Produtividade e Exercício Físico

produtividade


Em nosso ambiente de trabalho, muitas vezes escutamos a palavra produtividade, e esta vem sempre associada a cumprir prazos, organização, prioridades de tarefas, planejamento, administração do tempo, entre inúmeras ações que podemos aplicar para sermos cada vez mais produtivos.

Os fatores do parágrafo acima são uma importante realidade em nossas vidas, mas será que nos tornam realmente produtivos?

Se pensarmos que produtividade é fazer coisas importantes com eficiência e consistência, os itens acima ficarão incompletos, porque não será possível obter os melhores resultados quando nossa mente não funciona plenamente, ou quando estamos com nosso corpo debilitado e fadigado. 

Então, buscarmos o funcionamento pleno do nosso corpo e mente, será fundamental para nos mantermos em um ciclo de produtividade de excelência. 

O exercício físico é de fundamental importância nessa busca pela excelência em sua produtividade. Ele influenciará de maneira aguda (melhor disposição no mesmo dia do treino), e de maneira crônica, pois as mudanças a médio e longo prazo irão torná-lo mais produtivo todos os dias. 

PRODUTOS 40EMAIS

Logo redondo WORKSHOPS

O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

Quando uma sessão de treino é realizada, você aumenta o oxigênio em suas células cerebrais, o que leva a formação de mais conexões neurais. Com isso há um melhor acesso às suas memórias, melhora do foco e concentração, o que torna  suas tomadas de decisões mais eficientes e assertivas. Além disso, também ocorrem melhoras cognitivas como, criatividade, redução do estresse, aumento das sensações de bem-estar e uma melhor interação entre os colegas de trabalho.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Bristol, do Reino Unido, mostrou que pessoas que praticaram exercícios físicos nos dias de treino são capazes de produzir muito mais. Elas se mostraram 21% mais concentradas durante o trabalho. Além disso, dos 200 participantes do experimento, 41% sentiram-se mais motivados e 25% finalizaram suas tarefas em um tempo menor do que costumavam fazer.

A prática rotineira de atividade física, além dos benefícios cognitivos, proporciona uma condição de saúde plena: melhora do sistema imunológico, o que reduz o aparecimento de doenças transmitidas por vírus e bactérias; melhora dos marcadores sanguíneos, o que afastam doenças como diabetes e hiperlipidemias; melhora da condição cardiovascular, reduzindo casos de hipertensão arterial; melhora na condição articular, reduzindo dores e desconfortos. Todos esses itens são capazes de mantê-lo muito mais ativo e com capacidade plena de realização de suas atividades.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Para você otimizar os benefícios do exercício físico em sua produtividade reduza o período que passa sentado. A cada duas horas, levante-se, caminhe um pouco, dê uma alongada no corpo, pequenas mudanças trazem grandes benefícios para seu corpo e mente. E é muito importante manter um programa de exercícios físicos com atividades que elevem a sua frequência cardíaca. A recomendação aceitável para o tempo em que você permanece em vigília (acordado), seria dividir o seu dia em 60% sedentário, 30% em atividades leves e 10 % em atividades vigorosas.

A plena capacidade de seu cérebro e corpo, levará você a ser muito mais produtivo em toda a sua vida, e não somente no trabalho. Você terá muito mais disposição para aproveitar os momentos em família, para fazer algo por você mesmo e para ter um processo de envelhecimento menos debilitador, chegando à velhice com saúde e autonomia. 

Portanto, independente das estratégias de produtividade que utilizar em sua vida, os cuidados com sua saúde serão a peça principal dessa engrenagem para que você realmente possa girar esse ciclo de produtividade com eficiência e constância em sua vida profissional e pessoal.

LEIA TAMBÉM
Marcelo Capelazo Fernandes
Últimos posts por Marcelo Capelazo Fernandes (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Selma
1 mês atrás

Sensacional! Parabéns 🙂

Scroll to top
1
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x