fbpx

Que tipo de viajante você é?

Selma Cabral

Por Selma Cabral

Daqueles que topam qualquer aventura ou daqueles que reclamam de tudo e nem aproveitam a viagem?

viajante


Você já se perguntou alguma vez que tipo de viajante é você? O que te motiva a escolher uma viagem, um destino, e como faz seu planejamento de viagem?

Pesquisa, faz checklist, vê a previsão do tempo, se organiza e se prepara para qualquer imprevisto ou vai no que seja o que Deus quiser?

Para quem não entendeu nada existem sim vários tipos de viajantes: dos melhores companheiros de aventuras aos mais chatos que ninguém gosta de repetir a viagem em sua companhia.

Quem nunca viajou com um amigo e odiou? Porque ele simplesmente causou na viagem, reclamou de tudo, ficou de mal humor o tempo todo, ou seja, uma mala sem alça, e aí que a gente fica na maior saia justa né? Perder o amigo ou não viajar mais?

Calma que dá para equilibrar as coisas, separe os amigos de acordo com a viagem. Sim, dá para fazer isso sem magoar a pessoa. É só descobrir que tipo de viagem você e os seus amigos gostam, e assim conhecendo o gosto de cada um, você escolhe as viagens e convida. Comigo já aconteceu algumas vezes de viajar com a pessoa e não deu certo, pois ODEIO – assim com letras maiúsculas mesmo- viajar com pessoas mal-humoradas, aliás, no geral não gosto de pessoas que vivem de mal humor.

Depois disso sigo um lema: viajar para mim só com vontade e disposição para qualquer perrengue e levar tudo com bom humor e escolho a dedo as companhias. Ninguém merece viajar com alguém de mal humor o tempo todo ainda mais que viajar é justamente para descontrair, conhecer novas pessoas, novos lugares e aproveitar tudo e trazer novas recordações na bagagem.

Mas para chegar a esse nível, é claro que me conheço bem o bastante e sei o tipo de aventura, o que gosto e o que não gosto de fazer quando vou viajar ou até mesmo passear. Tenho um amigo que faz passeio de bike pela orla da praia e vai contando as histórias dos monumentos e sempre me chama para fazer e eu educadamente recuso e por quê? Simplesmente porque não ando bem de bicicleta e vou atrasar os outros, e jamais faria isso. Outra coisa que não vou nunca, não gosto é de acampar, imagina, do que jeito que sou não ia dormir com medo de bichos peçonhentos e ia ficar a noite toda com medo de algum entrar pela barraca, nossa não dá para mim.

Claro que leva um tempo e agente só consegue saber do que gosta e do que aguenta se conhecendo bem e depois de fazer muitas viagens.

Mas andei pesquisando na internet e achei vários tipos de viajantes alguns até curiosos:

1. O Fotógrafo

Câmera na mão, eles tiram fotos de tudo até conseguir a foto perfeita — Não importa o quanto demore e nem o que tenha que fazer como ficar horas parado até conseguir a perfeição em forma de foto! Esse eu até levo de boa. Não é tão ruim assim…

viajante

2. O Organizado

Esse acho que não levaria comigo, pois é o maníaco das planilhas, tudo milimetricamente cronometrado: às 07h00, café da manhã; 07h30, hora de ir para o museu, que abre pontualmente às 08h. O almoço é no restaurante X e o jantar no Y — as reservas foram feitas com dois meses de antecedência. Todo o orçamento da viagem já foi planejado e não há espaço para improvisação.  Acho péssimo, gosto de ter um tempo livre para não fazer nada, afinal estou de férias né rsrs. Mas tem quem prefere assim, aí é uma questão de gosto!

