fbpx

Selma Cabral: Empreender com propósito!

Logo redondo

40EMAIS CONVIDA

propósito


Como hoje é meu aniversário e sempre faço uma retrospectiva do que fiz e planejo para fazer mais para frente, eu fiquei pensando em quando decidi empreender e o que isso significa para mim. 

E pensando em tudo que já fiz, quantos cursos, treinamentos, me veio a ideia de empreender com propósito, alguém já ouviu falar?

 A expressão difundida por Muhammad Yunus, é usada para descrever um empreendimento que gera lucros e ao mesmo tempo causa impacto positivo na sociedade. Não se trata de uma ONG ou Fundação Filantrópica. É um negócio desenvolvido com um propósito em mente desde a sua fundação.

Eu sempre tive vontade ter um negócio, mas não um negócio qualquer e sim algo que levasse conhecimento e melhorasse a vida das pessoas. E vem desde sempre. Toda vez que eu ia fazer um curso sempre pensava em que esse curso ia me ajudar? O que ele ia me acrescentar? Sempre tive muita noção de investir bem o meu dinheiro (que não era muito diga-se de passagem).

Quando fui planejar meu primeiro negócio ao entrar na faculdade de turismo, ao longo dos quatros anos de curso fui amadurecendo a ideia, pesquisando e no último ano tinha o negócio, ou melhor, o projeto do meu negócio pronto, criei uma empresa de capacitação e treinamentos em Turismo, Hotelaria e Eventos , e oferecia cursos para a comunidade, porque sempre achei que o Turismo é um vetor importante de desenvolvimento de regiões e também de rápida recuperação econômica e se as pessoas entenderem como se beneficiar, como ela pode ganhar com o turismo na sua cidade, como trabalhar e melhorar sua vida, tudo fica mais fácil. Vou dar um exemplo simples: Com um curso de Camareira, prático, com visita técnica em um hotel, ela pode trabalhar e se estudar mais, pode ser promovida, e claro além desses, muitos outros setores precisam, e assim fui fazendo parcerias com Instituições, com comércios em geral e qualificando pessoas e encaminhando para o mercado de trabalho, e fui seguindo com o meu propósito e ajudei muitas pessoas que nem acreditavam que poderiam mudar suas vidas através de um curso e isso sempre me deixava com lágrimas nos olhos cada vez que entregava um certificado de conclusão de curso para uma pessoa e via a emoção ao receber e mais ainda quando podia falar para ela que ela já estava empregada num hotel parceiro, ou num restaurante, tive parceiros que me ajudaram nessa empreitada que não é fácil, mas compensa muito acreditem!

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Tive que parar por algum tempo, depois abri novamente um negócio a Empresa Turismo & Ideias que trabalha com viagens, treinamentos, capacitação e consultoria. Já faz 10 anos.

E como não sou de ficar parada aproveitei a pandemia para criar outro negócio, o 40emais e aproveitando o fato de que nunca se empreendeu tanto quanto agora.

E muitos são os fatores que contribuem para esse maior interesse pelo sonho do negócio próprio. A pandemia é um deles, que desde março de 2020 vem reconfigurando tanto os hábitos de consumo quanto a forma de ter acesso a produtos e serviços.

Outro motivo para o aumento no número de novos CNPJs é o índice de demissões, que acabam levando muitos assalariados, que eram CLT, para o mundo do empreendedorismo. A lógica é comum: rescisão, fundo de garantia liberado e pouco perspectiva de uma nova vaga no modelo convencional.

Em paralelo aos empreendedores que surgem por conta da nova dinâmica imposta pelo mercado, uma outra parcela cresce e se destaca por acreditar e investir em propósitos. O empreender com propósito vem ganhando e espaço e, principalmente, arrebatando clientes fiéis. São pessoas que se identificam com a bandeira defendida pelo negócio, como um restaurante ou delivery de comida japonesa vegana; uma linha de sabonetes artesanais pet friendly; um serviço de locação de brinquedos e acessórios para primeira infância; e um restaurante com cardápio a base de orgânicos.

Mais do que clientes, os empreendedores que apostam em propósitos vão somando fãs, seguidores e multiplicadores desse diferencial.

E falando em empreender com propósito que foi sempre a minha bandeira o portal 40emais nasceu na pandemia, na verdade um pouco antes, e era para ser apenas um evento de um dia, e claro que mudamos tudo, foi um projeto realizado há quatro mãos, e como todo mundo, tivemos que adaptar o negócio ao momento que estávamos vivendo. E a ideia central do 40emais é promover a integração entre as pessoas, conhecimento através dos nossos eventos, experiências com nossas viagens, muito conteúdo diferente com nossos colunistas guerreiros que nos apoiam sempre e acreditam no nosso negócio, workshops que podem ser online,  e agora vamos começar com nossos cursos presenciais e o primeiro vai ser de Organização de Eventos, e em outubro vamos realizar nosso primeiro evento presencial do qual tenho muito orgulho que é em prol do Instituto Neo Mama, que com certeza e vamos ajudar muitas mulheres. Será no dia 23 de outubro com entrada gratuita e doação para o Instituto. Nosso intuito é   contribuir para que todas as pessoas melhorem sua autoestima, acreditem no seu talento, e vivam a vida de maneira mais leve. E claro façam novas amizades, abram novos negócios e sejam felizes!!

Aproveitando, faço mentoria para novos negócios através do 40EMAIS, se precisarem estou à disposição de todos!

Um grande abraço

Selma Cabral😊

**Este texto não, necessariamente, reflete a opinião do 40EMAIS.

Selma Cabral Olá, sou Selma O S Cabral, turismóloga por paixão e, dentre os vários trabalhos que realizei no Turismo, fui, durante 08 anos, Diretora na empresa Estação do turismo em Santos/SP, onde desenvolvi diversos cursos de Capacitação de mão-de-obra voltados para o Turismo. Também criei vários Eventos em parceria com a Incubadora de Empresas de Santos Atualmente sou Diretora da empresa Turismo & Ideias.

LEIA TAMBÉM

Logo redondo
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x