fbpx

Vamos nos encantar pelo nosso Brasil?

Selma Cabral

Por Selma Cabral

Brasil
Luciola Vilella – MTUR

Pense em um lugar onde é possível descobrir florestas incríveis, explorar cânions surpreendentes, mergulhar em praias paradisíacas?

O Brasil tem um verdadeiro mundo de belezas e diversidades dentro do mesmo país. Lugares para viajar no Brasil é o que não falta! Nosso país tem uma diversidade maravilhosa, paisagens deslumbrantes e cidades que oferecem as mais variadas qualidades. Alguns destinos se destacam por sua boa estrutura e outros por sua grande quantidade de atrativos, e com tantas opções sempre haverá um novo destino no país para explorar e se apaixonar.

Antes de planejar as férias dos sonhos, vamos olhar com mais atenção o nosso país que é incrível e vai muito além do estereótipo de boas praias: são cachoeiras, montanhas e áreas verdes que deixam muitos destinos do exterior no chinelo. É como se tivéssemos o mundo dentro do Brasil.

Tem cada lugar lindo, tem história, tradições, culturas diversas, aventura, luxo ou simplicidade, depende do que procuramos e do quanto podemos investir em viagens e tem também o mais importante: um povo alegre e otimista não importa a dificuldade, sempre procuramos e acreditamos que tudo vai dar certo.

Nesse momento em que o mundo está saindo de uma Pandemia, onde todas as economias foram afetadas e sabemos que a atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico, na geração de emprego e renda, assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços, uma vez que traz com ela, desenvolvimento às localidades, e possíveis melhorias na infraestrutura, trazendo benefícios aos turistas e à comunidade local.

Sabendo de tudo isso que tal aproveitar e conhecer nosso país, estado, município, cidade vizinha e até nosso bairro que muitas vezes nem conhecemos direito, nem sabemos que ali do lado temos um lugar com uma vista incrível que dá para apreciar um lindo pôr do sol!

Fica aqui o meu convite para que todos possamos conhecer um pouco do nosso país e de nossas belezas, e aprender a valorizar tudo que temos, tenho certeza de que agora é o momento ideal e ninguém vai se arrepender!

Para dar uma forcinha vou listar aqui alguns lugares incríveis:

Lugares para viajar no Centro-Oeste

1 – Bonito, Mato Grosso do Sul

Brasil
Flávio André – MTUR

Excelente para quem busca contato com a natureza, Bonito é o lugar perfeito para quem quer contato com a natureza e uma boa dose aventura! A cidade tem um ritmo de cidade de interior e dezenas de passeios para fazer, que incluem flutuação em rios cristalinos, caminhadas e banhos de cachoeira. Tudo é feito de forma bem organizada e de maneira a preservar o meio ambiente.

Alto Paraíso (Chapada dos Veadeiros), Goiás

Brasil
Augusto Miranda/MTur

Uma das cidades para se ter como base para visitar a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é a pequena Alto Paraíso. Pequenina e simpática, ela é uma cidade simples, mas com várias pousadinhas, casas para alugar e bons restaurantes. A partir de lá você pode ir de carro para dezenas de cachoeiras incríveis, com os mais diversos cenários, fazer trilhas, voar de balão, além de observar a fauna e flora locais, que são encantadoras!

Pirenópolis, Goiás

brasil
Augusto Miranda/MTur

Pirenópolis é uma cidade pequena, com ruas de pedra, muito frequentada nos fins de semana, e tem uma arquitetura charmosa com casarões coloniais em seu centro histórico. É uma cidade com várias cachoeiras ao seu redor e uma excelente estrutura para quem quer ficar bem hospedado, com diversas opções de pousadas charmosas.

Nordeste do Brasil

Fernando de Noronha, Pernambuco

Brasil
Bruno Lima – MTUR

A ilha mais cobiçada do Brasil é, certamente, um dos destinos mais bonitos em nosso país, bastante procurado para férias e viagens em lua de mel. Com praias deslumbrantes e uma atmosfera tranquila, é o tipo de lugar que você pode ir várias e várias vezes e sempre se impressionará com sua beleza. A natureza bem preservada, fora e dentro da água e a sensação de estar sempre seguro são qualidades que fazem os visitantes se apaixonarem por Fernando de Noronha.

