Conquistadores do mundo

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar
mundo
Romualdo Arppi Filho apitou a final da Copa do Mundo de 1986 (Foto: Reprodução/Internet)
whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

O futebol perdeu o ex-árbitro Romualdo Arppi Filho, aos 84 anos, no sábado (4), vítima de problemas renais. Infelizmente não tive a oportunidade de conversar com ele pessoalmente. As duas entrevistas que fiz com ele, que nasceu em Santos, foram por telefone. mundo

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

A primeira aconteceu em fevereiro de 2014, em uma das matérias que serviam como aquecimento para a Copa do Mundo no Brasil que aconteceu naquele ano. O assunto versou sobre os árbitros brasileiros nas Copas do Mundo, com destaque para os que apitaram finais: Arnaldo Cézar Coelho, em Itália 3 x 1 Alemanha, na Copa de 1982, na Espanha, e Romualdo, em Argentina 3 x 2 Alemanha, quatro anos depois, em 1986, no México.

Os dois, por sinal, conseguiram ficar com as bolas dos jogos como lembrança, verdadeiros troféus de momentos memoráveis. E Romualdo ainda mostrou um cartão amarelo para Maradona antes da metade do primeiro tempo, outro instante para guardar. “Não houve problema algum. Já o conhecia e dei o cartão a ele. Quando o alemão foi bater uma falta, o Maradona saiu da barreira e correu para frente da bola”, contou.

Continua após a publicidade

Romualdo Arppi Filho também está na carreira de Pelé por integrar uma história bastante curiosa. Na noite de 17 de outubro, o futuro Rei foi escalado para a final do Campeonato Juvenil de Santos, equivalente hoje a uma competição sub-16. Contei esta passagem no livro Histórias da Vila Belmiro – 100 anos de magia do estádio santista, escrito em parceria com o também jornalista e amigo Almir Rizzatto.

Na ocasião, Romualdo tinha 17 anos e Pelé estava a seis dias de completar 16. “Nem árbitro eu era ainda. Era sócio da Portuguesa Santista e apitava alguns jogos da várzea. Só que houve uma greve de árbitros da Liga de Futebol Amador de Santos, que promovia o torneio, e foram me buscar em casa, sabendo que eu apitava. Expliquei que não tinha roupa nem apito. Eles arranjaram tudo e fui para o jogo”, contou.

Continua após a publicidade
Anuncio Topo 40 - 40EMAIS
Anuncio Quadrado 40 - 40EMAIS

Na decisão, o Santos acabou perdendo o título, ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Jabuca. Em uma cobrança de pênalti, Pelé teve a chance de marcar o seu. No entanto, o chute foi por cima do travessão. O lance deixou o garoto desolado, aos prantos e disposto a deixar a Cidade e voltar para Bauru para ficar junto com seus pais, como forma de se livrar da vergonha que sentia pelo lance desperdiçado. Pelé chegou a tentar, mas foi impedido por um funcionário do clube. Os dois – Pelé e Romualdo – conquistaram o mundo, cada qual a sua maneira.

 
streaming

Streaming de Música – experiência funcional ou audição profunda

lua de mel

Destinos incríveis para lua de mel!

vídeos

Como vencer o Complexo de Inferioridade para Gravar seus Vídeos. Parte 1

satisfazer o cliente

Empreendedor: a ideia é satisfazer o cliente

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • Turismo & ideias

    Turismo & Ideias

    Treinamentos, Eventos e Consultoria na área de Turismo. 10% de Desconto…

Mais nessa Coluna

Ted Sartori

Conheça a Coluna de Ted Sartori
Eu nasci em Santos no dia 23 de fevereiro de 1979. Trabalhei de 2003 a 2018 nos jornais A Tribuna e Expresso Popular. Fui repórter setorista do Peixe por mais de quatro anos, viajei para vários países em função do time e, mesmo fora da cobertura diária do clube, continuei colaborando bastante na cobertura. Entre 22 de janeiro de 2019 e 31 de julho de 2020, fui um dos subeditores do Santaportal, integrante do Sistema Santa Cecília de Comunicação. Desde 4 de maio de 2021, integro a equipe do Portal e Revistas Mais Santos. Tenho um acervo de vídeos (em diversos suportes), revistas, jornais e muitos itens de memorabilia, tudo ligado à memória do esporte (futebol, em especial) e da TV, que você pode conferir no www.youtube.com/user/Arquivos1000. Também mantenho o www.youtube.com/c/S%C3%B3EsportesOficial, em parceria com o amigo e também colunista do 40eMais, Anderson Firmino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 9 =

Scroll to top