Segundo o autor do livro “As cinco linguagens do amor”, Gary Chapman, existem cinco formas de expressar amor por uma pessoa, ou seja, cinco linguagens do amor. São elas:
- Palavras de afirmação
- Tempo de qualidade
- Presentes
- Atos de serviço
- Toque físico
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Segundo ele, para que uma pessoa se sinta amada, é muito importante que o outro fale a principal linguagem de amor dessa pessoa. E como descobrir qual é a linguagem de amor do seu marido, esposa, namorado, namorada, irmão, irmã, pai, mãe, amigos?
Fazendo perguntas como:
- Como ele/ela costuma expressar amor?
- Do que ele/ela reclama com mais frequência para as pessoas que ama?
- O que ele/ela pede com mais frequência?
Se a resposta à pergunta “Como ele/ela costuma expressar amor?” for, por exemplo:
- Ele/Ela expressa amor quando fala que me ama, o quanto sou importante para ele/ela, provavelmente a linguagem de amor dele/dela seja palavras de afirmação.
- Ele/Ela expressa amor quando dedica um tempo para passar comigo, me convida para almoçar ou jantar, provavelmente a linguagem de amor dele/dela seja tempo de qualidade.
- Ele/Ela expressa amor quando compra presentes com frequência para me agradar, provavelmente a linguagem de amor dele/dela seja presentes.
- Ele/Ela expressa amor quando conserta algo que não funciona em casa, cuida do cachorro, cozinha para mim, limpa a casa, cuida do carro e do jardim, provavelmente a linguagem de amor dele/dela seja atos de serviço.
- Ele/Ela expressa amor quando gosta de andar de mãos dadas, gosta de me abraçar, gosta de me tocar quando fala, provavelmente a linguagem de amor dele/dela seja toque físico.
Para descobrir qual sua linguagem do amor, faça as seguintes perguntas:
- Como costumo expressar amor?
- Do que reclamo com mais frequência para as pessoas que amo?
- O que peço com mais frequência?
Agora que você já conhece o caminho para descobrir qual a linguagem de amor das pessoas que ama e a sua, convido você a identificar essas linguagens.
Feito isso, terá condições para exercitar a linguagem de amor dessas pessoas, mesmo que seja somente uma ou duas vezes por semana.
É essencial também falar para a pessoa que ama ou com quem convive qual é a sua linguagem de amor, a fim de que ela tenha a oportunidade de praticar esta linguagem com você. Vamos praticar?
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|