João Pessoa, Paraíba

Brasil
Cacio Murilo/MTur

A capital paraibana tem uma orla gostosa para caminhar, piscinas naturais formadas no período de maré baixa e uma gastronomia maravilhosa, que só nosso Nordeste é capaz de oferecer! E quem visita o lugar ainda pode aproveitar para conhecer outras praias da Paraíba, como Tambaba, ou aproveitar o São João, uma festa muito importante por lá. O melhor de tudo é que não é preciso desembolsar valores altos para conhece r o lugar.

São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte

Ainda desconhecida por muitas pessoas, São Miguel do Gostoso é uma cidade bem pequenininha do Rio Grande do Norte, na beira do mar, ideal para quem busca quietude. A cidade tem pouca estrutura e ainda não é tão explorada pelo turismo, mas tem praias com longos trechos de areia vazios e para quem quer se afastar de uma cidade grande, é uma boa pedida.

São Miguel dos Milagres, Alagoas

Brasil
Marco Ankosqui/MTur

Ideal para quem quer sossego na beira do mar, São Miguel dos Milagres é considerada uma das melhores praias do Brasil. Com direito a muita água de côco, a pequena Milagres é um destino pequeno e simples, sugerido a quem não procura badalação ou grandes estruturas. É um lugar para quem quer apenas desfrutar de bons dias na beira da praia, curtindo praias com um colorido digno do título de Caribe Brasileiro.

Jericoacoara, Ceará

Brasil
Jade Queiroz – MTUR

Já bastante conhecida entre os turistas brasileiros e até estrangeiros, Jericoacoara é uma vila pequena na beira do mar, que está em uma região de dunas e próxima de lagoas de águas cristalinas. É um destino com vários hotéis e pousadas, ótimos restaurantes e que promete dias com lindos fins de tarde a partir da Duna do Pôr do Sol, que é uma das atrações da vila. Para quem gosta de velejar, é um lugar ótimo e para quem ainda não veleja, pode ser uma boa oportunidade para começar o esporte!

Maceió, Alagoas

Brasil
Marco Ankosqui/MTur

A capital de Alagoas, Maceió, reserva lindas praias aos seus visitantes e promete inesquecíveis passeios por seu litoral. Ela é uma capital de pequeno porte, tem ótimos restaurantes, bons preços nos hotéis e uma orla deliciosa para caminhar no fim de tarde.

A tarefa mais difícil na cidade é escolher sua praia preferida, já que são muitas praias bonitas de Maceió, dentre elas a Praia de Ponta Verde, a Praia de Pajuçara, onde se pode fazer um passeio de jangada às piscinas naturais e praias vizinhas próximas como a Praia do Francês e Praia do Gunga.

Praia da Pipa (Tibau do Sul), Rio Grande do Norte

Brasil
Humberto Sales /MTur

Com uma praia mais linda que a outra, a região da Praia da Pipa, que é considerada uma das melhores praias do Brasil, é aquele destino perfeito para quem quer curtir um lugar na beira do mar, que tem tanto sossego quanto um pouco mais de agito. O lugar tem uma beleza exuberante, com praias belíssimas onde se formam piscinas naturais ou onde você pode apreciar golfinhos saltando livremente.

Porto de Galinhas (Ipojuca), Pernambuco

bRASIL
Bruno Lima – MTUR

Queridinha dos turistas de todo país, Porto de Galinhas é um destino perfeito para os amantes de sombra e água fresca. Com um centrinho bem estruturado, pousadas simples ou alguns dos melhores resorts do Brasil, a vila é um lugar que agrada a pessoas de todas as idades e bolsos. Sol o ano inteiro, praias bonitas e lindas piscinas naturais não faltam por lá!

Tamandaré, Pernambuco

Tamandaré é uma cidade do Sul pernambucano, localizada a 113 km de Recife, e é um destino para quem gosta de pouco movimento. A cidade é famosa por suas praias tranquilas de águas cristalinas, e por suas piscinas naturais. A praia mais famosa de lá é a Praia dos Carneiros, uma das mais bonitas do Brasil, que tem restaurantes e pousadas próprios e vem se tornando um destino cada vez mais procurado por turistas.

