fbpx

Sopa é janta sim!

Marina Ferreira

Por Marina Ferreira

sopa


Com o frio dessa semana, a opção de tomar sopa no jantar ou até mesmo no almoço é a realidade de muita gente. As sopas são práticas, podem ser completas em nutrientes, aquecem de verdade além de serem uma delícia com um pãozinho… hummmmm!

Aqui em casa, como tem as crianças, apostamos nas mais triviais como canja, feijão e legumes com carne. Mas já fiz de mandioquinha, ervilha e de lentilha e teve muita saída! Caldo verde, infelizmente, não é unânime por aqui! Mas eu amo.

Bem, para sermos práticos, caso você tenha a intenção de fazer sopa para o jantar durante a semana toda ou em alguns dias, sugiro planejar. Escreva num papel os dias da semana e coloque as preparações que pretende fazer (tudo bem se depois trocar alguma). Observando a semana como um todo, você terá mais facilidade em saber quais ingredientes já tem e quais precisa comprar. Se você tem prática na cozinha, isso bastará para organizar a lista de compras… caso não tenha, dê uma olhada nas receitas que vai preparar para conferir e listar o que precisa. 

Em relação a opções de sopas, digo, sabores, temos inúmeras… mas depende do gosto de cada um. Além das que eu já coloquei aqui, temos de abóbora com carne seca (ou sem), mandioca, tomate, couve flor, palmito… ah, e a de cebola!

De forma geral, as sopas precisam de ingredientes básicos como cebola, alho, salsão, salsinha, cebolinha, louro, azeite ou óleo, caldo de legumes/ carne ou frango (caldos feitos em casa de preferência), sal, além dos ingredientes principais. Portanto, tenha esses sempre em casa (talos de salsão eu congelo lavado, inteiro em saquinhos! Uma dica boa é fazer um bouquet garni com salsão, cebolinha e louro inteiros, para usar no cozimento da sua sopa e depois retirar antes de servir. 

Algumas sopas e alguns caldos podem ser engrossados, nesse caso podemos usar o bom e velho amido de milho, ou, por que não alguma outra farinha de cereais de sua preferência (de arroz, de trigo, de aveia). Eu uso no máximo uma colher (de sopa) para até dois litros de sopa, mas depende muito dos demais ingredientes.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Ah, nutricionalmente falando,, para uma sopa ser completa ela deve conter todos os nutrientes, carboidratos, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas…. isso é possível. Se na sua sopa não vai carne em si, você pode servir com queijos (ralado grosso na sopa bem quente, é uma delícia). Em sopas só de ingredientes vegetais, para aumentar a quantidade de proteínas é melhor que tenha alguma leguminosa, como grão de bico, lentilha, feijão… 

Se você prefere se planejar mais, pode congelar!!! Sim, você pode congelar as sopas que prepara, para servir quando quiser. Vamos supor que você fez muita sopa naquele dia, congele. Quanto antes você fizer isso, melhor. Coloque em potes que já tiver em casa, ou, se preferir, compre embalagens plásticas na medida que precisar. 

Mas, algo é importante para evitar perdas excessivas de nutrientes e especialmente de sabor: ficar aquecendo muitas vezes a sopa é ruim. Então, assim que terminar o preparo e esfriar um pouco, já pode porcionar e congelar. Ao retirar do congelador, o ideal é descongelar em geladeira antes e reaquecer, ou no micro-ondas se não tiver tempo de esperar. Mas evite ficar reaquecendo a sopa várias vezes.

Ingredientes a parte, a sopa pode e deve fazer parte de uma refeição gostosa e em família. Aproveite, se for o seu caso, para colocar as crianças da família na cozinha, elas vão se sentir mais motivadas a tomar a sopa se tiverem participado da sua preparação! Divida as tarefas relacionadas à refeição com outros membros da família, isso ajuda a termos boa relação com a comida e cria bons momentos também! Se você mora sozinho, convide aquele amigo que não vê faz tempo para compartilhar essa sopinha com você.

Deixo ainda uma sugestão de preparo de sopa de cebola, que me traz uma memória afetiva, de quando morei em São Paulo com uma tia muito querida. Faça uma trouxinha com um talo de salsão com folhas, um talinho de cebolinha, folhas de louro e 2 dentes de alho descascados. Doure 3 cebolas em rodelas em azeite, adicione meio litro de água, 1 litro de caldo de carne (feito em casa) e deixe cozinhar até murchar a cebola. Se quiser engrossar, dissolva um pouquinho de amido de milho em água e adicione à preparação, cozinhe até engrossar. Sirva bem quente, rale um pouco de queijo (muçarela, parmesão ou emental) no prato e sirva a sopa em cima! Uma fatia de pão italiano… e bom apetite!

Quando me faltam ideias, eu procuro receitas pela internet e faço minhas adaptações… adoro a forma que a Rita Lobo trabalha e apresenta suas receitas, se quiser acesse o panelinha.com.br 

LEIA TAMBÉM
Fotos colunistas marina ferreira 1
Últimos posts por Marina Ferreira (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x