Retornando em 3… 2… 1

Marina Ferreira

Por Marina Ferreira

reveillon


Entra ano sai ano, as pessoas querem retomar à rotina depois do Reveillon ou das férias… De fato, é uma época muito agitada, cheia de festas, fácil fácil de se perder entre doces e outras delícias. Não estou aqui para julgar nem orientar você a fazer o contrário, trago apenas dicas de como “colocar a boca nos eixos” (de Honorato, Fabi) após passar o difícil período.

É quase inevitável, no final de ano, largar um pouco o controle sobre a alimentação. Uma comemoração aqui, outra ali, um convite inesperado para um café, a ceia e o almoço de Natal, aquela “comidaiada” que sobra… Está tudo bem, ninguém deve se cobrar ou se punir por cair de boca naquele pavê. Mas como voltar para a rotina anterior? Apenas volte, de forma simples e natural, volte. Sem frustração, sem culpa, sem ficar se pesando ou comparando as roupas que entravam…

DEFININDO O MELHOR MOMENTO: não aguarde chegar uma tal segunda feira, comece no momento que decidir, já na próxima refeição escolha melhor, no mercado compre melhor, na cozinha prepare de forma mais natural. Mesmo que amanhã a noite você tenha uma festa, até lá, não precisa chutar o balde.

ESCOLHENDO O MELHOR MÉTODO: procure fazer de uma forma que dá certo e funciona para você! Se você precisa de um profissional, agende. Se você consegue se virar sozinho, se informe e siga adiante. Dê preferência para organizar uma rotina que vai funcionar na maior parte do tempo, com alimentos mais naturais e acessíveis. 

PREPARANDO OS MELHORES ALIMENTOS: desembale menos e descasque mais. É o conselho clichê mais confiável que poderei te passar. É fato que alimentos industrializados que contêm corantes, aromatizantes, conservantes, acidulantes, espessantes, edulcorantes e muitos outros “antes” são nocivos quando consumidos em excesso e de forma contínua, logo, faça uma análise e substitua… Embutidos, sucos artificiais, biscoitos, doces, molhos prontos por preparações com carnes ou proteínas vegetais, sucos naturais e chás, pães feitos em casa, molhos caseiros. 

Alguns grupos  alimentares são nossos aliados nessa retomada da alimentação saudável:

FRUTAS: as da época costumam estar mais saborosas, então aproveite, pois todas possuem nutrientes essenciais (como fibra alimentar, vitaminas, minerais e antioxidantes). As vermelhas e roxas contém muitos compostos fenólicos (que são antioxidantes), as amarelo-alaranjadas contém carotenóides (que também são antioxidantes). Se você percebeu que tem menos de uma fruta por dia na sua alimentação, comece por aí… 1 por dia (e depois 2, 3…). 

reveillon

HORTALIÇAS: folhas e outros vegetais crus como alface, rúcula, almeirão, escarola, agrião, repolho, acelga… ajudam a trazer muita fibra alimentar, e, por este motivo ajudam na saciedade. Coma uma salada caprichada antes da comida quente em si. Outros vegetais podem estar presentes nas refeições ao longo do dia e em sanduíches (alface, tomate, cebola, picles, o que preferir). 

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

CEREAIS: são ricos em energia como milho, arroz, trigo, aveia, centeio, cevada. Observe se você está consumindo esses alimentos e seus derivados na forma integral, pois neste caso são ricos em fibra alimentar.  Essa é a melhor forma de consumo desses alimentos, reduza aos poucos o consumo dos refinados e vá substituindo pelos integrais. Ajudam demais no bom funcionamento do intestino, o que pode ter ficado meio “fora de ordem” nessa época.

reveillon

ÁGUA: hidrate-se bem, preste atenção na quantidade de líquidos e água que está consumindo, e, aumente se estiver consumindo menos do que 35 mL / kg de peso / dia.

reveillon

POR FIM, tenha ATENÇÃO ao COMER. Existem e sempre existirão muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas é importante que possamos nos conectar com o que está acontecendo momento a momento. Reserve tempo suficiente, desligue os eletrônicos, respire profundamente antes de iniciar sua refeição, faça uma oração, tenha companhia e mastigue  mais devagar, aprecie. Saúde!

LEIA TAMBÉM
Fotos colunistas marina ferreira 1
Últimos posts por Marina Ferreira (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x