A estrela de Algol na Astrologia e o mito da Medusa

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

mito da medusa

Você conhece o mito da Medusa? Esse mito grego carrega uma força tão grande que serviu de inspiração para a psicologia. Tanto Sigmund Freud, o pai da psicanálise, quanto Carl Jung, discípulo de Freud e criador da Psicologia Analítica, notaram sua profunda relação com o tema da sexualidade humana. E, na Astrologia, ela também se faz presente.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

A estrela de Algol que, no céu, marca a cabeça da Medusa é muitas vezes descrita como  demoníaca. Porém, ela confere grande força quando seu significado é assimilado. Como segunda estrela mais brilhante da Constelação de Perseu, Algol exibe um brilho oscilante que pode ser observado a olho nu. Dessa maneira, ela sempre despertou fascínio e, ao mesmo tempo, medo em diversas culturas desde a Antiguidade.

Medusa: a história de um julgamento cheio de conflitos  

Na mitologia grega, Medusa era uma mulher de extrema beleza até ser punida pela deusa Atena. A deusa da razão transformou Medusa – que era sua discípula – em um ser assustador, com a cabeça cheia de serpentes, depois de sua pupila manter relações sexuais com Poseidon, o rei dos oceanos, considerado o mais poderoso dos deuses. Dessa forma, o mito da Medusa reflete os conflitos entre a racionalidade e o universo instintivo, o que inclui a sexualidade. 

Continua após a publicidade

Com duas versões diferentes – na primeira delas, Medusa teria se relacionado com Poseidon de maneira consentida ao passo que, na segunda, ela teria sido efetivamente estuprada – o mito segue atual na sociedade contemporânea, uma vez que a condenação prévia da vítima, em casos de violência sexual, é bastante comum.  Por isso que tomar consciência desse padrão psíquico coletivo é fundamental. 

Por fim, há um alento. Depois da maldição de Atena, ninguém conseguia se aproximar da Medusa até que o forte guerreiro Perseu conseguiu decapitá-la. Assim, a cabeça decapitada foi fixada no escudo de Atena como amuleto. Depois, do sangue da Medusa nasceu o Pégaso, o cavalo alado que é símbolo de liberdade, inspiração e pureza.

 
gratidão

Gratidão minha Mestra

dinheiro em espécie

Dinheiro em Espécie de Presente

esg

Aplicando as boas práticas do ESG

fast food

Fast Food todo dia? Melhor não!

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Virginia Gaia

Conheça a Coluna de Virginia Gaia
Virginia Gaia é sexóloga com abordagem holística, astróloga, taróloga e estudiosa de mitologia e religião comparada há mais de 20 anos. Propagadora do Vama Marga Tantra, foi iniciada no Vajrayana – o chamado Budismo Tântrico ou Budismo Tibetano –, além de ter sido integrante de ordens iniciáticas e ocultistas. Com base na certificação de Capacitação em Sexualidade que obteve pela ABEME (Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual), é também educadora sexual, ministrando cursos e palestras sobre o amor e os relacionamentos que abordam o estreito vínculo entre sexualidade, afetividade e espiritualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + dezenove =

Scroll to top