fbpx

Etiqueta para viajar

Selma Cabral

Por Selma Cabral

etiqueta


Saiba que existe e é fundamental para evitar saia justa nas viagens!

Todo mundo acha que etiqueta só serve na hora das refeições certo? Errado, etiqueta serve para tudo e nas viagens também, assim você evita pagar mico como dizem.

Fui pesquisar e encontrei regras de etiquetas para todos os tipos de viagens de lazer a negócios, viagens internacionais, viagens de avião. Tem etiqueta para tudo gente.

Para quem não sabe etiqueta é um conjunto de regras que facilitam o convívio com as demais pessoas. Lógico que isso muda de país para país, mas há algo que transcende, que vai além de cada cultura individual. E essas regras nos acompanham também quando viajamos é claro.

Viajar quase sempre está associado a sentimentos bons como reencontros, descobertas ou novos desafios profissionais. Dá uma sensação de liberdade e a possibilidade de conhecer novas culturas e pessoas. Mas na hora de planejar a sua é importante ter em mente algumas coisas que podem estragar todos os seus planos. E Ninguém quer que isso aconteça, não é?

Eu achei um blog (https://visita.ai/coisas-que-voce-nao-deve-fazer-quando-viajar/) com 11 coisas que não devemos fazer quando viajamos, as vezes sem querer, mas depois podemos nos arrepender.

O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER QUANDO VIAJAR

1. NÃO CONTRATAR O SEGURO-VIAGEM:

Quem nunca pensou que seria uma boa ideia economizar deixando o seguro-viagem para lá? Eu já, confesso, mas a ideia não durou muito. Ao começar a pesar os prós e os contras, o senso de realidade nos alerta que isso é definitivamente algo que você não deve fazer quando viajar.

Nenhuma economia vale a sua tranquilidade e segurança na viagem, o seguro além de nos poupar de preocupações com assistência médica e odontológica, ainda garante rastreamento de bagagem, reembolsos e suporte em casos de cancelamentos e atrasos de voos. Para quê abraçar o perrengue de viajar sem ele?

2. FOCAR DEMAIS NOS PONTOS TURÍSTICOS:

Sim, os pontos turísticos são icônicos e merecem todos os biscoitos do mundo, é muito interessante colocá-los no seu roteiro, afinal, quem não quer passar horas na frente da Torre Eiffel fazendo um picnic no Trocadero, conhecer a Estátua da Liberdade ou explorar monumentos romanos nas cidades italianas?

etiqueta

Porém, passar o tempo todo pingando de ponto em ponto turístico é algo que você não deve fazer quando viajar, pois, além de exaustivo, limita a sua experiência ao olhar superficial de um turista, quando você poderia dedicar algumas horas ou dias livres no seu roteiro para explorar o lado mais alternativo do destino e se perder nas ruas, parques, restaurantes, bares e cantinhos inesperados.

Imagina que incrível viajar pela perspectiva de um local e tornar a sua experiência mais completa e inesquecível ainda?

3. IR PELA CABEÇA DOS OUTROS, O “MARIA VAI COM AS OUTRAS”:

Eu sei que as dicas são imensamente bem-vindas e receber conselhos de quem já conheceu o nosso próximo destino é reconfortante, mas cuidado. Ouvir demais as experiências do outro e basear a sua viagem no que ele viveu, pode invalidar as suas vontades e te impedir de viver a viagem do seu jeito, afinal, cada pessoa vive uma experiência pessoal e única.

Não se force a passar um dia inteiro no Louvre só porque todos dizem que é necessário, sendo que no fundo você nem gosta tanto assim de museus. Não gaste mais do que pretende só para jantar no restaurante que todos disseram ser imperdível e você nem liga. Não inclua uma cidade que todos amam no seu roteiro se ela não te desperta curiosidade.

4. NÃO SABER PELO MENOS O BÁSICO DO DESTINO:

Existe aquele estereótipo da pessoa que viajou sem saber bulhufas, não se informou sobre a dinâmica de transporte da cidade, não treinou nem um “obrigado” na língua local ou pesquisou como sair do aeroporto e isso é exatamente o que você não deve fazer quando viajar.

Para evitar perrengues, é imprescindível se preparar antes da viagem buscando dicas sobre o destino que você vai visitar, pois cada lugar tem suas peculiaridades e pode ter uma rotina diferente da que estamos habituados. Em destinos internacionais o idioma é um empecilho para quem não vai preparado, então já sabe né?

5. FAZER RESERVAS EM CIMA DA HORA:

Apesar da maioria de nós reservarmos tudo com antecedência para economizar dinheiros, sempre tem quem ande fora da curva e deixe tudo para a última hora acreditando que alguma promoção relâmpago vai acontecer ou que conseguirá condições especiais, ledo engano.

etiqueta

Reservas realizadas em datas muito próximas à viagem tendem a ser muito mais caras e menos vantajosas. Os voos já estão com os assentos consideravelmente preenchidos e você corre o risco de pagar um valor absurdo por uma hospedagem 2/3 estrelas caso viaje em alta temporada, isso sem falar no risco de não encontrar opções que valham a pena e se deparar com as atrações que você tanto queria conhecer esgotadas.

Ou seja, fazer reservas em cima da hora pode afetar tragicamente a sua experiência e é uma das principais coisas que você não deve fazer quando viajar.

