fbpx

Uruguai

Selma Cabral

Por Selma Cabral

 Riqueza cultural e histórica, arquitetura impressionante, praias e belezas naturais belíssimas, gastronomia reconhecida por sabores incríveis

Uruguai


Aos poucos vão ficando mais claras novas regras para os países receberem turistas novamente, a maioria exigirá testes e comprovante de vacinação. Então para quem está ansioso para viajar é bom ficar de olho, se organizar e nada de deixar para a última hora porque realmente não dará tempo de providenciar.

Essa semana mais precisamente no dia 09 de agosto o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou anunciou que o Uruguai vai reabrir suas fronteiras para cidadãos estrangeiros em 1º de setembro.

Claro que com algumas regras como em praticamente todos os países e já estamos nos acostumando:

  • cidadãos estrangeiros — acompanhados de seu núcleo familiar de cônjuges ou parceiros, além de filhos — que tenham propriedades no Uruguai terão sua entrada liberada após apresentarem um teste negativo para a covid-19 e o certificado de vacinação completa….
  • menores de idade da família entre 12 e 18 anos que não tenham sido vacinados em seus países de origem, será avaliada a possibilidade de vaciná-los gratuitamente na chegada. Neste caso, a família viajante também deverá completar um período de quarentena ao desembarcar no país.
  • A partir de 1º de novembro, os uruguaios voltarão a receber turistas, também mediante a apresentação de testes negativos e comprovante de imunização completa.
  • deve anunciar, nos próximos dias, mais detalhes sobre as exigências, como o número de dias necessário para as quarentenas ou quais vacinas serão aceitas no país, que já aplica CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca em sua população.

E já que estamos falando do Uruguai que tal conhecer um pouco mais sobre esse país ao sul do Brasil cheio de História, Cultura e encantos naturais!

Nosso vizinho mais ao sul tem apenas 176.000 km² e cerca de 3,5 milhões de habitantes. Seu tamanho, no entanto, não o impede de ser um país recheado de incríveis e variadas atrações turísticas. Seja pela comida, pelas praias, pelos vinhos, o povo acolhedor ou pela rica cultura, o Uruguai tem uma grande quantidade de opções imperdíveis a serem exploradas.

uruguaiMontevidéu: A capital do país não poderia faltar na lista. Montevidéu é uma cidade com cerca de 1,5 milhão de habitantes, mas com muitos pontos turísticos a serem explorados. A contrastante arquitetura é certamente um ponto alto, com altos edifícios sem quaisquer atrativos espalhados em meio a imponentes estruturas de estilo clássico. Um ponto imperdível é La Rambla, a famosa avenida em frente à praia cheia de pessoas de todos os tipos, bares e restaurantes. Sua vida cultural é outro atrativo: repleta de museus, teatros e uma agitada vida noturna. A cidade é também o melhor lugar para provar o famoso asado uruguayo, o churrasco dos nossos vizinhos.

 

 

 

Uruguai

Colonia del Sacramento: é uma viagem de volta ao passado. Também localizada às margens do Rio da Prata, a pequena cidadezinha está localizada muito perto de Buenos Aires, do outro lado do rio, a apenas uma hora através da balsa rápida. O seu bairro histórico figura na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO e é aquele tipo de lugar no qual você pode se perder sem se arrepender: belos cafés, monumentos históricos, igrejas, museus e calçadas às margens do rio estão espalhados por todos os cantos.

uruguai

uruguai

Punta del este é, certamente, um dos balneários mais famosos da América do Sul. A cidade, a apenas 130 km da capital, reúne um conjunto de praias luxuosas. A escultura de dedos saindo da areia é um dos principais cartões-postais da cidade, junto com a Casapueblo, uma excêntrica construção criada pelo artista Carlos Paez Vilaró para ser sua casa de verão. Na verdade, o monumento é quase uma cidadela e hoje guarda um museu, uma galeria de arte e um hotel.

uruguai

Uruguai

Piriáplolis é outra cidade-balneário localizada não muito longe de Punta del Este, mas consideravelmente mais tranquila e menos conhecida que a sua vizinha. Suas praias são encantadoras, com largos bancos de areia. Mas não deixe de caminhar pela Rambla de Los Argentinos, que circunda toda a cidade, ao lado de suas praias. O Cerro Pan de Azúcar também é um popular ponto turístico por ser o terceiro mais alto ponto do país, de onde se pode ter uma esplêndida vista da costa uruguaia.

