Se perguntarmos para uma pessoa sedentária, o motivo pelo qual não realiza uma atividade física, com certeza ela terá inúmeras respostas para justificar a inatividade física. sedentarismo
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Em seus pensamentos virão diversos obstáculos. Mas será que é realmente por esses motivos que ela não se movimenta? Ou será que a pessoa está analisando a prática da atividade física somente sobre um aspecto?
Na maioria das pesquisas que questionam o porquê das pessoas não realizarem exercícios físicos, os principais itens apontados são: falta de tempo, cansaço, preguiça, desmotivação, falta de resultado, motivos econômicos.
Para cada um desses itens que aparecem como impeditivos para o início de uma rotina de exercícios físicos, há outra maneira de enxergar, um outro ponto de vista que levará à quebra dessas objeções.
Abaixo alguns exemplos para reflexão:
Falta de tempo: realmente a rotina é corrida para a maioria das pessoas, trabalho, família, estudos, lazer, entre tantos outros afazeres.
Mas será que realmente é impossível dedicar pelo menos 40 minutos do dia para cuidados com a saúde?
Talvez ao reduzir os ladrões de tempo, como redes sociais ou tarefas menos importantes, possivelmente você conseguirá trocar esse tempo desperdiçado pelo tempo da prática do exercício.
Outro aspecto que deve ser ressaltado é que a prática de exercício físico gera efeitos positivos no cérebro e traz mais disposição e atenção mental, dessa maneira o praticante ficará mais produtivo, e isso possibilitará ser mais efetivo em algumas tarefas cotidianas, e assim realizar mais tarefas em menos tempo
Falta de resultados: Muitas vezes as pessoas começam e param por não alcançarem os resultados esperados com a prática de exercício físico. Mas será que não obtiverem resultados, ou estabeleceram metas errôneas?
Estabelecer uma meta impossível ou demasiadamente grande é um enorme erro, pois cria-se uma expectativa de resultados fora da realidade possível. E geralmente o esperado nessa expectativa criada, é que o resultado seja alcançado em um curto espaço de tempo. Isso tudo gera frustração e faz com que você desista da prática.
Um outro modo de ver é, fracionar as metas. Valorize os pequenos ganhos que o exercício físico traz de imediato para sua vida como: melhora na disposição, na qualidade do sono, a pele fica mais viçosa, as primeiras gramas perdidas, menos dores, entre tantas outras mudanças. Dessa maneira o cérebro entenderá que o exercício físico proporciona benefícios, você mantém constância, o hábito é adquirido e as metas, pouco a pouco vão sendo atingidas.
Preguiça: essa objeção muitas vezes é a maior responsável por uma vida sedentária. Isso ocorre porque nossa mente tem a tendência de preservar o gasto de energia. Nossos antepassados precisavam poupar energia, para que pudessem sair por dias seguidos em atividades de caça e fuga pelas savanas. Mas atualmente, ao longo do dia gastamos pouca energia e consumimos calorias em excesso, e isso nos leva à acomodação. A preguiça precisa ser vista pelo sedentário como um hábito nocivo que o afastará da longevidade. Para combatê-la, será necessário disciplina para repetir o comportamento da prática do exercício físico, até que efetivamente ocorra a troca de hábito.
Desmotivação: normalmente a desmotivação existe pela falta de resultados, ou pelo fato de não ter apoio para iniciar a prática, ou porque a pessoa está a tanto tempo sem a prática de uma atividade que houve a acomodação, ou ainda por nunca ter praticado nenhuma atividade e não conhecer os benefícios que ela traz.
O primeiro item é não depender somente da motivação diária. Organize-se para automatizar a prática. Horário marcado, compromisso fixado em agenda e determinação ajudarão a passar por essa barreira. Outra dica é perceber como está a sua nutrição, isso mesmo, já conheci muitas pessoas que não engajavam em um programa de treino porque tinham uma alimentação extremamente pobre em qualidade de nutrientes, e com isso, não obtinham a energia necessária para ter uma rotina saudável, sentiam-se sempre cansadas para a prática da atividade física.
Motivos econômicos: o exercício físico é o melhor investimento financeiro com o melhor custo benefício. A dedicação aos treinos leva a ganhos financeiros de maneira direta e indireta. Você economizará em remédios, será mais produtivo, criativo, eficiente, benefícios que lhe abrirão novas portas.
Se ainda sobrou alguma objeção, ou a solução não foi listada no texto acima, a melhor maneira de você encontrar a resposta, é utilizar fazer a pergunta correta. Quando você se pergunta: Por que eu não consigo treinar ?
As respostas que virão em sua mente serão de lamentação ou desculpas. Ex: não tenho tempo, meu trabalho, academia longe de casa etc…
Mas se você utilizar a pergunta: Como eu faço para realizar exercício físico? Provavelmente sua mente encontrará soluções. Ex: vou direto do trabalho para academia, vou acordar 40 minutos mais cedo, vou me matricular na academia do bairro, assim fica mais fácil, etc…
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|