Empreendedor: qual o futuro da empresa?

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

futuro da empresa

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Quanto mais eu ganho experiência de mercado, mais eu vejo a seguinte situação: o empreendedor não pensa, não vislumbra, o futuro da empresa.

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Quando eu escrevi, na semana retrasada, sobre o objetivo não ser o dinheiro, eu quis dizer que o objetivo de qualquer negócio deve ser resolver algum problema no mercado. Leia aqui. 

premium - 40EMAIS
premium - 40EMAIS

Mas além disso, você também deve pensar em qual o futuro do negócio. Afinal, não vamos durar para sempre, e é importante construir uma marca que dure, que seja o nosso legado. Afinal, de que adianta se matar para construir um negócio, que acaba assim que você aposentar? Não faz sentido. 

Para uma empresa durar gerações, é preciso que o atual gestor (ou o dono) comece a investir nisso desde já. Sejam seus filhos, ou netos, ou parentes que tenham interesse, o ideal para qualquer empresa é ter uma sucessão saudável de comando. 

Continua após a publicidade

Para isso, é fundamental que quem comanda a empresa esteja disposto a treinar as novas gerações, e desprendimento para dar mais liberdade para os mais novos. Aceitar ideias novas e novas maneiras de trabalhar pode trazer um estranhamento inicial, mas é a garantia de que a empresa seguirá com energia e, mais importante, ideias novas de trabalho e gestão. 

Muitas vezes, a ideia de passar o bastão para outras pessoas pode parecer uma ameaça ao seu controle da empresa. Afinal, quanto mais controle e capacidade de decisão as novas pessoas assumem, mais elas devem (e merecem) ganhar. É natural. Combater o processo e centralizar o comando da empresa em você mesmo é uma boa de uma lambança. Você vai parecer apenas alguém indisposto a ouvir, e no final, vai desanimar as pessoas a continuar a empresa. O que, no final das contas, vai prejudicar a sua aposentadoria, já que se não tem ninguém para continuar o trabalho, nada vai continuar entrando, e você vai depender exclusivamente do seu pé-de-meia. Não é o melhor dos caminhos. 

Continua após a publicidade

Pra te estimular e te encorajar a ouvir mais os mais novos da empresa, eu trouxe alguns exemplos de empresas familiares que continuam na mesma família por gerações. Pode apostar que ao ler esses exemplos, você vai se animar em dar mais responsabilidade aos jovens.

  • Samsung Group: Fundada em 1938 por Lee Byung-chul, é um conglomerado multinacional sul-coreano com diversas subsidiárias em eletrônicos, construção, finanças, entre outros. Apesar de suas complexas estruturas de propriedade, a família Lee ainda exerce influência sobre a empresa.
  • H&M (Hennes & Mauritz): Fundada em 1947 por Erling Persson, é uma das maiores redes de moda do mundo. A empresa é controlada pela família Persson, descendentes do fundador.
    Continua após a publicidade
  • Tata Group: Fundada em 1868 por Jamsetji Tata, é uma das maiores conglomerados da Índia, com negócios em diversos setores, incluindo automotivo, tecnologia, energia e produtos de consumo. A empresa continua a ser controlada pela família Tata.

Esses são apenas alguns exemplos de empresas multi geracionais que são potências globais em seus mercados. Não se anima?

Geralmente o sangue novo na empresa tem maior capacidade e energia para contornar obstáculos e pensar fora da caixa. Isso não significa que você está perdendo a empresa. Significa, em última análise, que você está apenas diminuindo a sua carga de trabalho, e garantindo a sobrevivência da marca que você criou. Quem sabe seus netos não serão os futuros bilionários do seu setor? 

Continua após a publicidade

E falando em conflitos administrativos, eu quero falar novamente sobre o IAP 360, o pacote de serviços voltado a empreendedores que precisam repensar tudo (ou muita coisa) em suas empresas. Como vocês devem saber, a IAP é uma agência de design e marketing digital voltada à criatividade. Mas, de uns tempos para cá, nós reparamos que muitos dos nossos clientes querem anunciar, fazer campanhas, não apenas sem um propósito de negócios claro, mas também sem a menor condição de receber um fluxo grande de leads em potencial em suas plataformas digitais. Ou, falando ainda mais simples: eles querem anunciar com sites ruins, gestão empresarial ruim, redes sociais bagunçadas. E isso não vai lhes trazer resultados. Para ajudar nessa situação, nós criamos o IAP 360, com a proposta de dar uma geral completa na sua empresa, antes de você sair para anunciar. É a forma que nós encontramos de fazer com que empreendedores por necessidade possam ter a oportunidade de fazer a sua marca ter sentido, gestão e imagem. Conheça o IAP 360 e entre em contato comigo. Eu garanto que, depois dessa geral, a sua empresa vai sair bem mais azeitada e pronta para o sucesso.

Continua após a publicidade
Topo Home 40EMAIS 2 - 40EMAIS
Quadrado - 40EMAIS

E esse foi o papo de hoje. Espero que vocês tenham gostado da conversa, e se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários. Se o papo foi proveitoso, deixe seu like e compartilhe com quem você acha que vai gostar desse conteúdo. Até daqui 15 dias, sempre às quartas, sempre às 21 horas. Fui!

Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor executivo na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.

 
torradinhas

O que fazer com as torradinhas?

treinar

Como treinar sem ter tempo de treinar?

mudancas

Por que resistimos tanto as mudanças?

sanduíche

Até mesmo um sanduíche pode ter o valor nutricional adequado

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Marcio Cabral Jr

Conheça a Coluna de Marcio Cabral Jr
Fala pessoal. Tudo bem? Meu nome é Márcio Cabral, sou cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário, e estou aqui pra gente ter um bate-papo. Vamos a apresentação formal: tenho 36 anos, quase formado em cinema, formado em design gráfico e Publicidade e Propaganda pela Universidade Santa Cecília, a popular Unisanta. Sou responsável pelo marketing aqui do 40EMAIS, assim como pelo design de quase tudo que tem nas plataformas do 40, e tem sou diretor executivo da IAP Propaganda. Nesse espaço, nós vamos discutir assuntos ligados ao marketing, ao design de marcas, ao posicionamento digital e tudo mais que der na telha. Eu vou trazer o dia-a-dia do meu trabalho, as dúvidas dos meus clientes, que podem ser as suas dúvidas também. Espero que o conteúdo seja útil pra você. Não vou usar tecniquês bravo, vamos conversar de forma leve e divertida, a cada 15 dias. Segue a coluna!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − um =

Scroll to top