fbpx

Selma Cabral: Economia Prateada: Alguém já ouviu falar?

Logo redondo

40EMAIS CONVIDA

economia prateada

 


Economia prateada é o termo que inclui tudo que as pessoas com mais de 50 anos consomem ou vão consumir no futuro. Também conhecido como Economia da longevidade.

Existe um mercado enorme e com muito potencial de crescimento e são poucos os empreendedores que estão atentos a esse público futuro.

Sim, no Brasil são mais de 30 milhões com mais de 60 anos e 60 milhões com mais de 50 anos. E a maioria das pessoas não entende que isso é um mercado enorme e em grande crescimento. Já imaginaram que esse público vai necessitar de vários tipos de serviços?

E gente, é um potencial enorme, uma vez que os principais desafios são nas áreas de Gestão financeira, estilo de vida e cuidados, engajamento e propósito, questões relacionadas ao fim da vida e até influenciadores digitais. Sim, as pessoas maduras também gostam de moda, de academia, de viajar, são consumidores em potencial e gostam de ver pessoas maduras divulgando produtos voltados para elas. Eu sempre leio comentários de divulgação de cremes anti-idade por exemplo e sempre tem algo do tipo: Por que não colocam uma modelo mais madura para fazer propaganda do creme?  Com essa pele de 20 anos todos os cremes são ótimos…

E o que isso significa? Que as pessoas ou o consumidor está atento e as empresas precisam passar credibilidade, e porque não ter uma modelo para fazer o anúncio de cremes anti-idade?

Quem nunca pensou que precisa de mais tempo livre e quando conseguiu não sabia o que fazer com ele? Aposto que muita gente né? E aí entram os negócios focados em cursos, lazer, viagens, relacionamentos, moda, atividade física, turismo de contemplação, beleza e bem-estar….

E quem nunca observou que as pessoas maduras normalmente têm alguma perda no padrão de vida depois da aposentadoria – o pulo do gato está em ajudá-los a organizar seu patrimônio, gerar renda….

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

E em cuidados é preciso pensar que nem todos querem ir para uma Instituição de longa permanência (ILPI), então pode-se pensar em construir casas inteligentes, centros de convivência etc.

E ainda o Cuidador Familiar que anda em falta atualmente, pois não existem muitos Cuidadores Especializados. Dá para abrir uma empresa de treinamento para futuros cuidadores.

Existem muitos problemas e poucas soluções e aí estão grandes oportunidades de negócios e nada de preconceito pois todos envelhecemos, a grande questão que devemos pensar é: Como quero envelhecer?

Se você pensa assim, tenha em mente que milhões de pessoas também e a maioria vai se preparar, se organizar, e planejar tudo que ela precisa para chegar na velhice como ela deseja.

E aí abre-se um leque de oportunidades e quem pensar na frente tem mais chances.

A tecnologia também é um mercado gerador de grandes oportunidades e a maioria das empresas não está atenta a isso. Inclusive, a maioria das empresas em geral não sabe qual a porcentagem de seus clientes tem mais de 50 anos.

Temos que estar atentos a todas as oportunidades de negócios e sem preconceito, claro.

Tenha em mente que envelhecer é uma consequência de viver, todos envelhecemos. A maneira que vamos envelhecer cabe a nós planejar se vai ser produtiva ou não. E para isso é preciso ter serviços a disposição de todos.

Um grande abraço

Selma Cabral

**Este texto não, necessariamente, reflete a opinião do 40EMAIS.

Selma Cabral Olá, sou Selma O S Cabral, turismóloga por paixão e, dentre os vários trabalhos que realizei no Turismo, fui, durante 08 anos, Diretora na empresa Estação do turismo em Santos/SP, onde desenvolvi diversos cursos de Capacitação de mão-de-obra voltados para o Turismo. Também criei vários Eventos em parceria com a Incubadora de Empresas de Santos Atualmente sou Diretora da empresa Turismo & Ideias.

LEIA TAMBÉM

Logo redondo
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x