fbpx

Temporada de Cruzeiros? Temos sim!

Selma Cabral

Por Selma Cabral

cruzeiros


E eles chegaram para deixar as manhãs e tardes mais alegres na Orla da Praia!

Quem não gosta de admirar, fotografar, sonhar com o vai e vem dos navios em Santos?

Nos dias que tem chegadas e partidas de navios de cruzeiros a orla da praia fica cheia de pessoas apenas para admirar a beleza dos navios, acenar para os passageiros, tripulantes……

Viajar de navio é uma das minhas viagens favoritas, gosto da praticidade, de ter tudo em um mesmo local, gastronomia, diversão, piscinas, relax, atividade física, tudo isso sem precisar ficar se deslocando pra lá e pra cá. Amos os shows a bordo!

cruzeiros
MSC Preziosa

A temporada 2021/2022 no Brasil da MSC contará com três deslumbrantes e modernos navios: MSC Splendida, MSC Seaside e MSC Preziosa, que oferecerão variadas opções de lazer, amplas áreas externas, entretenimento de classe mundial, gastronomia internacional e roteiros de três a oito noites pelo paradisíaco litoral brasileiro. Para o embarque, os hóspedes poderão optar pelos portos de Santos, Rio de Janeiro, Salvador ou Maceió para realizar viagens pelo Brasil em diversos destinos incríveis do nosso país.

cruzeiros
MSC Splendida

Já a Costa Cruzeiros terá os Costa Smeralda e Costa Fascinosa, para essa temporada; com cruzeiros de 4, 5, 6 e 9 dias com Roteiro Bahia, Roteiro Praias, Minicruzeiros e Cruzeiros Temáticos.

cruzeiros
Costa Smeralda

Mas nem tudo são flores né minha gente. Essa temporada começa após mais de 20 meses sem escalas de navios no Porto de Santos e em meio a polêmicas pois ainda estamos em pandemia e todo cuidado é pouco.

cruzeiros
Costa Fascinosa

Não podemos negar que nesse momento a economia precisa de todo dinheiro, empregos que gera uma temporada de cruzeiros. A estimativa é de um impacto de R$ 2,5 bilhões na economia nacional, R$ 330 milhões em impostos e gerar cerca de 35 mil empregos diretos e indiretos. Os dados são da CLIA Brasil – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – braço nacional da Cruise Lines Internacional Association, maior entidade do setor de cruzeiros.

Os Ministérios da Saúde, Justiça, Infraestrutura, Turismo, Casa Civil e a Embratur aprovaram a temporada nacional de Cruzeiros 2021/2022, que teve seus protocolos detalhados e definidos pela Anvisa.

Vamos conhecer os principais pontos do protocolo de saúde e segurança que dará suporte aos cruzeiros:

MSC:

No embarque

  • Todos os hóspedes com 12 anos ou mais precisarão apresentar comprovante de vacinação completa contra a COVID-19, com a segunda dose ou dose única aplicada a mais de 14 dias antes do início do cruzeiro. Serão aceitos o certificado digital e comprovantes de vacinação das vacinas aprovadas no Brasil, e validadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
  • Todos os hóspedes a partir de 2 anos precisarão apresentar teste do tipo RT-PCR negativo feito até 72 horas ou teste de antígeno feito até 24 horas antes do embarque.
  • Todos os hóspedes precisarão apresentar uma apólice de seguro-viagem com cobertura para a COVID-19.
  • Triagem dos hóspedes por meio de formulário contendo informações sobre as condições de saúde do viajante. O formulário deve ser preenchido pelos hóspedes nas 6 horas que antecedem o embarque e entregue para a equipe da MSC Cruzeiros no terminal portuário. O formulário com todas as perguntas faz parte do e-ticket que deve ser impresso e apresentado no embarque.
  • Procedimento de embarque reformulado com processos de check-in digital e com horários de chegada no porto escalonados e pré-definidos para gerenciar o fluxo de hóspedes. O horário correto de embarque está indicado no e-ticket dos seus clientes.
  • As medidas de saúde e segurança no terminal de cruzeiros atenderão aos mesmos altos padrões das medidas aplicadas a bordo.