Lençóis Maranhenses, Maranhão

brasil
Biaman Prado/MTur

As dunas de areia e lagoas com águas cristalinas formadas pelas chuvas nos Lençóis Maranhenses tornam o lugar tão belo que já foi várias vezes cenário de filmes. A região dos Lençóis oferece uma paisagem realmente única e surpreendente! É mais uma boa dica para quem busca contato com a natureza e paisagens exóticas.

Maragogi, Alagoas

Pacata e simples, Maragogi se tornou, pouco a pouco, um dos mais desejados destinos do Nordeste. Seu litoral faz a região ser conhecida como o Caribe Brasileiro e suas piscinas naturais quando conhecidas em um bonito dia de sol e em época de maré baixa, surpreendem pelas águas cristalinas e refrescantes.

Aracaju, Sergipe

A capital sergipana mescla ares de uma cidade do interior com os atrativos de uma cidade grande. Aracaju tem uma ótima orla para caminhar, passeios e praias (muitas vezes vazias) com um lindo pôr do sol. A gastronomia com direito ao melhor da culinária nordestina é uma “atração” a não perder na cidade!

Praia do Forte (Mata de São João), Bahia

A Praia do Forte está localizada a cerca de 80 km de Salvador, na Bahia, e é um refúgio para quem busca sossego. É um lugar delicioso para aproveitar o mar, suas paisagens naturais, conhecer o famoso Projeto Tamar e relaxar.

Caraíva (Porto Seguro), Bahia

O acesso um pouco mais trabalhoso do que outros destinos baianos faz com que a pequena Caraíva permaneça como um local bucólico e bem preservado. Andar com os pés na areia e curtir sossegados dias na beira do mar, sem hora para nada, é o maior desejo de quem visita esse vilarejo baiano.

Trancoso, Bahia

Parte do município de Porto Seguro, Trancoso é um distrito encantador, simples e elegante, e hoje muito popular entre celebridades. O lugar tem praias lindas e trechos muito pacatos, quase sem ninguém. O famoso “Quadrado”, no centrinho é o local da cidade que reúne restaurantes e lojinhas.

Itacaré, Bahia

Localizada no Sul da Bahia e a cerca de 70 km de Ilhéus, Itacaré é um refúgio de praias bem preservadas, cercadas pela mata atlântica. É um lugar onde se encontra trechos de praias desertas, que são ideais para quem quer renovar as energias e praias com boas ondas, ideais para quem gosta de surfar.

Lençóis (Chapada Diamantina), Bahia

Lençóis é o nome da cidadezinha mais indicada aos que desejam conhecer as belezas da Chapada Diamantina, na Bahia. Com ruas de pedra e enorme quantidade de atividades, é o destino ideal para quem procura contato com a natureza e quer se desligar das grandes cidades, com direito a mergulhos em cachoeiras refrescantes, passeios por trilhas e um bom acarajé no fim da tarde!

Arraial d’Ajuda (Porto Seguro), Bahia

Indicada para quem procura uma cidade charmosa, na beira do mar, com variedade de restaurantes e pousadas para todos os bolsos, Arraial d’Ajuda faz parte do município de Porto Seguro, onde você encontra desde badalação a muito sossego. Arraial é justamente um meio termo entre os distritos de Porto Seguro, nem tão movimentada como a própria sede (Porto Seguro) e nem tão pacata quanto Caraíva, mas com muito charme, variedade de lojas, boa gastronomia e sol o ano todo.

Morro de São Paulo, Bahia

A um curto trajeto de Salvador está um destino super balado do nosso Nordeste, que ferve de gente no Carnaval e oferece muita tranquilidade fora de temporada. A idílica de Morro de São Paulo tem poucas praias, mas que são lindas e cheias de piscinas naturais.

Barra Grande, Bahia

A vila de Barra Grande é um popular destino na Península de Maraú, na Bahia. O acesso ao local não é tão simples e faz com que o lugar seja um recanto de tranquilidade. Com piscinas naturais, uma vila pequenina e ritmo lento, ela é o ponto de chegada para explorar praias próximas, como a Praia de Taipu de Fora, a Praia de Algodões, e a Praia da Ponta do Mutá. Para quem busca uma viagem ao Nordeste com direito a paisagens naturais e belas praias, a região se encaixa perfeitamente!

