Por dentro das próximas tendências no Turismo e nas Viagens


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É sempre muito importante acompanhar todas as tendências isso em qualquer área que atuamos, e é valido para o turismo. Entender como tudo interfere nesse ou naquele modo de viajar ou de fazer qualquer coisa, porque esse ou aquele destino vira tendência e porque tudo que acontece no mundo, desde a evolução dos transportes, as novas tecnologias, mudanças climáticas, pandemias, guerras, catástrofes, tudo absolutamente tudo interfere no modo das pessoas viajarem e, portanto, no nosso modo de operação e de escolhas desse ou daquele roteiro, local e como vamos promover experiências aos nossos turistas é necessário.

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É por isso e muito mais que sempre acompanho tudo que acontece, o que tem de novidades e essa semana encontrei nesse site simplesmente tudo que tem de mais atual, não importa em que área do turismo você atue, o que importa é estar sempre por dentro de tudo que acontece. Certo?

E claro que vou compartilhar tudinho com todos vocês:

Os fatores responsáveis pelas próximas tendências turísticas:

Uma tendência pode ser definida como uma mudança generalizada em uma situação ou comportamento ou uma direção geral na qual as coisas estão acontecendo. Vários desenvolvimentos no turismo levaram a mudanças no comportamento do consumidor e nos processos de negócios, o que significa que eles são responsáveis pelas tendências emergentes do turismo.

Um desses desenvolvimentos foi uma mudança fundamental na forma como a tecnologia é usada, especialmente sobre inteligência artificial e aprendizado de máquina. Isso levou ao aumento da adoção de robótica e tecnologia baseada em IA em hotéis. Também levou a mudanças no comportamento do cliente por meio do aumento do controle de voz e da pesquisa.

Após a pandemia do COVID-19, os viajantes ainda se concentram mais na higiene e segurança, precisando de pagamentos sem contato e trabalho remoto. Enquanto isso, as preocupações ambientais somaram-se à abordagem local de muitos clientes e deram origem a tendências relacionadas a alimentos orgânicos e viagens ecológicas.

É importante seguir as tendências atuais do turismo em resposta ao aumento das ações do consumidor devido à pandemia coronariana. No entanto, a maioria dos padrões surgiu de mudanças mais gerais no comportamento do cliente. Abaixo, você pode ver os desenvolvimentos gerais em hospitalidade e as formas que servem como resposta à pandemia de coronavírus. Existem várias tendências do turismo baseadas em mudanças mais gerais no comportamento do consumidor, como a necessidade de alimentos e bebidas saudáveis e orgânicos, sustentabilidade, atendimento personalizado, a crescente demanda por digitalização e o uso de tecnologia.

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1. Tendências de Turismo de Segurança e Higiene:

Quer se trate de companhias aéreas, cruzeiros, hotéis, restaurantes ou bares desde o surto de COVID, os padrões de segurança e higiene têm sido primordiais. Pensando nisso, várias tendências do turismo estão relacionadas a isso, como aumento da limpeza, assentos socialmente distanciados, fornecimento de gel para as mãos e aplicação de máscaras em alguns ambientes.

Esta é também agora uma parte vital do marketing turístico, com as empresas a necessitarem de clarificar as suas políticas e medidas de higiene e segurança para manter os clientes seguros. A ameaça do COVID fez com que as pessoas ficassem mais relutantes em viajar e visitar pontos turísticos, então elas devem ser convencidas de que é seguro.

2. Crescimento dos pagamentos sem contato:

Os pagamentos sem contato têm sido um item básico em tecnologia no turismo por algum tempo agora. Ainda assim, o surgimento de opções como Google Pay e Apple Pay ajudou a levar isso para o próximo nível, o que significa que os clientes não precisam carregar um cartão de débito ou crédito para pagar refeições, estadias em hotéis, transporte e outros serviços.

