fbpx

Um casamento feito para dar errado

Fernanda Brito

Por Fernanda Brito

CASAMENTO


Matilde era filha de Henrique I, rei da Inglaterra (o filho mais novo de Guilherme, o conquistador), e sua primeira esposa, Matilde da Escócia.

Em 1114 ela se tornou imperatriz romana ao se casar com Henrique V , sacro imperador romano-germânico. Em 1125 (portanto 11 anos após ter deixado a casa dos pais), ao tornar-se viúva, foi despachada de volta para Inglaterra, pois o casal não tinha filhos.

casamento
Henrique I

Três anos antes, o único irmão legítimo de Matilde, Guilherme de Adelin, morreu em um naufrágio e a sucessão do trono inglês foi posta em dúvida. Henrique I já tinha se casado novamente, mas ainda não tinha outro herdeiro homem, e apavorado de não conseguir garantir seu direito à sucessão, convocou os nobres e em 1126 os obrigou a reconhecer os herdeiros de Matilde como herdeiros legítimos ao trono inglês.

O pai de Matilde tratou de achar imediatamente um novo marido adequado para a filha. O consorte proposto foi o filho mais velho do Conde de Anjou, o que iria garantir as fronteiras do Sul com a Normandia.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Parecia tudo resolvido através dos diplomatas e então foi que descobriram que a noiva Matilde tinha 25 anos e o noivo, Godofredo, apenas 11. Ainda assim, o casamento foi realizado. É verdade que as bodas só aconteceram na segunda data marcada, uma vez que na primeira ocasião, o noivo não pode comparecer pois foi acometido de sarampo.

O casamento se mostrou difícil, mas ainda assim Matilde, em 1133, deu à luz a seu primogênito, o futuro rei Henrique II, que sucedeu o primo Estevão e ascendeu ao trono aos 21 anos, em 1154.

Como solução para questões sucessórias o matrimônio foi um sucesso. O mesmo não pode ser dito no que se referiu à felicidade do casal.

VEJA TAMBÉM
Fernanda Brito
Últimos posts por Fernanda Brito (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x