fbpx

Tipos de Serviço, qual eu posso usar?

Gisela Jansen

Por Gisela Jansen

serviço


Pode usar qualquer um, isso tudo dependerá do perfil do convidado que você receberá, do tipo de evento, números de convidados etc. Uma coisa é certa: qualquer tipo de serviço que você escolher, este deve ser impecável! 

Vamos a dica!?

SERVIÇOS À INGLESA

Existem dois tipos de serviços à inglesa, o direto e o indireto, e os convidados são servidos nas mesas pelos garçons em ambos os casos. É também chamado de estilo anfitrião, já que é inspirado em jantares familiares, em que o responsável pela refeição recebe a comida por inteiro. Depois disso, o anfitrião serve os convidados individualmente. Nesses casos, é necessário 1 garçom para cada 2 mesas servidas.

serviço
Café na bandeja com peti four e água com gás.
serviço
Chocolate quente para uma convidada
serviço
Servindo água nas taças, antes dos convidados irem pra mesa

À INGLESA DIRETO

A mesa é montada com sousplat, taças, pratos, talheres e guardanapos. O garçom traz a bandeja, apresenta o prato ao anfitrião e, após a aprovação, serve todos à mesa pelo lado esquerdo, montando cada prato de forma a dispor os alimentos de forma padronizada: carnes de um lado, guarnições e acompanhamentos de outro.

Serviço

À INGLESA INDIRETO

No serviço à inglesa indireto, o garçom utiliza o Gueridon (carrinho), apresentando os alimentos aos convidados pelo lado esquerdo. Ao ponto de a comida ser escolhida, o garçom ou um metre prepara o prato e o auxiliar o serve, também pelo lado esquerdo. Já me aconteceu várias vezes, nesse serviço, me servirem pela direita em um serviço requintado, já que o prato estará pronto, isso pode acontecer, observem.

O modo indireto é interessante, pois apresenta maior requinte e classe, ao mesmo tempo que reduz o desperdício, já que a comida é servida na quantidade que o convidado desejar. Porém, são necessários 2 garçons, um ao servir, para finalizar, o prato e outro para servi-lo.

serviço

SERVIÇO FRANCO-AMERICANO:

Franco Americano (de Balcão/Mesa de apoio). Nesse caso, as comidas já estão dispostas em alguma mesa de apoio e as pessoas se servem. Ele é diferente do conhecido serviço à americana, porque todos os convidados já possuem um lugar à mesa, ou seja, a mesa já está devidamente posta com os talheres e pratos no lugar, como acontece no serviço à francesa. A comida fica em um aparador e a mesa já posta com todos os talheres e pratos que serão usados, o convidado pega o prato e ele mesmo se serve com a quantidade de alimento que julgar necessário.

Nesse caso pode-se montar a mesa com um descanso de talher, caso não tenha descanso de talher, deixar garfo e faca sobre a mesa, quando for se servir. Pode deixá-los juntos à direita do prato. 

serviço

Mostro em minhas aulas online e presenciais ,  na  prática, como fazer. 

Obs: Muitos levam os talheres consigo para servirem-se, confesso que não gosto de andar com talheres sujos em minhas mãos e não deixo no guardanapo, prefiro então seguir a dica de deixar realmente na mesa ou se possível, melhor opção, trocar de talheres. 

Detalhe: Não sujará a toalha, já fiz experiência várias vezes. 

Serviço

serviço

MESA POSTA INFORMAL

MESA Familiar/ À Brasileira

Familiar ou muito conhecido como à Brasileira, mais usual na maioria das residências brasileiras e por quase todo o mundo. Nele, é necessário que haja lugar para todos sentarem-se se à mesa e também para que as travessas, pratos e talheres estejam sobre ela. É o serviço mais apropriado para o dia a dia em família, já que cada um se serve da forma que achar conveniente. 

Dica importante: Procure espelhar a comida, ou seja, do mesmo lado que colocar determinados alimentos, coloque sempre do outro, em uma mesa com mais de 6 pessoas, por exemplo.

Obs:  a não ser que você aprecie e goste mais de passar a travessa ao outro comensal. Confesso que acho uma delícia isso e a gente aproveita e ensina o filho a não passar o braço a frente de ninguém, para puxar a mesma, pois terá que pedir por favor, para lhe repassar. Aprendemos a educar um filho, neto com esse tipo de serviço. É bem familiar mesmo e eu adoro!!! 

 É o sistema básico e simples mais utilizado, principalmente para refeições corriqueiras e diárias. As próprias pessoas que estão à mesa se servem da forma que estão acostumadas. Tem aquelas famílias nas quais a mãe faz o prato de todos, outras não, e é isso que deve ser seguido. Há famílias que também respeitam a ordem de idade para servirem-se, como por exemplo: dos mais idosos para os mais jovens. Eu vivi isso na casa de meu sogro. 

Além disso, no serviço familiar não há necessidade de utensílios  sofisticados e nem específicos para cada refeição. Pratos, travessas e talheres podem e devem estar colocados da forma usual da casa, porém nunca deixando o capricho de lado, claro! Os anfitriões são os responsáveis pela recolocação dos alimentos e bebidas, não necessitando assim de copeiros. 

Frequentemente usada em ocasiões natalinas, dia de ações de graça, páscoa, etc. 

serviço

MESA À AMERICANA

É um serviço utilizado quando vamos receber um número maior de convidados na nossa casa do que dispomos em nossa mesa

Serviço à Americana

Esse tipo de serviço é bastante informal e, assim como o brunch, é sinônimo de praticidade. Apropriado para quando tiver um número maior de convidados. Aqui você pode distribuir mesas no local do seu evento e cada um se serve do jeito que quiser. 

Além de contemplar mesas com as comidas tradicionais, você pode ter uma ilha (mesa preparada com as comidas dispostas) de comida de boteco, ou até de comida japonesa, que têm sido muito escolhidas. 

Neste tipo de buffet você também agrada mais pessoas, devido à sua variedade. Mas você pode servir comidas tradicionais apenas, e dependendo da quantidade de convidados, colocar mais de uma mesa, contendo o mesmo menu, em pontos estratégicos do salão, residência.

Observação: Não esqueça de retirar as cadeiras em volta da mesa, para não caracterizar que podem sentar. Isso é de suma importância!

serviço

Bom, espero que tenha gostado dessas dicas. Curta as mesmas, comente e compartilhe com todos que vocês puderem, pois você ajudará a muitos a tirarem dúvidas e a dominarem esses tipos de serviço.

Um forte abraço da Gisela Jansen.

Fonte de fotos : Google Imagem 

@giselajansenoficial 

Gisela Jansen

LEIA TAMBÉM
Gisela Jansen
Últimos posts por Gisela Jansen (exibir todos)
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x