Empreender é para todos?


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É muito normal as pessoas sonharem com um negócio próprio, mas será que é para todos? Você já se perguntou se tem o perfil? E como é ter um perfil empreendedor?

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A palavra empreendedor ou empreender foi muito falada durante a pandemia, assim como é também em tempos de crise, e de fato sempre que estamos em dificuldades pensamos em fazer alguma coisa para vender, também conhecido como bicos, freela – (no mundo mais moderno). Nos últimos tempos nunca ouvimos tanto essa palavra, mas empreender é para todos? O que torna uma pessoa empreendedora?

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Nunca nos perguntamos o que é necessário para ser um empreendedor de fato, mas mesmo que a ideia surge da necessidade, para ser um empreendedor é preciso estar sempre antenado as oportunidades de criação e ampliação do seu negócio, e não pensar no negócio apenas para suprir a necessidade momentânea e depois desistir.

Principais características do perfil empreendedor

Claro que é preciso desenvolver ou ter algumas características para quem quer empreender, porque criar o próprio negócio não é uma tarefa fácil, precisa percorrer um longo caminho de muito trabalho e muita persistência, até conseguir os primeiros sinais de sucesso.  Por isso na minha opinião a principal característica é ter muita paixão pelo que você faz.

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Mas como sempre pesquiso muito, assim vocês meus queridos leitores não são obrigados a ficarem apenas com a minha opinião, apesar de já ter percorrido o longo caminho, ter muita persistência, paciência para esperar o tão almejado sucesso, e muita paixão pelo que faço, acho importante ter outras referências.

Então conheci esse blog: https://blog.hotmart.com/pt-br/perfil-do-empreendedor/

Eu gostei porque as características que eles apresentam tem praticamente todas que eu considero   essencial no perfil de quem quer empreender.

Então vamos a elas:

1. Paixão pelo que faz

Este é o principal atributo de um empreendedor de sucesso.

A paixão é o que mantém a determinação e entusiasmo. E fazer as coisas com entusiasmo gera qualidade de vida e satisfação não só profissional, como pessoal.

Um empreendedor está sempre estudando e se aprofundando no segmento que escolheu, se aperfeiçoando cada vez mais.

Fica tudo mais fácil se dedicar quando você ama aquilo que faz.

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É possível até contagiar as outras pessoas com boa energia colocada em seu trabalho.

Sejam clientes, funcionários, parceiros, todos se sentem mais motivados quando lidam com alguém que trabalha com prazer.

Por isso, elegemos a paixão pelo que faz como a primeira característica do perfil do empreendedor.

2. Ética

A ética é um conjunto de valores e princípios que orientam as relações dos indivíduos uns com os outros.

Ter uma boa conduta principalmente no ambiente de trabalho significa que o empreendedor coloca a responsabilidade em primeiro plano.

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Isso faz com que ele adquira o respeito e a credibilidade de todos que estão a sua volta, sem passar por cima de ninguém nem agir de maneira oportunista.

A ética profissional cria um ambiente de trabalho com pessoas preocupadas com a honestidade e transparência, o que gera mais satisfação e produtividade.

Os verdadeiros empreendedores de sucesso são aqueles que conseguem não só o êxito financeiro, mas que permearam seu trabalho e conduziram seus negócios por meio de valores éticos e morais e, assim, impactaram a vida de outras pessoas a seu redor.

3. Resiliência

Muitas pessoas veem a figura do empreendedor como alguém iluminado, com sorte. Mas o que ele precisa mesmo é ser resiliente.

A resiliência é a capacidade com que a pessoa tem de se sustentar ou recuperar ao se deparar com dificuldades ou mudanças bruscas.

No campo do trabalho, a resiliência também significa profissionalismo e inovação frente às adversidades.

É por meio dela que os empreendedores conseguem avaliar todas as condições, serem flexíveis em momentos duros, mas, mais do que isso, serem capazes de buscar novos trajetos para saírem mais fortalecidos após um obstáculo.

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Em outras palavras, a resiliência no perfil do empreendedor é a capacidade de manter o foco e encontrar saídas criativas apesar de tudo.

4. Proatividade

O sucesso não chega para ninguém que fica parado.

Ter um perfil empreendedor envolve ter iniciativa e planejamento.

É muito melhor partir para a ação e antecipar as demandas do que esperar que elas aconteçam para então tomar uma decisão. Isso é usar a proatividade a seu favor.

Esse é um hábito que pode desenvolver e que deve ser cultivado se você quiser ser bem-sucedido em seu negócio.

Por estarem atentas e sempre dispostas, as pessoas proativas conseguem resultados a frente de outras que não conseguem se programar ou agir sem que alguém ordene.

Além disso, pessoas proativas sabem o que é esperado delas e procuram fazer mais, buscando sempre o aperfeiçoamento de seus conhecimentos e habilidades.

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5. Criatividade

A criatividade nada mais é do que a capacidade de criação que uma pessoa possui.

Grandes nomes do empreendedorismo não chegaram aonde estão acompanhando atitudes comuns, que todos costumam ter.

Um exemplo disso é Paula Abreu, que apesar de ter uma carreira consolidada e bem-sucedida, decidiu usar sua criatividade para empreender e assim mudar seu futuro e rumo profissional.

