Fast Food todo dia? Melhor não!

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

fast food

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Bom dia, queridos. Semana passada, eu falei sobre como os sanduíches podem sim ter um valor nutricional interessante. Mas, depois, fiquei com medo das pessoas interpretarem esse texto como uma liberação para se encherem de Burger King. Então, continuando ainda com os sanduíches, hoje nós vamos entender os impactos que o consumo excessivo de fast food pode ter em nossa saúde. 

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Mas antes, uma questão: de onde vem o conceito de fast food? O fast food como o conhecemos hoje tem suas raízes nos Estados Unidos, surgindo no início do século 20 com o objetivo de fornecer refeições rápidas e acessíveis para os trabalhadores urbanos. O modelo de negócio foi popularizado por cadeias de restaurantes como White Castle e A&W, que introduziram sistemas eficientes de produção em massa e serviços de balcão rápido. 

premium - 40EMAIS
premium - 40EMAIS

A expansão das redes de rodovias nos anos 1950 e 1960 impulsionou ainda mais o crescimento do fast food, tornando-o uma escolha conveniente para viajantes e famílias em movimento. Hoje, o fast food é uma indústria global multibilionária, com uma ampla variedade de opções disponíveis em todo o mundo. Claro que vem dos EUA, a terra da comida “não aconselhável”…rs.

fast food

O fato de servir comida de forma rápida e “conveniente”em sí, não é o grande problema. Afinal, nem todo mundo tem tempo de se dedicar a apreciar cada refeição, e a alternativa de poder comer de forma rápida, embora não recomendável, é o que tem para hoje. Mas o grande problema aqui é que os alimentos de fast food são frequentemente preparados com ingredientes de baixa qualidade e altamente processados. As gorduras trans e saturadas presentes em frituras e alimentos fritos aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

Continua após a publicidade

Os açúcares adicionados em bebidas e sobremesas contribuem para o aumento do consumo de calorias vazias, sem valor nutricional. Os carboidratos refinados em pães e massas podem levar a picos de açúcar no sangue e energia insustentável. Além disso, o alto teor de sódio em hambúrgueres, batatas fritas e molhos pode aumentar a pressão arterial e o risco de doenças relacionadas ao coração.

Continua após a publicidade

O consumo excessivo (que fique claro, tudo em excesso faz mal) de fast food está diretamente ligado a uma série de problemas de saúde. A alta densidade calórica desses alimentos pode levar ao ganho de peso e à obesidade, aumentando o risco de doenças crônicas como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e pressão arterial alta. Além disso, o alto teor de gordura saturada, açúcares adicionados, carboidratos refinados e sódio em excesso presentes no fast food pode contribuir para níveis elevados de colesterol, resistência à insulina e deficiências nutricionais.

Para reduzir o consumo de fast food, é importante adotar algumas estratégias. O planejamento de refeições semanais e a preparação de alimentos em casa podem ajudar a evitar a tentação de recorrer ao fast food. Preparar com antecedência a marmita do almoço da semana, vai te ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada, e, mesmo na correria, se você deixar pronta e congelada, você pode comer sem perder muito tempo, e sem ter que correr no McDonald’s.  

Continua após a publicidade
Topo Home 40EMAIS 2 - 40EMAIS
Quadrado - 40EMAIS

Embora o fast food possa parecer uma opção conveniente em meio à correria do dia a dia, não é possível comer esse tipo de alimento todo dia e esperar que a sua saúde não vá sofrer com isso. Isso não quer dizer que você não possa, de vez em quando, se esbaldar num gigantesco Big Mac. Apenas quer dizer que, investir, nem que seja alguns minutinhos na preparação da sua alimentação diária, vai trazer melhorias significativas na sua qualidade de vida. Pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem fazer uma grande diferença na saúde e no bem-estar geral a longo prazo. E o hamburgão, você deixa para o fim de semana. Se ficou alguma questão, deixe nos comentários. E não se esqueça de curtir o texto. Até semana que vem!

 
streaming

Streaming de Música – experiência funcional ou audição profunda

lua de mel

Destinos incríveis para lua de mel!

vídeos

Como vencer o Complexo de Inferioridade para Gravar seus Vídeos. Parte 1

satisfazer o cliente

Empreendedor: a ideia é satisfazer o cliente

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Mariana Alencar

Conheça a Coluna de Mariana Alencar
Olá, queridos! Sou a Mariana Alencar, uma apaixonada por alimentação saudável e qualidade de vida. Com meus 36 anos, minha expertise como nutricionista e meu mestrado em Nutrição e Bem-Estar, tenho o prazer de compartilhar dicas e informações com vocês aqui no portal 40emais. Sabe, acredito que a alimentação saudável não precisa ser um fardo ou algo restritivo. Pelo contrário, é uma jornada deliciosa que podemos desbravar juntos. E é com essa visão leve e divertida que escrevo meus artigos. Quero mostrar a vocês que é possível ter uma alimentação saudável sem abrir mão do prazer e do sabor. Quero desmistificar essa ideia de que comer de forma saudável é sinônimo de monotonia e tristeza. Nada disso! Vamos explorar as cores, os sabores e as texturas dos alimentos de uma maneira que vai tornar sua jornada alimentar mais gostosa do que nunca. Ah, e preparem-se para um estilo de escrita único. Afinal, quem disse que informação precisa ser chata e entediante? Vou usar metáforas, analogias divertidas e contar histórias engraçadas para explicar conceitos complexos de uma forma simples e fácil de entender. Quero criar uma conexão próxima com vocês, meus queridos leitores, porque acredito que quando nos sentimos próximos, a mensagem se torna mais poderosa. Além de compartilhar receitas deliciosas e práticas, estarei aqui para inspirá-los e motivá-los a adotar hábitos saudáveis de maneira prazerosa e sustentável. Vamos abraçar essa jornada juntos, aproveitando cada passo e comemorando cada conquista. Então, fiquem ligados nas minhas colunas aqui no portal 40emais. Tenho certeza de que vamos nos divertir muito enquanto buscamos uma vida equilibrada e feliz aos 40 anos e além. Estou ansiosa para embarcar nessa aventura com vocês. Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =

Scroll to top