O Chatgpt vai roubar o seu trabalho?

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

chatgpt

whastapp - 40EMAIS
O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

whastapp - 40EMAIS O 40EMAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Eu tenho visto, já faz alguns meses, desde que as novas inteligências artificiais descontaram por aí, de ilustradores e designers, a jornalistas, passando pelo mais diverso tipo de profissional, especialmente os que ganham a vida escrevendo, a seguinte questão: será que o chatgpt (ou qualquer outra IA) vai roubar o meu trabalho?

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

Mas antes, deixa eu me apresentar. Olá leitores do 40EMAIS. Meu nome é Márcio Cabral, publicitário, designer gráfico, cineasta e empresário, e nesse espaço a gente vai bater um papo sobre todas essas coisas. Só um papo leve e descontraído, nada muito técnico, mas que, eu acho, vai ajudar muito na hora de você pensar no seu posicionamento, na sua marca e nas suas redes sociais. Dito isso, vamos ao problema.

premium - 40EMAIS
premium - 40EMAIS

Como eu já disse, muita, mas muita gente mesmo está achando que o Chatgpt veio para desempregar uma galera. Afinal, uma ferramenta capaz de escrever tudo o que você pedir, e de graça, certamente vai desestimular as empresas a contratar mais mão-de-obra humana, que vem junto com leis trabalhistas absurdas, fica doente, falta no trabalho, enfim, traz uma série de problemas. Mas você pode estar se precipitando, meu amigo.

Veja, a IA, é, na verdade, uma aliada de quem se dispuser a aprender a usá-la. É uma ferramenta de trabalho, como o computador ou o Photoshop. E como toda inovação, ela traz junto de si a necessidade de adaptação à nova realidade. Veja o clássico exemplo dos fabricantes de vela que foram substituídos pelas lâmpadas elétricas. Isso se chama destruição criativa, quando um segmento se torna obsoleto, e é substituído por outro, mais eficiente e mais rápido. Isso faz parte da natureza da economia de mercado. 

chatgpt

Mas isso não significa que a IA vai tomar o seu emprego. Afinal de contas, ainda vai ser necessário alguém para fazer as perguntas certas para o nosso amigo, o Chatgpt. E, mais importante de tudo, tem que saber fazer as perguntas certas.

Ou você achou que a IA pensava sozinha em tudo? Claro que não. É preciso alguém que, não apenas saiba fazer as perguntas, ou pedir as tarefas, mas também é importante saber avaliar o resultado final. Se você não sabe avaliar se uma copy (texto publicitário) está persuasivo e bem escrito, a IA também não vai saber. Se você é um designer, mas não sabe ver se o projeto que a IA te entregou está dentro do que você precisa, a inteligência também não sabe. Ou seja: o bom profissional, que sabe o que está fazendo, ainda é fundamental para qualquer empresa.

Claro, se você gosta muito de meter um atestado, trabalha em ritmo de concursado, e demora para entregar as coisas, aí meu parça, eu te substituiria fácil pelo Chat Gpt. Mas se você, ao contrário, sabe ser imprescindível na empresa, basta aprender a usar essa ferramenta. E aí você vai ser ainda mais importante, e melhor, no que você faz. Torne-se insubstituível. Fica a dica. 

Continua após a publicidade

Enfim. Para quem está apavorado, pode ficar tranquilo. A Inteligência Artificial é mais uma ferramenta que veio somar produtividade e rapidez ao seu dia-a-dia. Para quem empreende sozinho, é uma mão na roda. Saber que você pode planejar uma campanha, fazer as artes, mas, por exemplo, deixar o texto para o Chatgpt escrever, ajuda muito. Mas ao mesmo tempo, REVISE o que a ferramenta escreveu. E, de vez em quando, tente escrever você mesmo o seu texto, só pra não perder o jeito. 

E para dar um exemplo de como a inteligência Artificial é uma mão na roda, um dos parágrafos desse texto foi escrito com o Chatgpt. Você consegue me dizer qual? Deixe nos comentários.

Continua após a publicidade
Topo Home 40EMAIS 2 - 40EMAIS
Quadrado - 40EMAIS

E esse foi o meu primeiro texto. E foi só um aquecimento. Na próxima semana, nós vamos começar de verdade a falar de empreendedorismo, sites, design de marcas e marketing digital. Até daqui 15 dias! Sempre às quartas, sempre às 9 da noite.

Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor executivo na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.

 
streaming

Streaming de Música – experiência funcional ou audição profunda

lua de mel

Destinos incríveis para lua de mel!

vídeos

Como vencer o Complexo de Inferioridade para Gravar seus Vídeos. Parte 1

satisfazer o cliente

Empreendedor: a ideia é satisfazer o cliente

cropped cabecalho - 40EMAIS
  • Turismo & ideias

    Turismo & Ideias

    Treinamentos, Eventos e Consultoria na área de Turismo. 10% de Desconto…

Mais nessa Coluna

Marcio Cabral Jr

Conheça a Coluna de Marcio Cabral Jr
Fala pessoal. Tudo bem? Meu nome é Márcio Cabral, sou cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário, e estou aqui pra gente ter um bate-papo. Vamos a apresentação formal: tenho 36 anos, quase formado em cinema, formado em design gráfico e Publicidade e Propaganda pela Universidade Santa Cecília, a popular Unisanta. Sou responsável pelo marketing aqui do 40EMAIS, assim como pelo design de quase tudo que tem nas plataformas do 40, e tem sou diretor executivo da IAP Propaganda. Nesse espaço, nós vamos discutir assuntos ligados ao marketing, ao design de marcas, ao posicionamento digital e tudo mais que der na telha. Eu vou trazer o dia-a-dia do meu trabalho, as dúvidas dos meus clientes, que podem ser as suas dúvidas também. Espero que o conteúdo seja útil pra você. Não vou usar tecniquês bravo, vamos conversar de forma leve e divertida, a cada 15 dias. Segue a coluna!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Scroll to top