O que fazer quando estamos sobrecarregados?

Gostei

.

COMENTAR(0) Compartilhar

sobrecarregadosQuem nunca se sentiu com mais responsabilidades do que consegue dar conta?sobrecarregados

Aproveite descontos exclusivos em cursos, mentorias, eventos, festas e muito mais assinando o Clube 40EMAIS agora! Além disso, ganhe descontos em lojas, restaurantes e serviços selecionados. Não perca tempo, junte-se ao nosso clube!

É muito normal termos a sensação de que estamos com coisas demais para fazer, o dia a dia corrido, cheio de tarefas, obrigações, e aí chegamos exaustos a noite ou até no final de semana que teoricamente deveríamos descansar, ou apenas aproveitar com algum lazer, e eis que não conseguimos, justamente pelo fato de estarmos muito cansados. Eu sou assim: quando estou muito sobrecarregada e cansada não consigo nem dormir direito, demoro um tempão para regularizar o sono. Alguém mais?

Claro que para tudo problema existe uma solução. E algumas dicas simples podem ajudar:

  • Primeiro olhe para sua lista de tarefas a fazer e veja se tem alguma coisa que já fez antes e que poderia aproveitar, talvez mudar apenas alguns detalhes e reaproveitar, as vezes na correria até esquecemos de algum projeto que deixamos como uma carta na manga para usar mais para frente e na hora não lembramos;
  • Outra coisa também é achar que temos que ter mais informação, mais tempo para tomar algumas decisões, e a solução é simples, mas na hora do cansaço nos parece algo enorme, muito maior do que é na realidade. Como por exemplo: pedir comida ou sair para comer? Mas na nossa mente cansada, parece algo muito trabalhoso. Precisamos reconhecer quando certas questões não têm muita importância no momento e podemos deixar para depois;
  • Organizar a lista de tarefas por ordem de urgência ou importância também é algo que funciona muito bem, assim, não corremos o risco de sem querer ou fazer trabalhos que poderiam ser realizados ais para frente e deixar de fazer um outro mais urgente;
  • Deixar um espaço na sua lista e agenda para imprevistos também é importante, assim não se desespera se acontecer alguma coisa, pois, já terá esse espaço no seu dia, pode ser uma hora apenas, mas é bom e funciona;
  • Também não devemos superlotar nosso dia com muitas atividades que as vezes até sabemos que não vamos dar conta, mas, por não saber negar ou até delegar para outros, acabamos aceitando, acho que aqui vale bem a expressão: Ficar bem na fita, sabe, para não parecermos fracos ou desorganizados, ou querer impressionar, aí depois ficamos estressados porque não vamos dar conta da demanda. Melhor evitar né. [ls_content_block id=”12227″]
  • Criar uma regra para aceitar novas tarefas: a melhor delas seria que só aceitássemos novas quando estiver com quase todas terminadas, mas sabemos o quanto é difícil recusar algumas coisas as vezes, o melhor a fazer é criar regrinhas do tipo: Ter 80% da lista cumprida ou eliminar pela dificuldade, aumentar o prazo para entregar, e as vezes e por que não: o melhor a fazer é recusar mesmo. Não é demérito para ninguém saiba disso;
  • Outra coisa também é perder muito em um trabalho esperando entregar o trabalho “perfeito”, o que as vezes só está na nossa cabeça, e aí gastamos um tempo absurdo revisando, tentando melhorar o que já estava bom antes e poderia já ter saído da nossa lista de tarefas. Pense que as vezes o feito é melhor que o perfeito.
  • E por final e não menos importante: Verifique a sua lista de tarefas todos os dias pela manhã, assim terá uma visão geral do seu dia e não corre o risco de deixar passar algo super urgente ou importante.
Continua após a publicidade

E algo assim muito válido é saber que podemos contar com uma rede de apoio para nos socorrer nas horas muito difíceis. Principalmente quando nos sentimos muito, mas muito sobrecarregadas, e o legal é não esperar demais para pedir ajuda, assim não será tarde demais. Já imaginou se algo pior acontece?