Ou seja, é preciso inovar e criar seus próprios métodos.

Algumas pessoas são mais criativas que outras por natureza, mas a boa notícia é que a criatividade pode ser trabalhada.

É possível estimular seu cérebro com atividades simples para desenvolver uma mente empreendedora e criativa.

Atividades como meditação, praticar esportes, ir a museus ou aprender algo novo são muito importantes para expandir sua mente e ter ideias novas.

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6. Liderança

O aspecto da liderança não pode ser limitado à figura de um chefe.

Um bom profissional que pretender ter o próprio negócio entende que a liderança é a habilidade de inspirar e motivar ações em um grupo de pessoas.

É também possível aprimorar a postura de líder, colocando como prioridades características como abertura para novas ideias, sede por conhecimento e equilíbrio emocional.

E ainda valorizar a opinião e vontade do grupo sempre que possível, considerando que todos são importantes para alcançar os objetivos desejados.

Assumir projetos é também ter muita responsabilidade e é isso que prezam os grandes líderes.

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7. Paciência

A paciência é uma importante aliada no perfil do empreendedor de sucesso.

É comum ficar na ansiedade por resultados, afinal, você quer que seu negócio dê certo rápido.

Mas, uma boa dose de paciência é o que muitas vezes garante o brilho futuro da empresa.

Isso porque manter a serenidade e o equilíbrio até mesmo nas situações mais difíceis garante a continuidade de seus negócios.

Você evita tomar atitudes precipitadas e consegue encarar todo o processo como um aprendizado. Além de compreender e empregar melhor seu tempo, utilizando-o em seu benefício.

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8. Ambição

Muita gente confunde ganância com ambição, mas elas não querem dizer a mesma coisa.

Enquanto a ganância é uma vontade exagerada de possuir tudo e de maneira egoísta, a ambição é uma motivação para conquistar aquilo que você deseja.

Ser uma pessoa com ambições quer dizer que você tem metas e propósitos.

Um empreendedor utiliza sua ambição como um estímulo.

A ambição deve ser sempre dosada, para funcionar mais como um potencializador de suas metas e ações. É bom saber onde você quer chegar para focar no como.

Por isso, com ela devem vir juntos doses de coragem e organização, bem como força de vontade e confiança nos próprios sonhos e potencial.

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9. Autoconfiança

Se você quer ter seu próprio negócio é preciso muito acreditar em si mesmo.

O medo é um grande inimigo dos empreendedores. Ele permite que muitas boas ideias fiquem pelo caminho apenas por falta de confiança.

As dúvidas poderão surgir pelo caminho, mas trabalhar a autoconfiança é essencial para fortalecer suas capacidades.

É por meio dela que você encontra a força para tomar as decisões e realizar os projetos.

E como ter a credibilidade de clientes, parceiros e funcionários se você mesmo não se sentir seguro de seus atos?

Orgulhar-se de si mesmo e saber de sua capacidade, transformando os pontos fracos em pontos fortes, são traços do perfil do empreendedor e de pessoas determinadas ao sucesso.

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10. Ser persuasivo

No empreendedorismo, a persuasão é ligada ao modo de relacionamento com as pessoas.

Ser uma pessoa persuasiva vai muito além de convencer alguém ou vender bem um produto ou uma ideia.

Essa é uma característica própria de quem tem relacionamentos estratégicos, sabe lidar e inspira as outras pessoas.

Pesquisar, desenvolver argumentos e ser firme em seus propósitos contribuem na hora de transmitir suas ideias e obter a confiança dos outros.

Empreendedores de sucesso são pessoas que têm visão e habilidades de comunicação que convencem as outras com boas ideias e ações, transformando o seu entorno.

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Características e competências

É muito importante destacar a diferença entre os termos característica e competência.

Muitas pessoas já têm os atributos citados aqui como características inerentes ao perfil do empreendedor, ou seja, já têm esses traços em sua personalidade de forma natural.

Mas, muitas outras são competências, em outras palavras, habilidades que podemos desenvolver a partir de prática cotidiana.

Por exemplo:

Se uma pessoa tem como característica de sua personalidade ser extrovertida, ela costuma ter facilidade de relacionamento e comunicação com outras.

Entretanto, a boa comunicação é uma competência que pode ser desenvolvida pelos profissionais, até mesmo aqueles que são mais tímidos em sua personalidade.

Nós citamos aqui as principais características elencadas a partir de observação de perfis de grandes empreendedores, e como você deve ter percebido, muitas delas podem ser trabalhadas.

É claro que não é necessário que você reúna todas, afinal, as pessoas são diferentes e isso é ótimo.

A maior virtude mesmo de um bom empreendedor é estar pronto para arriscar e colocar em prática as ideias sobre seu negócio. Mas é preciso dar o primeiro passo.

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Acho que dá para entender e saber se você tem perfil um perfil empreendedor certo?

E além de ser colunista aqui do 40emais eu também faço Mentoria para novos negócios e estou à disposição caso alguém precise ok?

Basta enviar mensagem através do Portal e marcamos para conversar.

Grande abraço e até semana que vem 😊

Selma Cabral

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Segundo Tempo com Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

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