O que índios e a podologia têm em comum?

podologia


Estava pensando no tema que escreveria para essa coluna, buscando algo peculiar e curioso. Logo me veio em mente que no próximo dia 19 é a data que se comemora o Dia do Índios. Que na verdade, são os primeiros brasileiros a habitar este país. 

Aí você deve estar se perguntando: o que tem a ver índio e podologia? Para mim, tudo!

É claro que não me refiro aos índios que não estão mais vivendo em aldeias isoladas e sem contato com demais povos, pois esse índio já se veste como nós, calça como nós, é totalmente urbano, pois absorveu os nossos hábitos.

Aliás, acho que eles têm todo direito ao nosso estilo de vida, se assim eles desejarem, afinal de contas eles estão aqui muito tempo antes de nós.

Mas voltando a relação entre a podologia e o índio, me refiro ao índio que vive como no tempo do descobrimento do Brasil, nas matas e com os recursos apenas da natureza. Ele vive descalço o tempo inteiro, anda em terrenos irregulares, pisa em troncos, pedras, enfim em todo tipo de solo acidentado.

PRODUTOS 40EMAIS

Logo redondo WORKSHOPS

O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

Já ouvi de muitos clientes frases como: “Nossa meus pés parecem pés de índio”, numa referência à aparência natural dos primeiros habitantes do país.

Mas não é bem assim, pois o corpo humano é tão perfeito que se adapta a todo estilo de vida e, no caso dos índios com pés expostos, acontecem estímulos naturais na sola dos pés.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Como há um atrito muito grande com o solo, a pele da planta dos pés entra em um processo de HIPERQUERATOSE, ou seja começa uma produção muito grande de queratina (substância que produz unhas e cabelos também), com isso, a espessura da planta dos pés aumenta, porém exatamente na medida: nem mais, nem menos. Afinal de contas, as pessoas não pensam nisso, mas os pés foram projetados para andar descalços, exatamente como os índios sempre fizeram! E, com isso, essa camada de calosidade plantar acaba fazendo o mesmo papel da “sola do sapato”, se tornando um mecanismo de defesa natural. 

O corpo humano é perfeito, você não acha?

LEIA TAMBÉM
Fotos colunistas ivan frascisco
Últimos posts por Ivan Francisco Antônio (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x