosa. Diversas praias da região oferecem boas hospedagens, algumas com pé na areia e de frente para o mar. Se você busca ir um pouco além de apenas uma cama para dormir, aproveite e escolha uma pousada pé na areia. Ela irá deixar a sua experiência de férias ainda melhor. Se o orçamento das férias estiver apertado, não há com o que se preocupar.

E não pode faltar em destino de praia: Um belíssimo Pôr do Sol

Ver o entardecer à beira-mar é sempre espetacular, sendo assim, não perca a chance de assistir ao pôr do sol em São Sebastião. Entre as praias da região, a mais famosa para um belo entardecer é a Praia de Boiçucanga, que tem formato de ferradura e permite ver o sol se pondo no mar. Ainda que Boiçucanga seja o ponto predileto entre os turistas, outras praias também agradam com lindos cenários, como Maresias e Juquehy. Não perca a chance de curtir o final do dia à beira-mar. Vale pedir um bom drink ou uma cerveja gelada para curtir o momento.

estradas
Rogério Cassimiro – MTUR

Dicas:

  • A voltagem em São Sebastião é 220V;
  • Em São Sebastião, há agências bancárias do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Santander, Itaú e caixa do Banco 24h. As agências estão localizadas no Centro de São Sebastião e na Praia de Boiçucanga, onde fica o Beira Praia Shopping. Nas outras regiões, não há bancos;
  • Cartões de crédito são amplamente aceitos em São Sebastião, porém é possível encontrar estabelecimentos que aceitem apenas débito ou dinheiro. Esteja preparado com diversas formas de pagamento;
  • O comércio em São Sebastião supre bem as necessidades básicas de alguns dias de viagem. A maior concentração de lojas está no Centro, na Praia de Boiçucanga e na Praia de Maresias;
  • O trânsito em dias de feriado e finais de semana de sol deve ser levado em consideração na hora de viajar para São Sebastião. Não é raro passar horas parado em engarrafamentos para chegar à cidade e às praias. Se viajar na alta temporada, tenha paciência;
  • Cuidado nas estradas de São Sebastião. Elas são repletas de radares com controle de velocidade e é fácil levar multas por lá;
  • São Sebastião é uma região segura para os turistas e não é comum registro de assaltos. Vale, entretanto, ter cuidados básicos, como não deixar bens de valor dentro do carro e ficar alerta aos bens deixados na areia;
  • Visite diversas praias. São Sebastião não é restrita a Maresias. Aproveite para conhecer outras belas porções de areia durante a viagem.

Quando ir:

São Sebastião está entre os mais populares destinos de praia do litoral norte de São Paulo e a região pode ser visitada em todas as estações. A cidade muda bastante de cara ao longo do ano e a data da viagem vai depender do que você espera encontrar por lá. Se o objetivo for aproveitar o agito de Maresias, o melhor é ir durante o verão. Já para quem busca sossego e calmaria, o mais recomendado é viajar nos meses de inverno e fugir de todos os feriados.

Aliás, os feriados prolongados marcam os principais períodos de alta temporada em São Sebastião e deixam a região bastante disputada. Se você não pretende ficar horas preso na estrada a caminho da praia, o melhor é fugir de todos os feriados. Mas se esse é o seu único período disponível, relaxe e aproveite!

Clima em São Sebastião

São Sebastião tem clima ameno durante todo o ano e é ideal para quem não gosta de calor ou frio extremos. O verão é a estação mais quente, com temperatura máxima de 26 ºC e mínima de 25 ºC. Esse é também o período mais chuvoso, com média de 239 mm no mês de janeiro. Nada que atrapalhe ou reduza o movimento de turistas na região. Diferente da vizinha Ubatuba, que passa por intensos períodos chuvosos, o sol sempre aparece em São Sebastião!

estrada
Rogério Cassimiro – MTUR

Fonte: https://guia.melhoresdestinos.com.br

E Você o que mais gosta de fazer para relaxar?

Me conte por aqui ….

Um abraço e até a próxima!

LEIA TAMBÉM

Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Por favor, comente.x
()
x