Natal, Rio Grande do Norte

Entre o mar e dunas douradas, cresceu Natal, a cidade na “esquina do Brasil”. A capital potiguar é um destino de hotéis com preços razoáveis, gastronomia de primeira e ótimos passeios. É um destino para toda a família, que pode curtir o belo visual do Morro do Careca, curtir um banho na Praia de Ponta Negra e fazer um passeio de buggy, tomar um banho em água doce na Lagoa de Pitangui ou visitar o maior cajueiro do mundo, que é realmente surpreendente!

Olinda, Pernambuco

A cidade de Olinda, vizinha de Recife, possui um centro histórico que atrai turistas todos os anos por seu Carnaval, e suas belezas naturais e urbanas. A cidade tem praias com formações rochosas e, principalmente, cenários urbanos que são uma graça e que podem ser vistos por passeios a pés entre suas ladeiras e ruas de paralelepípedo, enfeitadas por casas antigas e coloridas.

Norte do Brasil

Jalapão, Tocantins

Descoberto por boa parte dos brasileiros há poucos anos, o Jalapão oferece as mais diversas paisagens naturais, entre elas fervedouros de águas cristalinas, cachoeiras e dunas. É um destino lindo e muito diferente, ideal para fugir dos grandes centros urbanos e relaxar dentre as belezas do cerrado. Para quem gosta de aventuras e está disposto a alguns dias em meio a uma natureza rústica, com certeza será uma viagem inesquecível!

Alter do Chão (Santarém), Pará

Alter do Chão ganhou fama mundial ao ser considerada pelo jornal The Guardian como um dos melhores destinos do Brasil. E o título é merecido: a cidade paraense tem mesmo praias dignas dos mais esplendorosos cenários do país e, vale ressaltar, tudo cercado pelo intenso verde amazônico e regado a muita água doce dos rios Tapajós e Arapiuns. O melhor destino do Pará te espera com bancos de areia branquinha, banhos de rio refrescantes, florestas, claro, uma culinária espetacular!

Manaus, Amazonas

Brasil
Mário Oliveira – MTUR

Visitar Manaus é desbravar uma parte da história do Brasil que surpreende e que muita gente não conhece. Rica culturalmente e com uma natureza impressionante, ela pode ser o ponto de partida para desbravar as belezas da floresta Amazônica, conhecer novos sabores e a pluralidade de nosso país. Visitando a cidade, não dá para perder um passeio para admirar o encontro das águas do Rio Negro e Solimões ou uma visita no Teatro Amazonas, símbolo da cultura local.

Sudeste do Brasil

Tiradentes, Minas Gerais

Brasil
Pedro Vilela/MTur

Com um centro histórico charmoso e ruas que são um convite aos passeios ao ar livre, Tiradentes é uma delícia de destino para curtir um pouco de sossego e espairecer. É um lugar de gastronomia invejável, ótimo para não fazer muita coisa e simplesmente aproveitar para estar por lá, descansar e apreciar belas paisagens. O Largo das Forras e a Igreja Matriz de Santo Antônio são dois passeios simples, mas que valem entrar no seu roteiro.

Ouro Preto, Minas Gerais

brasil
Pedro Vilela/MTur

Entre ladeiras e ruas de pedra com casarões coloniais, vive a charmosa Ouro Preto. Destino cheio de história, com igrejas de grande valor cultural e uma ótima estrutura. Localizada a apenas 100 km da capital Belo Horizonte, Ouro Preto é ótima pedida para um passeio de bate e volta e para dias de intenso mergulho na história e arte do Brasil.  É uma cidade muito gostosa para caminhar, comer bem e sentir o tão acalorado acolhimento mineiro.

Poços de Caldas, Minas Gerais

A cidade mineira leva esse nome por sua atração turística mais famosa: suas nascentes e fontes de água vulcânicas que, desde sua descoberta, são usadas em banhos termais para tratamento de enfermidades. Ainda hoje a cidade conta com hotéis que oferecem banhos nas famosas águas por preços acessíveis e uma boa estrutura. É um destino muito conhecido entre os mineiros e que pode surpreender!

