Porto Feliz: Pequena no tamanho e rica em importância histórica!

Porto FelizPense em uma cidade encantadora e que tem até feliz no nome. O nosso interior é muito rico em cidades bucólicas perfeitas para passar um final de semana ou até mesmo um dia. Porto Feliz

Cidades do interior sempre tem uma magia que nos faz voltar no tempo, sempre lembro dos meus avós, e todas costumam ter uma praça, um coreto, paisagens lindas, clima gostoso, pessoas amigáveis e muita tranquilidade.

porto feliz

Conhecemos um morador muito animado da cidade que tem um Alambique, o Vinicius Thomazetto que estava participando da Feira de Cidades Criativas da Unesco, realizado em Santos entre os dias 18 a 22 de julho, e faz parte da Rota Gastronômica do Estado de São Paulo.

porto feliz

Toda a sua empolgação com o Evento, e com sua cidade, chamou a atenção de muitas pessoas, e claro a nossa também, na verdade fomos procurados para fazer um roteiro de turismo na cidade, assim, eles podem receber mais turistas e mostrar todo seu potencial, e claro, adoramos um desafio, e já estamos com tudo pronto para levar o primeiro grupo em setembro, num roteiro de um dia com visitas ao Alambique Porto Brasil que produz cachaças e alguns licores artesanais e uma delícia, queijaria e todos são recebidos com um delicioso café da manhã preparado com muito carinho.   

porto feliz

Mas vamos conhecer um pouco da História da cidade:

Conhecida como a cidade das monções, em pleno Roteiro dos Bandeirantes, por sua história proporciona aos turistas voltar no tempo
A 120 km da capital paulista, Porto Feliz guarda em suas terras muita história. A Estação Ferroviária uma construção histórica em estilo inglês e abriga atualmente a Biblioteca Municipal.

A cidade começou a ser povoada em 1693, como rota de passagem dos bandeirantes. Antigamente, o local era conhecido como “Araritaguaba” (que significa lugar onde as araras comem areia) devido a um paredão salitroso.

No Parque das Monções, o turista encontra uma das principais áreas de lazer da cidade, o local uma vasta área verde, é formada ao redor do antigo Porto de Araritaguaba às margens do Rio Tietê e já foi ponto de partida de expedições com destino às minas de ouro do Mato Grosso.

O Engenho Central, o primeiro construído no estado e terceiro do país, o local foi muito importante para a produção de açúcar em toda a região. Ponto de saída dos bandeirantes pelo Rio Tietê. Nos arredores da zona urbana, a nova riqueza da região é os hotéis de alto padrão incluindo aí o Hotel Fasano Boa Vista; Hotel Fazenda Ararita, Porto Feliz Executive Hotel além de pousadas. Ou seja, a cidade está preparada para atender todos os gostos e públicos.

PRODUTOS 40EMAIS

Logo redondo CURSOS

O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

Mas você deve estar se perguntando: O que fazer em Porto Feliz?

Parque das Monções: Localizado no centro de Porto Feliz, o Parque das Monções é uma área preservada, considerada um local histórico pois era ali que partiam as embarcações destinadas às minas de Cuiabá em expedições fluviais em busca de ouro e para promover o povoamento e comércio do local.

Contém diversas atrações como por exemplo o Paredão Salitroso, que possui mais ou menos 315 milhões de anos. Um local que comprova que a região esteve submersa há milhões de anos atrás.

Também é possível conhecer o Batelão, a maior das embarcações das expedições monçoeiras, com tamanho de aproximadamente 18 metros. Na época, a embarcação poderia acomodar mais de 105 pessoas e 90 sacos de mantimentos.

Monumento aos Bandeirantes: Inaugurado no ano de 1920, construído as margens do rio Tietê. Esse monumento é feito de granito com relevos em bronze. Excelente lugar para conhecer um pouco da história da região!

Gruta Nossa Senhora de Lourdes: Essa gruta homenageia a Nossa Senhora de Lourdes e está localizada no paredão histórico do Parque das Monções. Foi construída graças a dois padres franceses e é idêntica a existente em Lourdes, na França. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é um monumento à fé cristã.

Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens: Primeira capela construída em Porto Feliz. Construída em taipa, no século 18, apresenta as paredes do altar-mor recobertas por azulejos pintados pelo artista italiano Bruno de Giusti, que retratam as principais passagens da história de Porto Feliz.

Foi erguida aos pés do rio Tietê e dedicada à Nossa Senhora da Penha.

Com o aumento do turismo, a capela precisou passar por reformas e tornou-se uma igreja. Construída no estilo barroco e rococó, seu interior possui diversos altares dedicados a muitos santos. Em seu altar principal está a imagem da padroeira, Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Museu de História e Ensino de Monções: É o local perfeito para conhecer um pouco mais sobre a história dos monçoeiros, apreciar a paisagem com diversos tipos diferentes de árvores e folhagens. O parque também possui rios e algumas cachoeiras.

Shopping Porto Miller Boulevard: Entrando na vida urbana, você deve conhecer o Shopping Porto! Ótimo para passear a família só que com mais tranquilidade porque não vai estar muito lotado. Quem disse que não tem um Shopping! Localizado perto do centro da cidade e conta com lojas a preços acessíveis, cinema e uma praça de alimentação.

Comidas típicas de Porto Feliz

A cidade de Porto Feliz possui um prato típico chamado Cearense. Ele é composto de bacon, linguiça calabresa, louro, cheiro verde, feijão, orégano, tomate, cebola e carne de boi. É muito parecida com feijoada, porém não tão forte quanto este prato.

porto feliz

A região também é rica em hortifrutis, laticínios artesanais, queijos e claro a famosa cachaça artesanal.

Este e outros pratos locais podem ser facilmente apreciados no centro da cidade de Porto Feliz!

E estamos todos ansiosos para que muitas pessoas conheçam a cidade e todo a Rota gastronômica de São Paulo e principalmente todo o entusiasmo do Vinicius que tenho certeza vocês vão adorar.

porto feliz

Muito em breve esse roteiro vai estar no site da Turismo & Ideias para vendas!

Espero poder acompanhar todos nesse passeio incrível e garanto que será muito divertido!

Uma ótima semana a todos 😊

Grande abraço e até a próxima!

Selma Cabral

LEIA TAMBÉM

Conheça a Coluna
Olá, sou Selma O S Cabral, turismóloga por paixão e, dentre os vários trabalhos que realizei no Turismo, fui, durante 08 anos, Diretora na empresa Estação do turismo em Santos/SP, onde desenvolvi diversos cursos de Capacitação de mão-de-obra voltados para o Turismo. Também criei vários Eventos em parceria com a Incubadora de Empresas de Santos Atualmente sou Diretora da empresa Turismo & Ideias.
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x