fbpx

Dicas de como cuidar bem da saúde dos pés

Ivan Francisco Antonio

Por Ivan Francisco Antonio

pés


Nesta coluna, não vou falar de nada tão específico como unha encravada (unicocriptose), joanete, esporão de calcâneo ou sei lá, uma infinidade de problemas relacionados aos pés.  Calma! O assunto é tão importante quanto, pois quero passar pra você, leitor do 40eMais, um olhar mais abrangente sobre essa parte da anatomia humana que, por muitas vezes, é esquecida e só lembrada quando a dor aparece: os pés.

Bom, vamos lá! Quando nascem os bebês, com seus pézinhos tão delicados, há poucos cuidados a serem tomados e entre eles está manter os pézinhos sempre bem secos e com unhas CORTADAS EXTREMAMENTE RETAS. Esse trecho está assim, em destaque, pois é de imensa importância, portanto, caso essa tarefa seja difícil para você ou para os cuidadores do bebê, procure um profissional capacitado.

Na infância e adolescência, a recomendação principal na hora de cuidar da saúde dos pés é, basicamente, SE AFASTAR daqueles cortadores de unha, mais conhecidos como trim. Esses cortadores são projetados para cortar as unhas das mãos e não indicados para o corte das unhas dos pés. 

Outra recomendação importante para o cuidado dos pés, na adolescência, é trocar as meias e os calçados constantemente, pois a combinação de hormônios na fase de crescimento e transpiração acaba sendo explosiva. O odor (chulé mesmo!) pode ser sentido a muitos metros de distância.

Na fase adulta, as coisas ficam mais complicadas pelo fato de termos rotinas mais puxadas e a vaidade falar mais alto. Essa, sim, é a grande vilã, pois muitas pessoas valorizam demais a estética do calçado sem se importar com o conforto e a saúde dos pés. 

Pensem nisso: nós acordamos e, quando levantamos, a primeira coisa que fazemos é colocar nossos pés, esses trabalhadores incansáveis, para trabalhar (sem reclamar), sem que seja dado o devido valor. 

Vou citar um exemplo na minha casa: estou casado há 28 anos e minha esposa só hidrata os pés há apenas 5 anos. Ela sempre passou hidratante no corpo inteiro até no tornozelo, mas os pés… Isso me deixava indignado. Eu sempre reclamava com ela: seus pés não fazem parte do corpo? Porque você passa creme no corpo todo e não passa nos pés? O que eles te fizeram de mal?

PUBLICIDADE | ANUNCIE

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Enfim, até aparecerem rachaduras por ressecamento extremo, o que a fez olhar para os pés de outra forma, passando a cuidar mais deles. É como diz o ditado: em casa de ferreiro, espeto é de pau!

Já na fase mais madura da vida, é só usar o bom senso comprando calçados mais largos e confortáveis e no caso específico das mulheres, com pouca elevação (pouco salto). Não há grandes segredos, mas às vezes falta um olhar mais atento para os nossos pés, sua aparência e entender o que eles nos dizem, mesmo sem falar.

E de vez em quando, se mimar um pouco, como fiz nesta semana, durante meu horário de almoço: minha colega de profissão aplicou a reflexologia podal nos meus pés e me senti nas nuvens, com um nível de relaxamento maravilhoso. Afinal de contas, meus pés me levam a todos os lugares a vida toda!

Pense nisso você também e procure um profissional capacitado, seus pés merecem esse cuidado especial!

LEIA TAMBÉM
Fotos colunistas ivan frascisco
Últimos posts por Ivan Francisco Antônio (exibir todos)
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x