O importante sempre é ter consciência do que podemos e do que conseguimos fazer, porque muitas vezes, fazemos coisas demais só para tentar não parecer fracos diante dos amigos ou da sociedade em si e acabamos super estressados. E isso não vai nos levar a nada, porque na verdade não precisamos provar nada a ninguém e sim levar uma vida leve e tranquila de acordo com o queremos para nós.

Saber exatamente o que nos faz feliz e de bem com a vida, é o primeiro passo para acabar com muitos motivos de estresse diário, o que com o tempo só vai nos deixando exaustos e não conseguimos cumprir com nossas obrigações devido a tantas coisas que atrapalham. Tirar um tempo para fazer o que gostamos e nos cuidarmos é tão importante quanto trabalhar. Acho que é até mais, porque para realizar um bom trabalho precisamos estar bem com nos mesmos.

E se você já está num nível altíssimo de esgotamento e estresse algumas dicas para ajudar a superar que são unanimidade entre os médicos e cá entre nós a gente já sabe de tudo isso né:

  • Dormir mais;
  • Gerenciar o seu estresse;
  • Fazer mais atividade física durante o dia;
  • Se fumar, o ideal é largar o cigarro, pois ele pode impactar nos níveis de energia;
  • Limitar o consumo de álcool;
  • Comer de forma nutritiva e seguir uma dieta balanceada, evitando pular refeições. Sabemos o quanto faz mal;
  • Conectar-se com outras pessoas. Viver isolado não faz bem a ninguém, causa mau humor e cansaço, como pudemos perceber durante a pandemia.

São coisas simples, mas que nos trazem ótimos resultados, e se você já faz tudo isso e mesmo assim está se sentindo esgotado, tire um tempo para você e vá viajar, curtir a natureza a praia, verá que quando voltar, sua mente está em plena atividade e descansada.

Espero que gostem das dicas e façam!

Uma ótima semana a todos.

Grande abraço 😊

Selma Cabral

 
nomes

Sobre nomes diferentes?

mudanças

Mudanças são Necessárias

Chá

Hora do chá!

carreira

Como fazer uma transição de carreira sem traumas?

cropped cabecalho - 40EMAIS

Mais nessa Coluna

Segundo Tempo com Selma Cabral

Conheça a Coluna de Segundo Tempo com Selma Cabral
Pois é olha eu aqui de novo. O que era para ser um quebra galho, foi ficando e fui me empolgando e compartilhando dicas, sugestões de negócios, planejamento e principalmente mudanças. Pensei muito em um nome bacana para essa nova coluna, demorei, mas o nome já estava na minha mente e assim surgiu o Segundo Tempo, mas não de jogo nada disso. É um segundo tempo de virada de vida, de recomeço, novos objetivos, novos desafios e minha humilde contribuição para encorajá-los a se desafiarem. Sim porque a vida é um eterno desafio, ajustes, recomeços....... Como todo mundo eu também precisei me recolher, reavaliar e recomeçar, com novas ideias e projetos talvez mais bem organizados ou não, isso só o tempo dirá, porque o bom é exatamente isso: MUDAR, ajustar o que não nos serve mais seja na vida pessoal, no trabalho, pensar em novos projetos, ou melhorar o antigo. O importante é nos darmos um segundo tempo para mudar tudo. Sempre gostei muito de duas frases: Seja a Mudança e Toda ação importa – Para mim são como um mantra, não adianta criticar se não faço nada para mudar e não importa o que vou fazer, mas qualquer coisa por menor que seja importa! Espero que gostem desse meu novo espaço de compartilhamento de ideias e muitos já me conhecem da coluna Turismo & Ideias e das Mentorias que faço por aqui também. Grande abraço!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 16 =

Scroll to top