Permitir pagamentos sem contato permitiu que as empresas de turismo reduzissem o atrito e melhorassem a velocidade dos check-ins e check-outs. Isso também significa que as mercadorias podem ser pagas rapidamente, incentivando compras espontâneas. Com o coronavírus, os pagamentos sem contato estão em maior demanda do que nunca, pois funcionários e clientes geralmente preferem evitar o manuseio de dinheiro.

3. Pesquisa por voz e controle de voz:

Com alto-falantes inteligentes domésticos crescendo em popularidade e assistentes móveis como Siri, Google Assistant e Bixby, mais clientes do turismo estão recorrendo à pesquisa por voz. Para quem está na indústria do turismo, é importante capturar esses hóspedes estruturando o conteúdo do site adequadamente para que apareça na pesquisa por voz e permita reservas por voz.

As informações turísticas são uma parte fundamental da experiência do cliente com muitas empresas, e o controle de voz e a IA podem ser inestimáveis aqui. Além disso, os quartos de hotel podem incluir alto-falantes inteligentes ou outros dispositivos IoT compatíveis com controle de voz, permitindo que os usuários liguem e desliguem os dispositivos com mais facilidade ou alterem as configurações em seus quartos.

4. Tendências do Turismo em Realidade Virtual:

A realidade virtual é outra das principais tendências do turismo que está revolucionando o setor, e capitalizar a tecnologia pode lhe dar uma vantagem sobre os rivais que ainda não a adotaram. Os clientes podem experimentar interiores de hotéis, interiores de restaurantes, atrações turísticas ao ar livre e muito mais em suas casas por meio de tours VR online.

Crucialmente, eles podem fazer isso na fase de tomada de decisão da jornada do cliente. Essa pode ser a diferença entre os clientes que concluem uma reserva ou desistem. A RV é especialmente útil após o COVID, onde os clientes podem precisar de incentivo extra para seguir em frente com seus planos.

A maioria dos passeios de VR modernos é baseada na web e pode ser visualizada por meio de qualquer navegador da web convencional. A qualidade do passeio VR e a extensão da imersão podem ser melhoradas ainda mais por meio de headsets VR.

5. Viagem Individual:

As viagens de lazer eram um assunto de família ou algo que os casais faziam juntos. Embora esse ainda seja o caso de muitos, mais e mais pessoas estão optando por seguir por conta própria. Desfrutar de uma viagem solo não é mais tão incomum, e as tendências turísticas refletem cada vez mais isso. As necessidades dos viajantes individuais são diversas. Alguns querem viajar sem a distração de um companheiro. Outros são jovens solteiros em busca de atividades sociais ou para encontrar um parceiro. Alguns idosos viúvos até usam estadias de longo prazo em hotéis ou cruzeiros como uma alternativa luxuosa aos cuidados convencionais de idosos. Essas tendências de turismo devem crescer cada vez mais.

6. Viagem Ecológica:

As preocupações e costumes da base de clientes influenciam fortemente as tendências do turismo. À medida que uma nova geração se torna cada vez mais relevante no mercado, os ideais que orientam suas decisões de compra criam tendências turísticas. As viagens ecológicas são apenas um exemplo dessas tendências do turismo, refletindo uma preocupação crescente entre os viajantes de hoje por opções de turismo éticas e sustentáveis. As viagens ecológicas incluem mudanças simples, como a disponibilização de créditos de carbono ao reservar um voo ou a opção de alugar um veículo elétrico em vez de um veículo convencional. Exemplos mais sofisticados podem incluir o turismo com um elemento voluntário, talvez trabalhando em uma reserva natural ou engajando-se em trabalhos de conservação.

