Empreendedor: afinal, o que você quer?

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Para tudo que se vai fazer na vida, é importante saber o que quer com isso. Onde você quer chegar. E para o empreendedor, sobretudo aquele que quer ter um resultado positivo, é muito importante, antes de tudo, determinar onde quer chegar, e quais resultados você quer ter. Acima disso, é essencial determinar PARA QUEM você quer vender. 

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Para isso, um bom plano de negócios é fundamental para transformar suas ideias em negócios. Veja, se quando um navio sai do porto, ele não tiver bem traçada a rota que vai fazer, as chances desse capitão se perder no meio do mar são enormes. A notícia é que, no caso da sua empresa, você é o capitão, e o mar, é o mercado. Não seja o capitão que afundou o navio: planeje o seu negócio. 

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Mas Márcio, você fala de design, publicidade, redes sociais e afins. Essa parte do processo vem depois do Plano de Negócios, não? Sim, meu caro. É verdade. Mas como eu sempre digo, essa coluna é um reflexo do meu dia a dia à frente da IAP Propaganda. E vou falar uma coisa pra você, meu chapa: de 100 projetos que já trabalhamos na empresa, noventa, não foram começados do zero. Mas sim, nós tivemos que corrigir o rumo do projeto enquanto a empresa já estava no mercado.

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Veja: se você não planejou bem o negócio, você não vai saber por onde começar, e mais importante, você não vai sabe para quem você quer vender, como o look and feel da sua marca deve parecer para atingir determinada pessoa, e, mais importante, o quanto você deve COBRAR desse seu público. 

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E aí sabe o que vai acontecer, meu heróico empreendedor: você vai produzir coisas lindas, diferentes, que enchem o olho, mas ninguém vai comprar. Afinal, quando você mostrar o preço, a pessoa não tem, ou não vai nem dar valor, pro trabalhão que você teve para desenvolver o seu produto. E aí é que vem a frustração, o desespero, e a vontade de desistir e ir pro CLT. Não faça isso. Desistir é para os fracos. O nosso jogo aqui é pra vencer.

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Não vou abordar detalhadamente agora, mas você já avaliou se a sua identidade visual está de acordo com o público-alvo que você deseja para o seu negócio? Não adianta você querer vender para os 10% mais ricos da cidade, se a sua comunicação deixa claro que você está mirando em um público mais simples. E o contrário é igualmente verdadeiro. Se você tem uma identidade que te faz parecer caríssimo, mas você almeja a classe C, ela não vai se aproximar de você, pois vai entender que você cobra muito mais do que ela pode pagar. Comunicação é o nome do jogo. 

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O mesmo vale pro seu site, seu cartão de visitas, a postura do seu vendedor (caso não seja você mesmo) e até mesmo o jeito como você se comunica no Instagram. Por que você acha que as vendedoras da joalheria são tão antipáticas? A gente sabe que no fim do dia, elas vão andar no mesmo busão que você. Mas elas não devem passar isso na loja. Elas tem que parecer que são o mais sofisticadas possível. Porque a postura delas reflete no valor psicológico associado ao produto.

Saber o que você vende, para quem e por quanto é o básico para ter uma marca de sucesso. 

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Esteja atento a questões como teoria das cores. Estude as marcas que você gosta e entende que se aproximam mais do jeitão do seu negócio. Entenda como se comunicar com seu público de forma eficaz. E até se inspire (mas não copie) marcas de sucesso. Lembre-se que o sucesso não é exclusivo de alguém. Você pode pegar um pouquinho para você, desde que na medida certa.

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E claro, momento jabá: se você quiser uma análise fria do que você está fazendo com a sua marca, você pode me visitar na IAP Propaganda. Lá, nós vamos analisar a sua marca, de cabo a rabo, e ver o que você está fazendo certo e o que você está fazendo errado, e te ajudar a corrigir. Conheça nosso trabalho clicando aqui.

Além disso, eu também estou lançando a minha mentoria. E como prova do meu trabalho, eu vou DAR ( sim, de graça) uma mentoria para a primeira pessoa que comentar nos textos aqui. Quanto antes você comentar, mais chances você tem de ganhar. É uma só. Afinal, trabalhar de graça, só pra um. VAI LÁ E COMENTE! 

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E para finalizar, eu estarei palestrando, ao lado de outros três profissionais muito melhores do que eu, no evento Transformando Ideias em Negócios: Imersão Empreendedora, onde eu vou falar sobre a jornada da criação da sua empresa, desde a criação da marca, até a realização do seu site e a sua primeira campanha de Google ads. A entrada é 99 reais por pessoa, bem mais barato do que um evento desse porte, e vai mudar a sua vida empreendedora. Não fique de fora e corra, pois as entradas já estão à venda e se esgotando. Clique aqui e já garanta o seu lugar 

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Esse foi o papo dessa semana. Esqueci alguma coisa? Te desafio a me provar que você não precisa de um site. Deixe aqui embaixo, nos comentários.

Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor executivo na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.

 
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Fala pessoal. Tudo bem? Meu nome é Márcio Cabral, sou cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário, e estou aqui pra gente ter um bate-papo. Vamos a apresentação formal: tenho 36 anos, quase formado em cinema, formado em design gráfico e Publicidade e Propaganda pela Universidade Santa Cecília, a popular Unisanta. Sou responsável pelo marketing aqui do 40EMAIS, assim como pelo design de quase tudo que tem nas plataformas do 40, e tem sou diretor executivo da IAP Propaganda. Nesse espaço, nós vamos discutir assuntos ligados ao marketing, ao design de marcas, ao posicionamento digital e tudo mais que der na telha. Eu vou trazer o dia-a-dia do meu trabalho, as dúvidas dos meus clientes, que podem ser as suas dúvidas também. Espero que o conteúdo seja útil pra você. Não vou usar tecniquês bravo, vamos conversar de forma leve e divertida, a cada 15 dias. Segue a coluna!

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