Será que conseguimos ser resilientes o tempo todo?

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

resilientes

A palavra resiliência, segundo o dicionário Michaelis é a “elasticidade que faz com que certos corpos deformados voltem à sua forma original” (conceito da física). Na linguagem figurada “é capacidade de rápida adaptação ou recuperação”. O antônimo de resiliência é ser vulnerável, frágil. E aí vem a pergunta: Será que conseguimos ser resilientes sempre? É possível estarmos o tempo todo nos adaptando diante de tantas adversidades que vivemos na atual situação política, econômica, ambiental e da saúde que o país enfrenta?

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

No livro de minha autoria: Inner Dev – Como Desugar sua mente (Editora Albatroz, 2019) escrevi:

Uma pessoa que enfrenta crises e adversidades tem a oportunidade de descobrir seus principais pontos de vulnerabilidade. Essa condição pode até fazer com que você, num primeiro momento, sinta vergonha, mas também poderá levá-lo à consciência de que: “Somos seres perfeitamente imperfeitos”, conforme disse Milton Erickson. Então, não há nada de errado em se sentir assim. A vulnerabilidade é saber aceitar e respeitar seus próprios limites e, dessa forma, ter uma vida com mais plenitude e leveza.” 

Quando pensamos na crise como um momento de crescimento, de evolução espiritual, intelectual e emocional, a ampliação da consciência e o crescimento pessoal ocorrem. Quando começamos a pensar dessa forma, temos a chance de abrir uma porta para mudanças em vários aspectos, porque nosso cérebro tem a capacidade de se adaptar e se moldar a essas novas experiências.

Continua após a publicidade

Então convido você a pensar que ser resiliente é algo que conquistamos todo o tempo e que a vulnerabilidade também faz parte desse processo, pois temos altos e baixos ao longo da vida e o mais importante disso tudo é estarmos conscientes de que quando somos vulneráveis estamos praticando também nossa capacidade de aprender com nossos próprios erros e tropeços, pois é na vulnerabilidade que buscamos maneiras para nos tornarmos mais conscientes e resilientes.

Saiba que existem vários caminhos para realizar nossos objetivos e o que considero muito importante é o caminho do autoconhecimento e da ampliação da consciência para que conheçamos maneiras de entender como a mente funciona para poder ressignificar fatos importantes que aconteceram para termos novos sentimentos, pensamentos e comportamentos diante das adversidades.

Para saber mais sobre meu trabalho como autora, coach e Consteladora Familiar acesse o site:  https://www.elisborsoi.com/

 
nomes

Sobre nomes diferentes?

mudanças

Mudanças são Necessárias

Chá

Hora do chá!

carreira

Como fazer uma transição de carreira sem traumas?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Elis Borsoi

Conheça a Coluna de Elis Borsoi
Terapeuta Sistêmica, Consteladora Sistêmica Familiar com bonecos, Treinadora de Pessoas, Palestrante, Coach e Master Coach em Programação Neurolinguística. Especialista em atendimentos online. Autora do livro: INNER DEV®️ - Como Desbugar sua Mente (Ed. Albatroz, 2019). Apaixonada pela natureza, disseminadora de hábitos saudáveis e com responsabilidade ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 5 =

Scroll to top