Inhotim (Brumadinho), Minas Gerais

A cidade de Brumadinho passou por grandes tragédias, mas é também a casa de um dos maiores acervos de arte contemporânea do mundo, o maravilhoso Inhotim. O local ocupa um enorme espaço na cidade e tem atrações muito diferentes, a céu aberto, com direito a muitas árvores e contato com a natureza, a apenas 60 km de Belo Horizonte. A experiência, que mistura arte e natureza, é fantástica para pessoas de todas as idades e vale entrar na sua listinha de desejos!

Monte Verde, Minas Gerais

Boa dica para quem busca um destino com clima ameno e nas montanhas, Monte Verde está em Minas Gerais, mas fica próxima a São Paulo e é vizinha de Campos de Jordão. A cidade tem trilhas, um centrinho com lojas e restaurantes, e hospedagens ótimas para quem quer paz.

Belo Horizonte, Minas Gerais

brasil
Pedro Vilela/MTur

Moderna e histórica, a capital mineira foi uma das primeiras cidades planejadas do Brasil e reserva aos seus visitantes passeios gostosos ao redor da Lagoa da Pampulha, com direito a construções projetadas por Niemeyer, como a Igreja da Pampulha. Belo Horizonte tem uma gastronomia para ninguém botar defeito e um número incalculável de bares e botecos, em que você pode fazer amizades ou tomar uma boa cerveja.

Paraty, Rio de Janeiro

brasil
Rogério Cassimiro – MTUR

Paraty é uma cidade que agrada a viajantes com gostos distintos. A cidade tem praias lindas e cachoeiras, mas também possui atrações históricas e uma excelente gastronomia. É o tipo de cidade que tem muita variedade de atrativos, ótima para andar a pé na região central e se encantar com a arquitetura dos casarões coloniais e ruas de pedra.

Petrópolis, Rio de Janeiro

brasil
Wania Corredo – MTUR

A cidade imperial é uma delícia para curtir dias de clima ameno e descobrir mais de perto um pouco da história do Brasil. Com bastante verde ao seu redor e atrações como o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont e a cervejaria Bohemia, Petrópolis e a região serrana do Rio de Janeiro são um convite ao sossego, sem deixar a desejar em infraestrutura.

Ilha Grande, Rio de Janeiro

Pertencente ao município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, Ilha Grande tem praias paradisíacas e cristalinas que que se conectam à mata atlântica de uma maneira indescritível. Passear de barco, curtir um mergulho no mar e a difícil tarefa de decidir qual praia visitar movem o dia a dia do visitante por lá. É um ótimo destino para aproveitar um contato íntimo com a natureza e aproveitar algumas das praias mais bonitas do Sudeste brasileiro. Paraty e Ilha Grande receberam o título de patrimônio da Unesco, primeiro sítio misto, como patrimônio cultural e natural do Brasil.

Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

Com trilhas, cachoeiras, morros e muita interação com a natureza, Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro e bem pertinho de Minas Gerais, é um destino para quem quer aproximação com a natureza. A cidade é pequenina e muito legal para quem busca um fim de semana tranquilo, ideal para conhecer a fauna e flora da região e renovar a energias antes de voltar pro dia a dia cheio de atividades

Olímpia, São Paulo

Localizada no Norte do Estado de São Paulo, Olímpia é um lugar famoso por seus parques aquáticos e por suas fontes de água termais, ótimas para relaxar em piscinas quentes, que ficam uma delícia no inverno. A cidade abriga o famoso Thermas dos Laranjais, um dos maiores parques aquáticos da América Latina, com atrações para pessoas de todas as idades!

Brotas, São Paulo

Conhecida pelos amantes de esportes radicais e aventuras, Brotas, no Estado de São Paulo, é um destino para quem busca diversão e contato com a natureza. São diversas as atividades que a cidade proporciona, entre elas a visita a cachoeiras, rafting, arvorismo, percursos em tirolesa, canoísmo, passeios em quadriciclos e muito mais! A cidade está entre os melhores lugares para viajar no Brasil para quem gosta de ecoturismo e esportes. Se você também é fã de novas emoções e aventuras, vale a pena reservar um tempo para conhecer Brotas!