Punta del Diablo: costumava ser uma pequena vila de pescadores no departamento de Rocha, mas hoje é um famoso ponto turístico graças às suas extensas praias e suas ondas amadas pelos surfistas. Seu centro também tem uma vida noturna considerável, com alguns restaurantes e bares, enquanto feiras livres de artes e artesanatos são responsáveis por completar o clima do povoado. É uma das primeiras praias populares quando se sai do Brasil de carro, a apenas 45 km de Chuí, no Rio Grande do Sul.

Cabo Polonio: Outro povoado no departamento de Rocha, um ótimo destino para quem quer se desconectar da civilização. A pequena vila tem cenário bucólico, cheio de dunas que terminam no mar, leões-marinhos, rochas empilhadas, casas de aparência rústica e um farol do século 19 de 30 metros de altura. É recomendado que o turista leve tudo o que for precisar, pois os serviços e a energia elétrica são limitados.

Uruguai

La Paloma: Localizada no Cabo de Santa Maria, é a maior cidade do departamento de Rocha. Suas fantásticas praias se enchem de jovens durante o verão e, portanto, vida cultural e noturna estão garantidas. Entre os principais pontos turísticos, para além das praias, estão o Farol de Santa María, de onde se pode ter uma bela vista, a pequena Ilha la Tuna, pertinho da costa (é possível chegar até andando em dias de maré baixa), e a Avenida Solari, com bares, lojas e restaurantes.

Uruguai

La Pedrera: é cheia de pedras em sua costa, que formam uma bela paisagem – talvez não seja difícil entender o motivo do nome. Popular entre os surfistas, graças às suas ótimas ondas, La Pedrera também guarda um pouco da história de seus primeiros imigrantes bascos e italianos em sua arquitetura. No centro da cidade, a cena de feiras livres, atrações a céu aberto e restaurantes é consideravelmente agitada para o seu tamanho.

Carmelo: é um pequeno refúgio romântico às margens do encontro entre os rios Uruguai e da Prata, não muito longe de Colonia. O destino é ideal para quem quer tranquilidade e isolamento, com diversas pousadas e inúmeros vinhedos. Também existem boas opções de praias para quem não consegue ficar sem.

Paysandú: é uma das maiores cidades do país e um importante centro de história, cultura e turismo. De lá, é possível chegar à cidade argentina de Colón através da Puente Internacional General Artigas. Justamente por sua posição fronteiriça, a cidade guarda uma história de lutas e resistência e é possível aprender muita história por lá, principalmente no Museu Histórico ou através do Monumento a Perpetuidade. O lugar também é famoso por seus centros de águas termais e por sua agenda de grandes eventos, como a Semana da Cerveja, que ocorre em abril.

O que fazer?

Os famosos balneários e noites badaladas do Uruguai despertam o interesse de turistas do mundo todo, seja pela busca em conhecimentos culturais ou diversão.

As opções de turismo no Uruguai são para todos os gostos. Praias, campos, cidades históricas e restaurantes oferecem uma estrutura completa para o turista aproveitar o melhor do país.

O visual, a gastronomia ou simplesmente pela curta distância e muitas promoções de passagens fazem a viagem valer a pena. Além claro, da bagagem cultural adquirida a cada destino novo.

Já pensou em almoçar no Mercado del Puerto? Admirar o pôr do sol na Casapueblo? E pegar uma praia em Punta del Este? Então, confira nossas dicas de qual a melhor época para viajar ao Uruguai!

Clima

Na hora de preparar as malas sempre bate aquela dúvida: e agora, frio ou calor? Que tipo de roupa levar? Por isso, é importante saber todas as informações sobre o país com antecedência.

