Em uma realidade de rotinas cada vez mais corridas e cheias de demandas, a produtividade é um tema recorrente entre empreendedores. E é compreensível, se imaginarmos que envolve a capacidade de produção, otimização do tempo e, inclusive, no preço do produto ou serviço oferecido.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Mas, o que é exatamente ser uma pessoa produtiva? Diferentemente do que muitos pensam, ser produtivo não é trabalhar a mil por hora, todo dia, o tempo todo. Produtividade tem muito mais a ver com planejamento e organização do que o tempo de execução das tarefas em si.
Por produtividade entende-se como a capacidade de realizar o máximo de trabalho, da melhor forma possível, com um mínimo de recursos, financeiros, físicos, de pessoal e de tempo, este, talvez, o mais precioso deles.
Ser produtivo é saber organizar as tarefas, atendendo as demandas por prioridade, ser disciplinado para segui-las e também ajustá-las se necessário. Quando focamos na produtividade, desenvolvemos as melhores estratégias de otimização do nosso trabalho, envolvemos também os colaboradores nesse processo e conseguimos entregas de resultados mais rápidas e positivas.
Vale ressaltar que produção é diferente de produtividade. A primeira está mais relacionada ao resultado, à capacidade total de entrega de uma pessoa ou equipe, dentro de um tempo determinado. Já a produtividade se refere ao processo para alcançar essa entrega; é sobre a escolha de estratégias e ferramentas para entregar o melhor em menos tempo e com o menor gasto possível.
Talvez você esteja se questionando como fazer para ser mais produtivo(a). A mudança começa na postura, no olhar diferente de como você pode fazer suas tarefas, não só na vida profissional, mas na sua rotina pessoal também. E vou trazer aqui algumas dicas de como melhorar sua produtividade.
1- Defina objetivos claros e alcançáveis;
2- Crie um calendário de ações (por dia, por mês e ano);
3- Estabeleça metas e métricas para acompanhar se as metas estão sendo alcançadas;
4- Comece por tarefas simples e rápidas;
5- Faça uma lista de prioridade, importância e urgência; e vá “ticando” as tarefas executadas;
6- Procure quebrar grandes objetivos em pequenas tarefas; isso melhora sua motivação;
7- Tenha disciplina e elimine distrações;
8- Não diga “sim” para tudo e para todos (acredite, você não dá conta!);
9- Aprenda a delegar tarefas (aos colaboradores, filhos, parceiros de vida…);
10- Registre suas ideias na hora que elas vierem e guarde, para depois, no momento certo, explorá-las.
Se você já tem uma equipe, é importante ter em mente que precisará lidar também com a produtividade coletiva, o que pode ser desafiador diante de diferentes perfis, habilidades e capacidades produtivas. Leve esse conceito de otimização do trabalho a toda equipe, envolva-a nos objetivos da empresa e invista em ferramentas de comunicação e colaboração.
E se você ainda não se convenceu em alinhar a sua rotina para ser mais produtivo(a), aqui vão alguns benefícios para a sua empresa:
– Maior agilidade e eficiência nos processos e na entrega de resultados, influenciando nos prazos dados a clientes;
– Economia de tempo e dinheiro;
– Aumento da lucratividade;
– Maior disponibilidade para investimento (de pessoas, material, cursos…);
– Maior competitividade em relação aos concorrentes, com maior qualidade e velocidade de entrega;
– Mais visibilidade e desejo por parte de clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores;
– Aumento da criatividade: processos otimizados e bem estruturados oferecem tranquilidade e um ambiente propício à criatividade. E empresas criativas têm mais chances de prosperar.
Tornar-se uma pessoa mais produtiva não é de um dia para o outro; é um processo, um passo de cada vez, um jeito de fazer diferente.
Que façamos sempre mais e melhor!
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|