Assisti recentemente ao filme “Ella e John” (Netflix) e tive alguns insights com relação a importância de vivenciarmos o caminho ao invés de focar apenas no destino. Este filme mostra muito isso. O casal Ella e John decide viajar em um motorhome até Key West (Flórida – EUA) para conhecer a antiga casa do escritor Ernest Hemingway.
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Durante esta aventura o casal passa por momentos importantes de autoconhecimento e descobertas do passado. O mais interessante é que as cenas dos momentos na casa do escritor são as que menos me interessei no filme. As cenas após a visita também são muito marcantes, pois continuam a viagem de descobertas, autoconhecimento e conhecimento um do outro.
Após terminar este filme me lembrei de outro: “Poder Além da Vida” (Youtube), que assisti durante minha primeira formação em coaching em 2013.
Este filme narra a história de Dan Millman, um ginasta muito entusiasmado pelo que faz e tem o sonho de participar das olimpíadas. Dan é um jovem materialista que tem tudo: dinheiro, mulheres, amigos e muitos troféus. Dan conhece Sócrates, um sábio e dono de um posto de gasolina, após ter mais uma noite de insônia. Após isso, Dan começa a viver sua jornada de autoconhecimento.
Neste filme tive os seguintes aprendizados:
-
- Foco no presente: Sócrates mostra ao Dan que ele precisa esvaziar a mente e viver intensamente o presente, o momento, viver o aqui e o agora.
- Cortar todos os laços de arrependimento e medo que viveu no passado e que poderá viver no futuro.
- Perguntas Poderosas: Sócrates faz perguntas ao Dan para gerarem reflexão como “Você é feliz?”, “Se você não entrar na equipe olímpica, o que vai fazer?
- Propósito de Vida: Sócrates diz para o Dan: “Tudo tem um propósito de vida, descubra você qual é”.
- As perguntas são as respostas: Sócrates diz para o Dan quando ele começa a fazer muitas perguntas a ele: “Encontre as respostas que estão dentro de você”. “Precisamos ser responsáveis por nossas ações”.
- Foco no Resultado / Viver a vida: Sócrates diz para o Dan: “Sabedoria é agir”, “Não existe tristeza na morte, o triste é que as pessoas não aproveitam a vida”. “Um guerreiro não desiste daquilo que ama. Ele acha o amor no que faz”
- Pensamento Positivo: Sócrates diz para o Dan: “A vida é uma escolha, você pode escolher ser uma vítima ou o que quiser”. “Um guerreiro age, um tolo reage”.
Acredito que o maior aprendizado que tive com esses dois filmes foi que o mais importante que o destino é o caminho, pois é nele que vivemos o presente, aprendemos e evoluímos como pessoa e profissional. O destino é um resultado que pode ser o esperado ou não. E esse resultado pode ser mudado com novos comportamentos e escolhas mais conscientes que fazemos todos os dias ao longo da vida.
E agora eu pergunto para você: O que é mais importante, o destino ou o caminho?
Recomendo fortemente estes dois filmes para que você consiga responder essa pergunta de uma maneira mais leve com exemplos práticos.
Caso queira saber mais sobre aprendizados e praticar o autoconhecimento, sugiro a leitura do livro que escrevi: “Inner Dev – Como desbugar sua mente”, (Editora Albatroz, 2019).
Acesse o site abaixo para adquiri-lo (livro físico ou e-book):
https://www.elisborsoi.com/como-desbugar-sua-mente
Se preferir um livro físico autografado por mim, você me encontra nas redes socais informadas no site: https://www.elisborsoi.com/. Terei um enorme prazer eu enviar um livro autografado para você.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|
Gostei muito do “Poder além da vida”. Excelente indicação!