O Santos inicia sua caminhada na Copa Sul-Americana nesta terça-feira (4), às 21h30, ao enfrentar o Blooming, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
O Peixe conheceu os adversários na competição na última segunda-feira (27), em sorteio realizado na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai.
Além do Blooming, o Santos terá pela frente nesta fase de grupos o Newell´s Old Boys, da Argentina (2 de maio, fora de casa, e 6 de junho, na Vila), e o Audax Italiano, do Chile (20 de abril em casa e 24 de maio, fora) – sendo que, este último, o Alvinegro nunca enfrentou.
O mais tradicional, sem dúvida, é o Newell´s, que em outros tempos já foi até finalista de Libertadores – em 1992, o time comandado por Marcelo Bielsa perdeu nos pênaltis para o São Paulo de Telê Santana.
Faz tempo que o Peixe não enfrenta os argentinos de Rosário, um habitual caldeirão. As duas últimas vezes, por sinal, aconteceram por lá, em amistosos: em 1961 (empate por 1 a 1) e em 1977 (vitória por 4 a 1).
No total, foram quatro confrontos diante do Newell´s. Os dois primeiros aconteceram em 1956, no Brasil, pelo Torneio Internacional da Federação Paulista de Futebol, com triunfos do Peixe: 4 a 2 na Vila Belmiro e 5 a 2 no Pacaembu.
Já diante do Blooming, os duelos são mais recentes. Ou nem tanto assim, pois já se vão 16 anos dos dois únicos encontros entre brasileiros e bolivianos, em 2007.
Os jogos foram válidos pela fase preliminar da Libertadores, com dois triunfos santistas. No primeiro, 1 a 0 em Santa Cruz de la Sierra, mesmo palco do jogo desta terça.
No segundo, goleada por 5 a 0 na Vila Belmiro e classificação assegurada para a equipe então comandada por Vanderlei Luxemburgo, que chegou às semifinais da competição e acabou eliminada pelo Grêmio. Por sinal, o Santos fechará a fase em casa diante do Blooming, em 29 de junho.
Novidades
As 32 equipes foram divididas em oito grupos com quatro times cada. O primeiro colocado de cada chave avança automaticamente às oitavas de final.
A novidade está na chance dada aos segundos colocados de seguir adiante na competição: superar os terceiros dos grupos da Libertadores.
Há também o ganho econômico. Pela primeira vez, a Conmebool dará premiação em dinheiro por vitória obtida na fase de grupos: US$ 100 mil (cerca de R$ 506,3 mil). Um grande estímulo para um time que, infelizmente, perdeu o hábito dos triunfos.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|