6. NÃO VERIFICAR A MELHOR FORMA DE COMPRAR A MOEDA LOCAL:

Quando viajamos para o exterior e começamos a nos planejar quanto aos gastos, o primeiro fator a ser levado em consideração é a compra da moeda estrangeira, que pode ser obtida já no Brasil ou no país de destino em agências de câmbio, mais conhecidas como Money Exchange.

Entretanto, alguns viajantes acabam saindo em desvantagem na troca da moeda por não pesquisarem qual caminho devem – ou não – seguir quando desembarcam, por isso ouvimos muitas histórias de pessoas que trocaram todo dinheiro nas casas de câmbio do aeroporto e se arrependeram, uns que aceitaram ofertas milagrosas e depois perceberam que estavam com notas falsas ou antigas, outros que usaram apenas cartão de crédito por não saberem onde trocar a moeda, ou seja, essas são coisas que você não deve fazer quando viajar.

Pesquise qual a forma mais rentável de comprar a moeda estrangeira antes e aproveite seus dinheiros durante a viagem sem preocupações.

7. EXAGERAR NA BAGAGEM:

Viajar exige planejamento e organização, inclusive na hora de arrumar a mala. Os viajantes têm levado cada vez menos “coisas” para se adequar às normas de franquia de bagagem das Cias Aéreas, evitando gastos extras e preocupações surpresas, por isso exagerar na bagagem é algo que você não deve fazer quando viajar.

etiqueta

Além de economizar com o custo da bagagem despachada, viajar leve é abraçar uma experiência muito mais confortável, livre, econômica e rápida, até porque ninguém merece arrastar várias malas gigantes durante os trajetos da viagem, né?

8. NÃO CONFERIR DOCUMENTOS E RESERVAS ANTES DA VIAGEM:

Se você não é do tipo que faz checklist de todos os documentos e separa uma bolsa só para carregá-los organizadamente, não podemos ser amigos. Mentira, podemos sim, mas só se a partir de hoje você lembrar que não pode colocar o pé fora de casa sem conferir com antecedência todos os seus documentos e reservas, principalmente se for uma viagem para o exterior.

Na entrada e saída de um país, obrigatoriamente passamos pela tão temida imigração, agora imagine-se na frente do agente imigratório em desespero porque esqueceu o seu passaporte, visto ou até mesmo as suas reservas de hotel que geralmente são exigidas no controle imigratório de alguns destinos da Europa e Estados Unidos. Desesperador, certo? Então você já sabe o que não deve fazer quando viajar.

9. RESERVAR VOOS COM CONEXÕES CURTAS:

Olha, a gente faz cada maluquice para economizar uns trocados que até nosso eu-superior duvidaria, mas algumas escolhas ruins passam despercebidas até vivenciarmos o erro, é o que geralmente acontece em voos com conexões curtas.

Sempre achamos que vai dar tempo, que a fila da imigração e alfândega serão rápidas e que tudo vai dar certo, até que a fila demora mais do que o esperado, acontece algum imprevisto ou atraso no desembarque do primeiro voo e precisamos atravessar um aeroporto gigante para chegar até o terminal desejado.

Cilada. Por uma má escolha você acaba perdendo o seu voo ou no mínimo vai precisar resolver esse B.O chorando no balcão da Cia Aérea.

Reserve voos com uma margem de segurança de no mínimo 3h de diferença na conexão e poupe-se de qualquer desespero.

10. NÃO TER UM PLANO B EM CASO DE PERRENGUES:

Lembra do filme Eurotrip? Se não assistiu, corre para a Netflix. Ele traz muitos exemplos de perrengues de viagem, mas o que representa melhor o medo de qualquer viajante é: ser furtado/roubado e perder todo seu dinheiro e documentos, assim como aconteceu com os personagens do filme em Amsterdam.

Precisamos ser otimistas e pensar na viagem de maneira positiva, mas também encarar que podem acontecer imprevistos como furtos, problemas de saúde, perdas de objetos eletrônicos, voos cancelados e outras inúmeras surpresas, então tenha sempre um plano B, principalmente uma reserva financeira que te salve em caso de aperto.

11. NÃO ABRIR A MENTE PARA O NOVO:

Por último e o item mais importante da lista das 11 coisas não deve fazer quando viajar, é ir com a mente fechada e não se permitir aprender e viver o que o destino e as pessoas locais têm a ensinar, pois a essência de qualquer viagem é a troca, seja ela cultural, visual ou emocional.

Felizmente nós vivemos em um mundo no qual cada país tem sua identidade cultural e linguística muito forte. Tanto no Brasil quanto em destinos internacionais, são gritantes as diferenças que se expressam no idioma, costumes locais, culinária, vivência, educação e política, portanto não é o destino que deve se adaptar aos turistas, mas sim o contrário ok?

Tem muitas regras que devemos prestar atenção quando viajamos: Cultural, regras para viagens a trabalho, viagens internacionais, regras no aeroporto, para viagens de ônibus, avião. Tudo para não passarmos a impressão errada a nosso respeito principalmente nas viagens a trabalho.

São coisas mínimas as vezes que vai do sonho da viagem perfeita ao pesadelo, então vamos ficar atento e estudar cada lugar para onde for viajar. Assim tudo correrá como o planejado.

etiqueta

Nas próximas colunas vamos trazer mais algumas dicas para sua viagem ser um sucesso combinado?

Um abraço e até a próxima semana!!

Selma Cabral 😊

LEIA TAMBÉM

Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x