O clima no Uruguai é bastante definido. O verão é parecido com o do Brasil, altas temperaturas, mas com variações durante a estação e de acordo com a região do país.

O inverno é rigoroso, úmido com fortes ventos. Já o outono é ameno e a primavera fria e ventosa.

Por ser um território plano e com montanhas pequenas, os ventos vindos do Oceano Atlântico trazem chuva, principalmente no outono e na primavera.

Independente da época, não deixe de levar com você um chip de viagem internacional. Assim, irá garantir sua conexão à Internet em qualquer lugar do Uruguai!

Quando ir:

Agora que você já sabe o clima do país, está na hora de decidir qual a melhor época para a viajar ao Uruguai.

Se você pretende aproveitar as praias é melhor fazer as malas entre a segunda quinzena de novembro e fevereiro.

Mas se prepare, é alta temporada e os preços estarão mais elevados do que o normal e você vai encontrar muitos turistas.

Se o seu objetivo aproveitar o frio e os restaurantes aconchegantes tomando um ótimo vinho, o melhor período para viajar é de julho a setembro.

Mas, se prepara, viu? Em algumas cidades as temperaturas podem ser negativas, e você pode encontrar alguns pontos fechados.

Caso seu roteiro ideal seja passear pelas cidades e parques com uma temperatura amena, o outono é a estação mais encantadora, pois as ruas ficam coloridas com as folhas amarelas e alaranjadas que caem das árvores nos meses de março a junho.

A primavera também é uma opção para quem deseja visitar os parques e não pegar temperaturas muito elevadas. A estação pode ser aproveitada de setembro a novembro.

Quais documentos necessários para viajar para o Uruguai

A documentação é o item mais importante na hora de programar uma viagem. Mas, fique tranquilo! Para ir ao Uruguai não tem burocracia.

Você precisa apenas da Carteira de Identidade em bom estado de conservação e emitida a menos de 10 anos. Fique atento! A CNH não vale. Tem que ser o RG. Mas, a CNH brasileira é aceita para dirigir veículos no país, então é válido levá-la. Principalmente se tiver a intenção de fazer uma viagem de carro pelas cidades.

Aliás, você sabia que o aluguel de carro no Uruguai é um dos mais baratos do mundo? Essa é uma ótima dica para quem quer aproveitar mais a viagem e explorar os belíssimos cenários do país!

Uruguai – informações úteis

População: 3,4 milhões
Capital: Montevidéu
Idioma: espanhol
Moeda: peso uruguaio (UYU)
Fuso horário: GMT -3
Precisa de passaporte? Não, basta o RG, de preferência emitido há menos de 10 anos
Precisa de visto? Não é necessário para viagens a turismo

Quando ir ao Uruguai

O Uruguai é um país que pode ser aproveitado o ano inteiro, mas é importante lembrar que por estar ao sul do América do Sul, ele tem meses de bastante frio, principalmente julho e agosto. O país fica muito animado durante o verão (alta temporada), época em que as cidades de praia ficam cheias de gente e turistas. No inverno, no entanto, embora as paisagens continuem belas, as praias ficam bem vazias, mais “desanimadas” e algumas cidades praianas ficam quase sem movimento devido ao frio e ventos intensos.

uruguai

Voos para o Uruguai – como chegar

Existem voos diretos que ligam o Brasil ao Uruguai, em especial para o Aeroporto de Montevidéu (MVD), saindo do Aeroporto de Guarulhos e do Rio de Janeiro. Ocasionalmente também há voos para Punta del Este.

A partir de Montevidéu, você pode explorar outros destinos do país ou mesmo fazer um roteiro que também englobe destinos da Argentina, como Buenos Aires.

Então preparados para voltar ao mundo das viagens?

Espero que em breve possamos retomar nossa vida aos poucos mesmo que com algumas restrições e cuidados.

Uma boa semana e até a próxima 😊

Selma Cabral

Fonte: https://www.guiadasemana.com.br/viagens-internacionais

LEIA TAMBÉM
Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x