Sul do Brasil

Gramado, Rio Grande do Sul

brasil
Renato Soares – MTUR

Gramado é um dos melhores destinos no Brasil e uma cidade que oferece excelente estrutura, enorme variedade de atrativos, ótima gastronomia e que tem povo acolhedor, tornando a experiência na cidade sempre inesquecível. É um local para pessoas de todas as idades, que sempre tem algo novo para fazer ou uma nova atração para conhecer! É uma cidade que ganhou o gosto dos brasileiros e que sempre vale a pena voltar!

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

brasil
Renato Soares – MTUR

Bento Gonçalves é uma das cidades que faz parte do Vale dos Vinhedos, região vinícola do Rio Grande do Sul. A cidade está a cerca de duas horas de carro de Porto Alegre e oferece lindas paisagens, com direito a muito vinho, espumante, boa gastronomia e uma imersão na cultura dos imigrantes italianos, bastante presentes nessa região da serra gaúcha.

Pomerode, Santa Catarina

Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode está em Santa Catarina e se destaca pela arquitetura em estilo enxaimel, uma técnica de construção popular na Alemanha. Experimentar pratos da gastronomia alemã e cervejas variadas e artesanais está entre os programas tradicionais na pequena cidade. Embora modesta em atrações, a cidade pode render um bom passeio para quem está visitando o Sul do país!

Canela, Rio Grande do Sul

A vizinha de Gramado tem algumas das principais atrações da Serra Gaúcha, como a Cascata do Caracol e a Catedral de Pedra, mas ao mesmo tempo oferece muita tranquilidade e interação com a natureza. É um destino muito gostoso para ser descoberto com calma, com direito a um bom strudel de maçã e chocolates quentes no fim da tarde.

Florianópolis, Santa Catarina

brasil
Caio Vilela/MTur

Capital catarinense, Florianópolis é um destino belíssimo, que mistura natureza e paisagens urbanas. A cidade tem praias para todos os gostos e desejos, seja você um amante do surf ou de praias desertas. Com lagoas, dunas, trilhas diversas, bairros cheios de história e uma gastronomia com pratos como peixes e ostras, é um destino para agradar pessoas de todas as idades!

Blumenau, Santa Catarina

Quem não conhece a Oktoberfest?  É a maior festa fora da Alemanha, Blumenau é um destino sem igual para quem gosta de cervejas. A cidade tem forte ligação com a cultura alemã e europeia e tem edifícios em estilo enxaimel, que tornam um passeio pela cidade ainda mais legal.

Urubici, Santa Catarina

O nome pode soar desconhecido, mas Urubici é um destino da Serra Catarinense, a cerca de 3 horas de carro de Florianópolis. A região tem cachoeiras, cavernas com inscrições rupestres, cânions e montanhas — é um belo destino para se conectar a natureza e esquecer a confusão das grandes cidades. O fato de ser um lugar ainda pouco explorado e ótimo para esportes na natureza são outros bons motivos para incluir Urubici e região em sua lista de próximas viagens!

Foz do Iguaçu, Paraná

brasil
Zig Koch – MTUR

Um dos principais destinos turísticos do Brasil, Foz do Iguaçu guarda um dos grandes tesouros naturais do país: as Cataratas do Iguaçu, Localizadas na divisa com a Argentina, as quedas d’águas tem um volume surpreendente. É um destino inesquecível, que vale a pena visitar ao menos uma vez na vida!

Curitiba, Paraná

Limpa e bem-organizada, a capital paranaense é cheia de parques, ótimos para estar ao ar livre, e atrações muito legais, como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer. É uma capital limpa, com uma superestrutura, bons restaurantes e variedade de hotéis.

Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Cambará do Sul está localizada no Rio Grande do Sul, a cerca de 230 km de Porto Alegre, na região dos Campos de Cima da Serra. A cidade possui cânions com paisagens incríveis, cercados pela mata, como o Cânion do Itaimbezinho e Cânion Fortaleza, que são cartões-postais dessa área cheia de paisagens especiais, mas ainda pouco exploradas e conhecidas por grande parte dos brasileiros.

Nossa é realmente incrível, quantos lugares lindos para conhecer e é tudo nosso. Vamos aproveitar com muito carinho e cuidado para preservar todas essas maravilhas.

Um grande abraço e até a próxima semana!

Selma Cabral 😊

LEIA TAMBÉM
Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x