Não é novidade que o mercado de trabalho está em constante mudança e cada vez mais exigente e inovador. A pandemia fez esse processo acelerar ainda mais. Além de competências técnicas, são exigidas, hoje, habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, para se encaixar neste novo perfil profissional. Adaptabilidade, criatividade, organização são uma delas, mas a proatividade vem como uma das mais valorizadas pelo mercado. proatividade
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Um estudo desenvolvido pela Catho com 500 empresas, o Guia Tendências de RH2021, mostrou que a busca por profissionais proativos aumentou significativamente, principalmente em trabalhos remotos ou híbridos.
Na vida pessoal e profissional, essa competência nos permite focar em nossas tarefas, atuar de forma ativa aonde podemos interferir, buscando maiores resultados, e assumir responsabilidades, sobretudo por nossas ações.
Em cenários em constantes transformações, fica para trás quem depende apenas dos acontecimentos externos para agir. Pessoas proativas reagem positivamente a imprevistos, identificam necessidades e antecipam problemas, propondo soluções e alternativas, o que é fundamental para o alcance de metas e objetivos.
Proatividade não é uma fórmula pronta, mas existem características comuns presentes nos proativos, como por exemplo:
– uma visão macro de futuro;
– um inconformismo positivo (desafiam sempre o seu status quo);
– iniciativa (não esperam ordens para agir);
– organização (trabalham com planejamento);
– determinação;
– criatividade;
– responsabilidade (por suas escolhas e resultados);
– conectividade (são empáticos e sensíveis);
– perfil de liderança;
– busca por aperfeiçoamento constante.
O autoconhecimento é fundamental para entender quais são seus motivadores, valores e crenças limitantes, e preencher as lacunas para tornar-se uma pessoa proativa com produtividade.
A proatividade também tem seus limites. Algumas pessoas muito proativas, por exemplo, tendem a perder o foco pois estão sempre envolvidas com novas ideias ou novos projetos, mas não são boas executoras. É necessário que toda essa potência seja canalizada para um objetivo específico e claro, potencializando competências e entregando o seu melhor.
E se você não identificou essas características em você, lembre-se que habilidades podem ser desenvolvidas; é preciso uma mudança de hábitos e comportamentos e muita prática. Pensando nisso, listei algumas dicas para você começar hoje a desenvolver a sua proatividade.
- Seja organizado. Crie cronogramas e listas de tarefas;
- Pratique a disciplina. Cumpra o seu planejamento e foque em uma atividade de cada vez;
- Elimine distrações;
- Não espere por ordens. Dentro da sua área de competência, antecipe-se aos problemas, propondo soluções e alternativas;
- Invista em si mesmo. Toda habilidade deve ser aprimorada;
- Seja objetivo. Fale apenas o necessário e aonde você pode intervir.
Praticando esses hábitos e desenvolvendo a competência da proatividade, certamente você terá um melhor aproveitamento do seu tempo, além de uma entrega maior e de excelência, gerando melhores resultados em seus projetos pessoais e profissionais.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|