Selma Cabral: Economia Prateada: Alguém já ouviu falar?

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

economia prateada

Economia prateada é o termo que inclui tudo que as pessoas com mais de 50 anos consomem ou vão consumir no futuro. Também conhecido como Economia da longevidade.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Existe um mercado enorme e com muito potencial de crescimento e são poucos os empreendedores que estão atentos a esse público futuro.

Sim, no Brasil são mais de 30 milhões com mais de 60 anos e 60 milhões com mais de 50 anos. E a maioria das pessoas não entende que isso é um mercado enorme e em grande crescimento. Já imaginaram que esse público vai necessitar de vários tipos de serviços?

E gente, é um potencial enorme, uma vez que os principais desafios são nas áreas de Gestão financeira, estilo de vida e cuidados, engajamento e propósito, questões relacionadas ao fim da vida e até influenciadores digitais. Sim, as pessoas maduras também gostam de moda, de academia, de viajar, são consumidores em potencial e gostam de ver pessoas maduras divulgando produtos voltados para elas. Eu sempre leio comentários de divulgação de cremes anti-idade por exemplo e sempre tem algo do tipo: Por que não colocam uma modelo mais madura para fazer propaganda do creme?  Com essa pele de 20 anos todos os cremes são ótimos…

Continua após a publicidade

E o que isso significa? Que as pessoas ou o consumidor está atento e as empresas precisam passar credibilidade, e porque não ter uma modelo para fazer o anúncio de cremes anti-idade?

Quem nunca pensou que precisa de mais tempo livre e quando conseguiu não sabia o que fazer com ele? Aposto que muita gente né? E aí entram os negócios focados em cursos, lazer, viagens, relacionamentos, moda, atividade física, turismo de contemplação, beleza e bem-estar….

E quem nunca observou que as pessoas maduras normalmente têm alguma perda no padrão de vida depois da aposentadoria – o pulo do gato está em ajudá-los a organizar seu patrimônio, gerar renda….

E em cuidados é preciso pensar que nem todos querem ir para uma Instituição de longa permanência (ILPI), então pode-se pensar em construir casas inteligentes, centros de convivência etc.

E ainda o Cuidador Familiar que anda em falta atualmente, pois não existem muitos Cuidadores Especializados. Dá para abrir uma empresa de treinamento para futuros cuidadores.

Existem muitos problemas e poucas soluções e aí estão grandes oportunidades de negócios e nada de preconceito pois todos envelhecemos, a grande questão que devemos pensar é: Como quero envelhecer?

Se você pensa assim, tenha em mente que milhões de pessoas também e a maioria vai se preparar, se organizar, e planejar tudo que ela precisa para chegar na velhice como ela deseja.

E aí abre-se um leque de oportunidades e quem pensar na frente tem mais chances.

A tecnologia também é um mercado gerador de grandes oportunidades e a maioria das empresas não está atenta a isso. Inclusive, a maioria das empresas em geral não sabe qual a porcentagem de seus clientes tem mais de 50 anos.

Temos que estar atentos a todas as oportunidades de negócios e sem preconceito, claro.

Tenha em mente que envelhecer é uma consequência de viver, todos envelhecemos. A maneira que vamos envelhecer cabe a nós planejar se vai ser produtiva ou não. E para isso é preciso ter serviços a disposição de todos.

Um grande abraço

Selma Cabral

**Este texto não, necessariamente, reflete a opinião do 40EMAIS.

Selma Cabral Olá, sou Selma O S Cabral, turismóloga por paixão e, dentre os vários trabalhos que realizei no Turismo, fui, durante 08 anos, Diretora na empresa Estação do turismo em Santos/SP, onde desenvolvi diversos cursos de Capacitação de mão-de-obra voltados para o Turismo. Também criei vários Eventos em parceria com a Incubadora de Empresas de Santos Atualmente sou Diretora da empresa Turismo & Ideias.

 

 
carreira

Como fazer uma transição de carreira sem traumas?

superalimentos

Superalimentos: Nutrientes concentrados para turbinar sua saúde!

inteligência musical

Inteligência Musical – a música nos convida ao movimento e a relação interpessoal

povos indígenas

Povos Indígenas e o Turismo Sustentável

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

40EMAIS Convida

Conheça a Coluna de 40EMAIS Convida
De tempos em tempos, o 40EMAIS traz uma nova opinião, uma nova visão de mundo. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 15 =

Scroll to top