7. Experiência local:

Os turistas de hoje não querem ficar isolados dos lugares que visitam dentro de uma bolha cultural. Eles querem se envolver e participar da cultura local. Desde desfrutar da culinária local até celebrar festivais e feriados regionais, as experiências locais devem se tornar algumas das principais tendências turísticas a serem observadas. Um exemplo de experiência local popular seria visitar o Japão durante um grande festival, alugar roupas japonesas formais para vestir, consumir iguarias regionais e participar de jogos tradicionais ou atividades culturais. Outra pode ser uma longa estadia com uma família anfitriã no país de destino para aprender mais sobre a cultura local.

8. Personalização:

Você provavelmente está familiarizado com os anúncios que aparecem nas mídias sociais e em alguns outros sites, anúncios relacionados a coisas que você viu ou comprou online. Este é apenas um exemplo de personalização. também em turismo de marketing de forma mais eficaz, a personalização pode ser aplicada a todos os aspectos da experiência do turista. Os consumidores de hoje esperam experiências que se aproximem de suas preferências, de destinos a acomodações e atividades nas quais se envolverão. Quanto mais uma experiência puder ser adaptada aos desejos e expectativas de um cliente, maior será a probabilidade de ele retornar e usar o mesmo serviço novamente.

9. Robôs, chatbots e automação:

Um dos exemplos mais atraentes dessas tendências específicas do turismo é Connie, a concierge-robô da cadeia de hotéis Hilton. Outros hotéis também aderiram à tendência da equipe robótica, instalando robôs interativos para lidar com certas tarefas de recepção ou até mesmo servindo comida e bebida aos visitantes. No entanto, esse tipo de aplicativo inovador está longe de ser o único. Muitos clientes agora reservam suas viagens e acomodações com a ajuda de chatbots da Internet, IA especificamente personalizada, que podem lidar com dúvidas e ajudar os clientes com informações úteis quando os operadores humanos não estão disponíveis.

10. Inteligência Artificial:

Assim como os chatbots mencionados acima, a inteligência artificial está se tornando cada vez mais importante para a indústria. A tecnologia de aprendizado de máquina agora está firmemente enraizada no marketing do setor de turismo, com a IA ajudando a personalizar a experiência de encontrar e reservar passeios e viagens. A IA também é cada vez mais valiosa em contextos como quartos de hotel inteligentes, identificando as prováveis necessidades dos hóspedes e ajustando o ambiente e os serviços para atender às necessidades e preferências do hóspede. A inteligência artificial está encontrando aplicações em todos os lugares, desde o atendimento ao cliente até a segurança. As tendências futuras do turismo de IA a serem observadas podem incluir veículos autônomos e guias virtuais para o turismo.

11. Tecnologia de Reconhecimento:

A tecnologia de reconhecimento é uma daquelas cada vez mais importantes viagem e Turismo tendências que estão começando a aparecer em muitas áreas diferentes. Uma das aplicações de tecnologia de reconhecimento mais familiares para um viajante frequente é o banco de portões automáticos em algumas fronteiras. Os portões podem ler os dados do passaporte ou carteira de identidade do viajante e compará-los com o rosto usando uma câmera e tecnologia de reconhecimento facial. A tecnologia de reconhecimento é uma das grandes tendências do turismo na indústria hoteleira, com o reconhecimento de voz se tornando cada vez mais popular como método de controle em quartos de hotéis inteligentes.

12. Internet das Coisas (IoT):

A IoT é relevante para muitas tendências do turismo. Os dispositivos IoT são dispositivos equipados com um microprocessador e conectividade digital, permitindo que eles se conectem e sejam controlados pela Internet. Os dispositivos IoT incluem sistemas de aquecimento e refrigeração, sistemas de entretenimento e outros itens frequentemente encontrados em um quarto de hotel, dando origem a “inteligente” Quartos de hotel. A IoT também é usada para integrar serviços em uma hospitalidade a configuração, por exemplo, permitindo aos hóspedes reservar atividades (uma sessão no spa do hotel, nadar na piscina, treinar no ginásio etc.)

