Em muitas famílias, pais trabalham muito e dedicam pouco tempo de qualidade para os filhos, pois acreditam que trabalhando assim irão ganhar bastante dinheiro para dar uma vida confortável para seus filhos. E aí vem a pergunta: Será que esses filhos querem que seus pais acumulem tanto dinheiro assim, ou preferem que seus pais trabalhem menos e estejam mais presentes na vida deles? comportamento
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
Se os pais fizessem essa pergunta para seus filhos, provavelmente a resposta seria que prefeririam a presença deles para levar à escola, brincar, estudar, passear nos fins de semana, etc…
Novamente cito a novela Pantanal (Tv Globo), pois esta novela me faz refletir muito com relação às dinâmicas familiares. Nesta telenovela Jove foi criado longe do pai e acreditou durante a maior parte da sua vida que seu pai José Leôncio estivesse morto. Por outro lado, José Leôncio se manteve ausente e trabalhou duro em suas fazendas para acumular dinheiro para sustentar a família de seu filho e dar a ele estudo e conforto. Após o encontro entre pai e filho, Jove se sente ressentido, pois almejou a presença do pai durante anos e faz questão de repetir a ele que não quer cuidar de seus negócios nem receber mais nenhum dinheiro que venha dele.
Os pais fazem o melhor que podem pelos filhos e normalmente tem uma intenção positiva com relação ao que fazem por eles. Neste exemplo, José Leôncio se ausentou, mas durante o tempo ausente estava trabalhando para proporcionar o melhor para Jove. Para que um filho aceite este pai do jeito que ele é, é muito importante que ele tenha essa consciência e ressignifique essas atitudes dos pais para que viva com menos mágoa e rancor. Na Programação Neurolinguística (PNL) existe este pressuposto “Todo comportamento tem uma intenção positiva” justamente para mostrar isso.
Se você quiser se aprofundar sobre esse assunto, praticar e saber mais sobre a PNL, recomendo o livro que escrevi em 2019 – “Inner Dev – Como Desbugar sua Mente, Editora Albatroz”. Se preferir um livro autografado por mim, terei o maior prazer em enviar um exemplar para você. Mais informações e meus contatos estão no site: https://www.elisborsoi.com.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|