3. O Mochileiro

Não conhece e nem sabe o que é limites. Com ele não tem tempo ruim, tudo vira uma festa: Adora transporte público e comida de rua. Lugares caros, ele faz ficar barato; e se já for barato, com ele sai quase de graça. Sabe aproveitar cada oportunidade, é minimalista por natureza, e a casa praticamente cabe toda na mochila e os bons momentos na memória. Já os imprevistos, viram história para contar para os amigos.

viajante

4. O largado

Esse tipo de viajante gosta de simplesmente relaxar, se possível numa praia linda tomando água de coco e aproveitando a brisa, sem horário para nada, come só quando tem fome, não tem hora para acordar, não se preocupa com horários de passeios e nem atende o celular. Mas quando volta das férias todo bronzeado e com a aparência totalmente descansada dá inveja em qualquer um. Recomendo fazer isso de vez em quando é muito bom!

5. O Influencer

Quando a pessoa viaja só para fazer fotos incríveis para as redes socais. Sua motivação são os likes, looks certos para cada ocasião, filtros, edição, moda, maquiagem perfeita sem nem um fio de cabelo fora do lugar, só glamour!  E leva o guarda-roupa na mala e haja peso para carregar hein! Alguém se identifica?

10. O mão de vaca

Esse tem que gostar muito viu: a pessoa pede desconto em tudo, faz as contas de cada sem centavo, compra tudo do mais barato e acha que saiu no lucro. Tem um manual completo de como economizar nas viagens.  Se pudesse levaria macarrão instantâneo para economizar ainda mais.

11. O Sofisticado

Esse é o sonho de consumo da maioria pelo menos uma vez na vida. Luxo, requinte e sem miséria. Não economiza em nada nas suas viagens. Tudo tem de ser da melhor qualidade:  do voo até a hospedagem em Hotéis ou Resorts de luxo a jantares em restaurantes com estrela Michelin, ele quer o máximo de conforto e comodidades e se possível ser paparicado. É ou não é o sonho de todo mundo ao menos uma vez na vida?

16. O amante da natureza

Esse tipo de viajante ama o contato com a natureza. Sua viagem perfeita tem trilhas, camping, cachoeiras, muito espaço verde e ar puro. Atividades ao ar livre, nadar em rios e apreciar o nascer e pôr do sol e ser grato por mais um dia.

viajante

17. O chato

Esse ninguém merece, reclama de tudo, da comida ao tempo, ou tá muito frio ou muito calor, acha defeito em tudo, era melhor ficar em casa mesmo.

E ainda tem muitos outros tipos de viajantes: Os que só viajam em casais, os que vão atrás dos points gastronômicos, os que gostam de viajar sozinhos, tem também os pessimistas – que é melhor ficar em casa, os totalmente desorganizados, e muitos outros.

Preparei um teste rapidinho para você descobrir o seu tipo de viajante:

  • Quantas vezes por ano você viaja?

(   )Uma vez por ano

(    )Duas vezes por ano

(    ) Mais de cinco vezes

(    ) Não viaja

  • Quando viaja você:

(   ) Não larga o celular ou câmera fotográfica por nada

(   ) Tira foto de tudo e nem presta atenção em volta?

(   ) Tira só algumas fotos de recordação para não perder tempo e apreciar o local

(   )Nem lembra de tirar fotos, pois gosta de contemplar o local.

  • Costuma planejar sua viajar com quanto tempo de antecedência?

(   ) Pelo menos um ano

(    ) Seis meses antes

(    ) Dois meses antes

(    ) Decide tudo de última hora

  • Como escolhe Local?

(    ) Gosta de Camping

(    ) Hostel pelo baixo custo

(    ) Pousadas

(     ) Hotel ou resorts de Luxo

  • Como administra os seus gastos?

(    ) Já define quanto vai gastar no planejamento

(    ) Não tem limite pré-definido

(    ) Economiza no que puder

(    )Sem limites para gastar

  • Quando viaja como é sua bagagem?

(    ) Uma mochila é suficiente

(    ) Uma mala grande e uma de mão

(    ) Duas malas cheias e uma de mão

(    )Mais de duas malas.

  • Você costuma viajar:

(    ) Em grupo

(    ) Acompanhado (a)

(    ) sozinho.

Conseguiu descobrir que tipo de viajante você é? Me fala aí nos comentários!!

Um abraço e até a próxima semana 😊

Selma Cabral

LEIA TAMBÉM

Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x