Os fãs de K-drama já devem ter ficado com água na boca assistindo os persongens fazendo alguma refeição ao redor daquelas mesas fartas de comida, mas o que é a culinária coreana ?
Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!
A onde coreana ajudou a popularizar a cultura asiática. Já escrevi sobre alguns doramas, mas hoje resolvi fazer um texto mais diferente juntando a minha paixão pela cultura oriental com o hobbie da gastronomia.
Dessa maneira eu gostaria de saber se você já experimentou comida coreana? Alguns restaurantes tradicionais no Brasil começaram a ganhar mais destaque desde o lançamento de Round 6. Em São Paulo temos o bairro do Bom Retiro, o bairro coreano da cidade, onde acontece uma feira cultural aos finais de semana.
Mas, afinal, quais são as comidas coreanas que estão se tornando as queridinhas do momento ? Alguns pratos como kimchi(김치), bibimbap (비빔밥) e bulgogui (불고기) já estão se tornando conhecidos aos nossos paladares.
O que é a comida coreana?
A comida coreana tem origem nas Coreias do Sul e do Norte, sendo uma mistura do moderno com tradicional. Sua característica principal é a abundância de vegetais, frutos do mar frescos e temperos fortes, como o gochujang (고추장), uma pasta de pimenta vermelha.
As refeições coreanas simples são compostas por uma porção de arroz, sopa e vários banchans (반찬), que são os pratinhos de acompanhamentos.
Culinária X saúde
Os legumes são uma ótima fonte de vitaminas e a pimenta acelera o metabolismo e ajuda na perda de peso.
O processo de fermentação de alguns pratos produz bactérias boas que ajudam no combate ao câncer e na prevenção de anemia, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros.
Mesa farta e colorida
As cores presentes na mesa são muito importantes. Isso faz com que a comida seja colorida e muito variada. Nas refeições especiais, o número de banchans é maior e os pequenos pratinhos de comidas diferentes criam uma mesa farta e cheia de sabores.
Toda comida coreana é apimentada?
Essa é uma dúvida que eu sempre tive. Nunca gostei muito de comidas picantes e por isso ficava apreensiva em experimentar alguns pratos, mas quem gosta desse tipo de culinária lembra de alguns pratos fortes como tteokbokki (떡볶이) , kimchijjigae (김치찌개) ou dakgalbi (닭갈비).
Fato curioso: a pimenta só foi introduzida na Coreia no séc. XVI.
Essa vontade de comer comidas picantes traço se chama ‘Mapbusim (맵부심) que significa o orgulho de ser capaz de lidar com o tempero. Eles sentem tanto orgulho que chegam a competir uns com os outros. Por isso, é muito comum ter em restaurantes coreanos alguns itens do cardápio ou produtos especiais que atendem especificamente aqueles que praticam a arte do Mapbsim .
Outro motivo é o fato de eles usarem esse tipo de comida alivia o estresse, já que a sociedade coreana é uma das mais competitivas e workaholic. Eles fazem isso, pois, quando comemos comida picante, suamos, e isso aliviaria o estresse e a raiva. Além disso, muitos coreanos dizem que esvazia a mente dos problemas. Dessa maneira eles criaram um novo motivo para comer esse tempero que já estava enraizado na culinária, estando presente nas refeições do dia a dia do coreano.
Mas, embora muitas comidas coreanas sejam bem apimentadas, existem outras opções para quem gosta de um sabor mais suave como o bulgogui, o doenjangjjigae (된장찌개), frango frito no estilo coreano e manduguk (만둣국), além de não serem picantes, são extremamente saborosos.
A fermentação na culinária
Um dos principais processos usados na comida coreana é a fermentação. Fermentar um ingrediente é deixá-lo por um tempo em um líquido ou tempero que tem base de vinagre, óleo ou sal.
Isso serve para preservar o alimento que será consumido em períodos de difícil pesca e agricultura, além de mudar o seu gosto criando bactérias boas nele, tornando a comida ainda mais saudável. Esse é o caso do kimchi, mas também de temperos como o doenjang (된장), o gochujang e até mesmo o molho de soja.
Carnes
Como uma península, as Coreias formam um território cercado de mar. Isso contribui para a abundância de peixes, algas e frutos do mar, que são preparados em sopas, assados, servidos crus ou até transformados em tempero como o saeujot (새우젓), camarão fermentado.
Nas regiões mais ao sul o consumo de alimentos do mar é muito grande, e é comum adicionar pedaços de frutos do mar e peixe no kimchi. A carne que fermenta é cozida naturalmente acaba possuindo um gosto único.
Outros tipos de carne também são consumidos na península como a carne suína, bovina, de frango e cordeiro. A carne de boi, ainda, é considerada uma comida especial com um preço bem mais elevado, sendo mais consumida em ocasiões especiais.
Sobremesa
Os coreanos, assim como os asiáticos de uma maneira geral, não possuem o hábito de comer doces como sobremesa após a refeição.
As sobremesas são consumidas entre as refeições e em ocasiões especiais. Eles são muito variados em sabor, cor, e forma, mas podemos citar: o tteok (떡), bolinho de arroz; o bingsoo (빙수), gelo ralado com várias coberturas, sendo doce de feijão a mais comum; e o hangwa (항와), que parece um biscoito.
MAIS NESSA COLUNA
Leia Também
|