Sapatos fechados: saiba como evitar problemas para os pés 

Ivan Francisco Antonio

Por Ivan Francisco Antonio

pés


O Outono começa no dia 20 de março e, apesar de estarmos num país tropical, essa estação é sinônimo de dias mais frescos e as famosas chuvas que marcam a transição das estações.

Nesta época, muitas vezes passamos longos períodos com o mesmo calçado, de preferência bem fechado para proteger os pés da umidade. É hora de tirar do armário botas, abotinados, scarpins, tênis mais pesados e outros calçados que nos ajudem a manter os pés secos nos dias de chuva.

E aí que faço um alerta sobre os cuidados que são necessários para que a mudança no uso dos calçados não resulte em problemas comuns nos pés. Pode parecer exagero, mas eu atendo na Clinivan, minha clínica de podologia e bem-estar, muitos clientes com dores, micoses e até unhas inflamadas decorrentes do uso inadequado do sapato durante longos períodos. 

Seja quem precisa caminhar e exige ainda mais desses membros inferiores ou quem fica sentado ou em pé por muito tempo, é preciso aliar conforto à proteção dos pés principalmente nos dias de chuva e frio. 

Para isso, separei umas dicas simples que vão te ajudar a manter os pés saudáveis, aquecidos e secos no outono, inverno e qualquer estação! 

– Evite repetir o mesmo calçado todos os dias. Esse cuidado reduz as chances das temidas frieiras nos pés (também conhecidas como pé de atleta)  

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

– Alternar o sapato vai te ajudar a ficar livre de outro incômodo. Todo calçado gera atrito em algum ponto do pé. Por isso, é necessário variar para evitar o desenvolvimento de calos e interdigitais (entre os dedos). 

– Prefira os calçados mais confortáveis para o dia a dia e deixe os mais bonitos – e nem sempre tão confortáveis – para ocasiões especiais.  Sempre tem aquele sapato que judia um pouco dos pés, mas a pessoa adora. Esse é para se usar na balada, num casamento, de vez em quando. 

– Não abuse dos saltos altíssimos diariamente, mas escolha modelos que tenham uma pequena elevação no calcanhar. Isso evita a formação do esporão de calcâneo, uma inflamação no osso do calcanhar provocada pela sobrecarga nesta região. 

Outra coisa que você precisa saber: preste muita atenção à costura das meias, pois se essa parte estiver sobre o dedinho, fatalmente irá produzir lesões, como bolhas.  

De uma forma geral, a recomendação é não transformar o uso do sapato em uma tortura, por mais bonito que seja, mas tendo em mente que a qualquer sinal de incômodo ou dor, a dica é consultar um podólogo. 

LEIA TAMBÉM
Fotos colunistas ivan frascisco
Últimos posts por Ivan Francisco Antônio (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x