fbpx

Comportamento, autodesenvolvimento, papo de alma, bugs mentais, conjuntura geo-econômica-política-espiritual-whatever

Self Hacker: aquele/a que “hackeia” os próprios pensamentos, sentimentos, emoções e atitudes, pra criar consciência, despertar, deixar de ser manipulado/a por quem quer que seja, ser efetivamente dono/a de si, ser livre. Bóra?


 

Vou falar aqui (só mais) umas verdades...      

19 de Abril de 2021 

Santiago Gonzalez Carballo

Por Santiago Gonzalez Carballo

Verdades


No artigo anterior, semana passada, sugeri que o/a leitor/a assistisse o filme Especialista em Crise, onde Sandra Bullock faz o papel de marketeira política, mostrando bastidores da campanha eleitoral do candidato à presidência de um país sul americano, hipoteticamente a Bolívia, na ficção. Imagino que alguns leitores possam não ter visto o filme; então, só pra trazer todos pra mesma página, sem dar spoiler, segue uma breve sinopse: 

Clique e Assine o 40EMAIS e ganhe acesso completo ao conteúdo exclusivo do Portal, como Workshops e Mentorias, além de muitos descontos em lojas, restaurantes e serviços!

“O filme revela as conspirações cínicas e batalhas privadas dos consultores políticos de renome internacional, para os quais nada é sagrado e ganhar é tudo que importa. Jane (personagem de Sandra) entra em uma crise pessoal tão intensa quanto as crises que sua equipe explora para impulsionar os números de seu contratante, o candidato.”                 Fonte: cafecomfilme.com.br

O filme mostra em detalhes como são criados (e forjados) fatos, acontecimentos, escândalos, notícias e campanhas; cujo intuito é prejudicar a imagem do candidato opositor e seus índices nas pesquisas eleitorais. Só que essas estratégias também são utilizadas pela equipe de marketing político do opositor, igualmente contratada a peso de ouro. 

A personagem estava cansada desse jogo eleitoral sujo e realmente queria fazer diferente com esse candidato cliente, que era aparentemente bem intencionado e tinha forte apelo popular. Pra saber mais, você deve assistir o filme... Te sugeri isso no artigo anterior. Vai lá!!

Minha intenção é fazer com que você perceba como funciona todo esse teatro eleitoral. Como as verdades são fabricadas, embaladas e distribuídas, como produtos mesmo. E você vai lá e compra! E gosta! E ainda sai propagando pros/as amigos/as!!

Eu já participei da produção de campanhas eleitorais. O jogo é pesado. E no filme, não havia um cenário super tecnológico como o de hoje, com todos os recursos digitais disponíveis... 

Isso é parte da tal guerra mundial de narrativas, uma guerra de verdades, que falei no artigo da semana passada. Informação, contra-informação e desinformação. Pós-verdade, fake news. Nada é sem querer. E vale tudo, porque o que importa é ganhar, como diz a sinopse do filme.

Essa guerra é mundial, não é só aqui. Mas aqui a gente capricha... Essa divisão é proposital: é preciso dividir para poder controlar. Então, quem controla é o político que vence a eleição? Não... Assista o final do filme, você vai entender... Se não entender, assista de novo, até entender... Afinal, eu disse que não daria spoiler aqui.

Estamos divididos? Essa é a intenção. Cultivar o ódio ao adversário. Mas, peraê... Adversários em que? Por que estamos brigando? Porque nos ensinaram que temos inimigos. Somos os galos da rinha, dos apostadores que ficam só assistindo os galos se matando inutilmente. 

Gosto de pensar que vamos todos enxergar a verdade, em breve. É como diz Gabriel Pensador:

“Na minha vida eu vi que a grande verdade é que toda verdade pode ser questionada.

Só duvido de quem chega como dono da verdade, porque essa é a mentira mais contada.

E hoje todos são os donos da verdade; sem ler um texto, sem se aprofundar. 

Todos cansados de tanto cancelar, sem olhar no espelho antes de julgar. 

Muda, que quando a gente muda, o mundo muda com a gente.

A gente muda o mundo na mudança da mente.

E quando a mente muda a gente anda pra frente.”

LEIA TAMBÉM

Santiago Carballo
0 0 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x