A palavra empatia tem inúmeros significados, mas pode ser definida como a capacidade que uma pessoa tem em sentir e perceber o que outra pessoa sente se estivesse em uma determinada situação. É algo que construímos ao longo da vida, pois trata-se de uma maneira de praticar o não julgamento por aquilo que uma determinada pessoa fez que pode provocar benefícios ou malefícios a uma outra pessoa ou a ela mesma.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Julgar pode ser algo que fazemos todos os dias de maneira automática, pois estamos analisando o comportamento das pessoas que nos relacionamos. Pode parecer estranho, mas é como se fossemos juízes o tempo todo de nós mesmos e dos outros.
Quando julgamos o comportamento dos nossos pais com relação a nós, não praticamos a empatia por eles e deixamos de olhar para a infância deles e para a maneira que foram cuidados pelos seus pais, ou seja, nossos avós paternos e maternos.
Da mesma forma, quando julgamos um comportamento de um(a) companheiro(a) em um relacionamento amoroso, também deixamos de ter empatia para entender o que motivou essa pessoa a se comportar de determinada maneira, pois pode estar repetindo comportamentos dos seus pais e antepassados.
No filme “Nasce uma estrela”, versão lançada em 2018, Ally tem empatia pelo seu marido Jack quando o apoia no tratamento dos vícios de álcool e drogas. Um filme muito interessante, pois mostra como um filho, por amor cego aos pais, tem lealdade a eles os seguindo na morte, de acordo com o pensamento sistêmico de Bert Hellinger, criador das Constelações Familiares.
A empatia é algo que adquirimos com o autoconhecimento e com as experiências que temos ao longo da vida quando observamos os comportamentos das pessoas que amamos e convivemos, seja na vida pessoal ou profissional. Quando a praticamos amamos e agimos de maneira mais consciente. Isso pode proporcionar mais leveza na vida e nos relacionamentos profissionais, familiares e afetivos.
Escrevo mais sobre Constelação Familiar e a visão sistêmica na minha coluna deste site: https://40emais.com.br/colunas/elis-borsoi/ . Nela há mais de 50 textos que podem ser acessados gratuitamente.
Para saber mais sobre meu trabalho como Terapeuta Sistêmica Familiar, Consteladora Familiar, Autora, Praticante da PNL e Coach, acesse o site: https://www.elisborsoi.com. Atendimentos online.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|