Quando falamos de planejamento pensamos logo em objetivos como viagens, férias ou compra de algo que queremos muito como carro, casa ou apartamento, mas o planejamento também pode ser utilizado para realização de coisas do dia-a-dia como ir a academia, almoço, horário para se deitar a noite, estudos, passeio no fim de semana, atividades e entregas no trabalho.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Segundo o dicionário “Aurélio”, planejamento é o ato ou efeito de planejar. É o processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações, visando à consecução de determinados objetivos. Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim.
A melhor maneira de se planejar é escrevendo num caderno ou em um bloco de notas / outra ferramenta de um celular ou computador pessoal, pois deixá-lo apenas na memória pode ficar perdido, desorganizado e futuramente esquecido.
Uma orientação que gosto de dar para meus clientes online de coaching que me procuram com o objetivo de realizar objetivos importantes é escrever o objetivo macro, para depois ir refinando em pedaços e pequenas etapas. Por exemplo, se for um objetivo para ser realizado em um ano, divide-se este objetivo em pequenos 12 objetivos mensais e estes, por sua vez, são divididos em objetivos menores com suas atividades especificas para que as ações também entrem neste processo. O cumprimento de cada ação é fundamental para que os pequenos objetivos e o macro sejam atingidos no prazo especificado. É claro que podem surgir percalços ou mudanças pelo caminho, neste caso, oriento a mudar a estratégia para trazer uma nova rota e consequentemente um novo caminho.
Escrevo mais detalhes sobre isso no livro: “Inner Dev® – como desbugar sua mente” – Ed Albatroz, 2019. Desbugar vem com o sentido de minimizar os bugs da mente para mudar comportamentos e assim, começar a realizar o que se deseja. O método Inner Dev®, que significa desenvolvimento interior é decomposto em 5 fases (SIDRA – Sonhar, investigar, Desenvolver, Realizar e Acompanhar). Em cada fase detalho e dou exemplos de situações que aconteceram comigo e com alguns clientes que atendi de maneira online.
Quando conseguimos realizar as atividades do planejamento do objetivo que foi definido no início do processo, nasce a realização. O fato de escrever o planejamento faz muita diferença, pois é possível constatar o que foi feito. Isso traz a sensação de dever cumprido. Por outro lado, quando não realizamos pode surgir a frustração e consequentemente ansiedade e outros sentimentos ou emoções prejudiciais à saúde física e mental.
Para saber mais sobre meu trabalho como Coach de Vida, Terapeuta Familiar e escritora, acesse o site https://www.elisborsoi.com/ . Nele você encontra também vários canais para entrar em contato comigo para agendar seu atendimento online.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|