fbpx

Quantidade de comida e bebida para as ceias de Natal e Ano Novo

Tatiana França

Por Tatiana França

natal


Contagem regressiva para a ceia de Natal: 47 dias!

O Natal e Ano Novo já estão batendo em nossa porta. E a organização das ceias, como estão? Não começou a planejar ainda? Não sabe nem por onde começar? Calma, que estou aqui pra te ajudar.

Comece fazendo uma lista dos convidados e do cardápio. O que será servido? Quais os tipos de bebidas? Quantos adultos e quantas crianças? Com tudo isso anotado, hora de pensar nas quantidades e lista de compras. Esta lista será útil mesmo que a ceia seja no sistema “cada um leva um prato”, pois com o planejamento adequado, fica muito mais fácil distribuir quem traz o quê.

Agora vamos às quantidades:

  • APERITIVOS: CANAPÉS de 4 a 6 por pessoa, PATÊ calcule 3 colheres de sopa por pessoa. FRIOS de 80 a 100g por pessoa. FRUTAS, NOZES e CASTANHAS calcula 100g por pessoa.
  • PRATO PRINCIPAL: pernil, chester e peru servem, em média, de 8 a 10 pessoas. Você pode calcular 250g de carne por pessoa.
  • ACOMPANHAMENTOS: 1kg de FAROFA serve bem 15 pessoas (4 colheres de sopa por pessoa). 1kg de ARROZ serve bem 15 pessoas. 1kg de ARROZ INCREMENTADO serve bem 10 pessoas (1 copo americano para cada 4 pessoas).
  • SOBREMESA: BOLOS e TORTAS cerca de 60 a 100g por pessoa. 1l de SORVETE serve bem 6 pessoas. PUDIM DE LEITE serve bem 15 pessoas.
  • BEBIDAS: ÁGUA e SUCO cerca de 350ml por pessoa. REFRIGERANTE cerca de 500ml por pessoa. CERVEJA cerca de 700ml por pessoa ou 2 latinhas. 1 garrafa de VINHO serve 4 pessoas. 1 garrafa de ESPUMANTE serve 2 pessoas.

Essas quantidades são apenas sugestões, claro que você precisa analisar o que sua família e seus convidados consomem. Faça as substituições necessárias. Vale lembrar também que essas quantidades são uma média, pois as pessoas que comem/bebem mais compensam as pessoas que comem/bebem menos 😉

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

DICA EXTRA! Frutas da safra de dezembro: Abacaxi, Acerola, Ameixa, Amêndoa, Amora, Castanha, Cereja, Damasco, Figo, Framboesa, Graviola, Kiwi, Laranja pera, Lichia, Limão Taiti, Maçã Fuji, Maçã-verde, Manga, Maracujá doce, Melancia, ​Melão, Nectarina, Nozes, Pêssego, Romã, Tâmara, Uva.

CRIANÇAS

Sabemos que as crianças ficam mais interessadas na farra e nas brincadeiras do que realmente em comer. Como a ceia costuma ser bem tarde, procure não mudar a rotina alimentar das crianças. O ideal é oferecer o jantar para elas antes de sair de casa ou antes da ceia. Deixe petiscos e frutas que as crianças estão acostumadas disponíveis.

Aproveita e confere a matéria “Organize-se para o Natal”:

https://40emais.com.br/organize-se-para-o-natal/

Gostou? Compartilhe com uma amiga!

Deixe suas dúvidas e dicas nos comentários. 
0
Deixe a sua opinião.x

Quais assuntos você gostaria de ler aqui na coluna?

Abraços e até a próxima

Tatiana França

https://linktr.ee/organizeeharmonize

LEIA TAMBÉM

Fotos colunistas Tatianafranca
Últimos posts por Tatiana França (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x