Durante a viagem

  • Ocupação reduzida a 75% da capacidade de hóspedes e distanciamento social a bordo entre grupos de viajantes.
  • Uso de máscaras faciais em áreas públicas.
  • Espaços e ambientes públicos internos como por exemplo teatro, lounges, cassino, restaurantes, kids clubs com capacidade reduzida.
  • Atividades a bordo redesenhadas para grupos menores e com reserva prévia.
  • As refeições e bebidas nos restaurantes, bares e lounges serão servidas aos hóspedes em suas mesas. O restaurante buffet oferecerá um novo conceito de serviço e um novo fluxo de hóspedes para garantir o distanciamento social. Em vez de self-service, os hóspedes selecionarão o que desejam e a comida será servida no prato e entregue a eles para ser levada para a mesa. Para uma experiência sem contato, os hóspedes poderão acessar os menus dos restaurantes e bares em seus dispositivos móveis pessoais, digitalizando um QR Code.
  • Monitoramento contínuo com testagem diária de 10% dos passageiros a bordo e de 10% da tripulação.
  • Tripulação treinada e equipada para atendimento, suporte e orientação dos hóspedes a bordo.
  • Toda a tripulação estará com o ciclo de vacinação contra a COVID-19 completo e serão testados semanalmente.
  • Ar 100% fresco e sem recirculação e medidas ainda mais elevadas de higienização, apoiadas pelo uso de produtos desinfetantes de nível hospitalar.
  • Novo Centro de Informações, acessível por telefone, que permitirá que os hóspedes liguem para o Atendimento ao Cliente para obter informações, em vez de precisar ir pessoalmente ao balcão de atendimento.
  • Desembarque independente dos hóspedes nos destinos, seguindo o protocolo definido e aprovado por cada cidade em seu plano de operacionalização local.
  • Os hóspedes que optarem por uma excursão em terra organizada pela MSC Cruzeiros terão acompanhamento e supervisão profissional e será seguido o mesmo alto padrão do protocolo aplicado a bordo.
  • Instalações e serviços médicos aprimorados, com equipe altamente qualificada e treinada.
  • Cabines dedicadas, em área restrita, disponibilizadas para permitir o isolamento de quaisquer casos suspeitos e contatos próximos.
  • Plano de contingência pronto para ser aplicado se um caso suspeito for identificado, em estreita cooperação com as autoridades de saúde.

No embarque, todos os hóspedes deverão apresentar uma apólice de seguro-viagem com cobertura para a COVID-19.

Costa Cruzeiros:

Vacinação: Todos os hóspedes, maiores de 12 anos, devem apresentar certificado de vacinação completo (14 dias após a segunda dose ou da dose única). O certificado a ser apresentado deve ser impresso ou através do aplicativo “Conecte SUS”. São válidas todas as vacinas aprovadas pela OMS.

Testagem: Todos os hóspedes, inclusive menores, devem apresentar no momento do embarque, teste PCR (feito até 48 horas antes do embarque) ou teste antígeno (feito 24 horas antes do embarque).

Declaração de Saúde do Viajante: No momento do embarque, todos os hóspedes devem apresentar a “Declaração de Saúde do Viajante da ANVISA”. Formulário deve ser preenchido nas 6 horas que antecederem o embarque.

Seguro Viagem-Temporada América do Sul: Conforme definido com as autoridades locais, passa a ser mandatório a apresentação de seguro-viagem com cobertura especial para COVID para eventuais despesas médicas e hospitalares em viagem, custos com quarentena (entre eles hospedagem) e regresso sanitário. Clientes da Costa deverão apresentar no embarque comprovante de seguro com cobertura COVID. Clientes poderão ser questionados pelas autoridades municipais de saúde nas escalas do navio no Brasil ou exterior, sobre a existência de cobertura COVID.

Transporte para o Porto organizado pela agência de viagens: Seguindo o protocolo definido pelas autoridades locais, as agências que organizam o transporte do hóspede com destino e desembarque no porto, devem estabelecer ônibus separados por armadora. Assim, os hóspedes da Costa devem ter um ônibus exclusivo para seu transporte.

Atenção também a todos os protocolos dos municípios onde tem escalas dos navios.

Vamos fazer a nossa parte, torcer para que tudo dê certo, tomar os cuidados necessários e claro, se não for viajar e morar em Santos, vá até a orla da praia acenar para os belíssimos navios que estarão por aqui. Garanto que vale a pena e rende fotos maravilhosas!!!

Um abraço a todos e até a próxima semana 😊

Selma Cabral

LEIA TAMBÉM

5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x