13. Realidade Aumentada (RA):

Onde a RV simula ambientes e experiências inteiras, a realidade aumentada combina experiências do mundo real e elementos virtuais. Um exemplo familiar seria o jogo para smartphone Pokémon Go, onde criaturas imaginárias são sobrepostas em imagens em tempo real do ambiente do jogador. Na indústria do turismo, isso é muito útil: em vez de monstros fantasiosos. Aplicativos de smartphones AR podem mostrar aos turistas informações sobre a área que estão explorando. Podem ser detalhes históricos sobre edifícios e pontos de referência ou listagens e menus para locais de entretenimento e restaurantes locais. Os museus usam AR cada vez mais, permitindo que os visitantes visualizem artefatos com sua aparência original como uma sobreposição virtual. Outros aplicativos de realidade aumentada podem incluir mapas virtuais habilitados para internet.

14. Alimentos Saudáveis e Orgânicos:

Comida saudável e o tipo de comida consumida pelos turistas costumavam ser antônimos na mente de muitos viajantes, com as férias tradicionalmente representando uma chance de quebrar a dieta e se deliciar com guloseimas proibidas. Os viajantes de hoje sabem que delicioso e nutritivo não são conceitos exclusivos. A procura de uma cozinha de excelência com vista a uma melhor nutrição impulsiona as novas tendências do turismo. O turista moderno quer saber que sua comida é tão saudável quanto deliciosa. O movimento de alimentos orgânicos também afeta as tendências do turismo, com mais restaurantes e hotéis oferecendo opções orgânicas. Outras dietas especiais também estão representadas.

15. Experiência do Cliente 2.0:

Claro, a experiência do cliente sempre foi fundamental para a indústria do turismo. Com novas tecnologias e uma gama cada vez maior de opções turísticas, melhorar a experiência do cliente nunca foi tão vital. Na análise final, a experiência do cliente vai fazer ou quebrar o seu negócio. Ajustar a experiência pode fazer a diferença entre criar um cliente leal que impulsiona seus negócios por meio do boca a boca e um que desiste na fase de reserva. Tudo, desde a interface web onde seus clientes reservam suas viagens até o último dia de viagem, deve ser o mais agradável possível.

16. Realidade Virtual e Viagens no Metaverso:

A realidade virtual e as viagens metaversas estão entre as tendências turísticas mais importantes que a indústria está tentando capitalizar. A tecnologia de realidade virtual permite a recriação de ambientes do mundo real em um ambiente digital, o que permite que os clientes tenham uma noção de como é um local antes de fazer a reserva. O metaverso leva isso para o próximo nível, permitindo interações sociais dentro deste ambiente digital. Isso significa que as reservas podem ser feitas durante a exploração e os clientes podem se comunicar com agentes de viagens ou outros viajantes em potencial.

17. Opções de viagens nostálgicas:

As tendências do turismo também estão sendo cada vez mais impactadas por uma sede generalizada de nostalgia entre o público, e as opções de viagens nostálgicas representam uma oportunidade significativa para os negócios. A nostalgia pode informar as decisões de viagem de várias maneiras, como um anseio por tempos mais simples e encorajar os viajantes a reservar viagens para locais remotos. Alternativamente, a nostalgia pode fazer com que os viajantes se concentrem em viagens domésticas, principalmente em lugares que visitaram quando eram mais jovens. Alguns viajantes também podem se concentrar em destinos com os quais têm uma conexão estabelecida há muito tempo, como por meio de filmes de que gostaram, videogames que jogaram ou músicas que amam.

Fonte: https://www.revfine.com/pt/tendencias-do-turismo/

Espero que todos gostem dessas novidades e comecem a pôr em prática nos seus negócios, porque é um caminho sem volta minha gente, ou ficamos por dentro do que acontece principalmente em tecnologia ou vamos morrer na praia. Então que tal começar a se atualizar hoje?

Uma ótima semana a todos!

Grande abraço 😊

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

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Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.

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