Turismo de bem-estar: Viva essa experiência…

turismo de bem-estarDepois da Pandemia o turismo de bem-estar tem sido cada vez mais procurado, muitas pessoas estão em busca de se livrar do estresse, cuidar do corpo e da mente. Mas quem sabe realmente o que significa?

Turismo de bem-estar é definido pela Global Wellness Institute como viagens associadas à ideia de manutenção ou conquista do bem-estar pessoal, criando oportunidades para melhorar a saúde física e mental de maneira mais holística.

Não vamos confundir turismo de bem-estar com turismo médico. Enquanto no turismo de bem-estar a ideia é desfrutar de lugares, situações e experiências que contribuam para um equilíbrio pessoal, antiestresse e bem-estar geral, o turismo médico está diretamente atrelado a doenças e seus tratamentos.

E o turismo de bem-estar vai muito além dos negócios de bem-estar, como estúdios, spas ou retiros, tem a ver com uma responsabilidade muito maior em como consumimos e cuidamos do nosso espaço. Depois da pandemia a preocupação com a natureza, com locais sustentáveis e preservação ganharam um destaque enorme e temos mesmo que respeitar, cuidar para estar sempre ali para as próximas gerações.

Uma viagem de bem-estar para mim só faz sentido se você fizer realmente o que gosta, independente do local, conseguir se divertir, tirar aquele peso dos ombros, meditar, fazer atividades lúdicas, apreciar um belo pôr do sol ou simplesmente não fazer nada, se deixar levar pelo momento e o principal: sem nenhuma preocupação.

PRODUTOS 40EMAIS

Logo redondo CURSOS

O 40EMAIS traz para você os melhores cursos, para você dar aquela guinada de 360º na sua vida. Não Perca!

Uma das minhas preferidas é viajar para locais com Águas termais, acho realmente relaxante, bem quentinhas e são muito ricas em minerais que oferecem vários benefícios à saúde. Curam vários males tanto da alma como do corpo.

No Brasil o que não falta são lugares para relaxar. Com muita natureza, praia, montanha, é só escolher o seu preferido de acordo com o seu momento e partir. Com certeza tem vários destinos perto de você e que darão oportunidade de viver experiências que vão te proporcionar além de bem-estar uma vida mais saudável.

5 destinos nacionais que promovem bem-estar e contato com a natureza para visitar após a pandemia:

Pesquisa revela mudança no perfil dos turistas brasileiros após o período de isolamento social, que passam a ter preferência por destinos nacionais que aliem saúde e natureza

Uma pesquisa divulgada pela consultoria Cap Amazon e pelo portal Mercado & Eventos, mostra que o momento atípico está impactando na forma como os turistas brasileiros pretendem viajar após o fim da pandemia. O estudo, realizado com 400 agentes de viagem de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba, revela que os destinos nacionais deverão ser os mais procurados após o fim das restrições por conta da pandemia. Outro fator apontado por 55% dos entrevistados é uma retomada mais rápida nos destinos e serviços que proporcionem bem-estar e contato com a natureza. Especialistas afirmam que essa categoria de turismo oferece aos viajantes novas perspectivas, além de afetar positivamente a capacidade de lidar com o estresse, resolução de problemas, resiliência e criatividade, aliando cuidados com o corpo e a mente.

Confira cinco destinos nacionais para conhecer que promovem bem-estar e contato com a natureza:

Ekôa Park

Localizado em Morretes, no litoral do Paraná, o Ekôa Park já retomou suas atividades implementando medidas para garantir a segurança dos visitantes e colaboradores durante a pandemia. O paraíso ecológico fica a uma hora de Curitiba e ocupa uma área de 238 hectares, localizado dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica, denominada Grande Reserva, com atividades destinadas ao lazer, entretenimento, educação ambiental e desenvolvimento profissional. Entre as atrações estão arvorismo, tirolesa, trilhas com diferentes níveis de dificuldade, túnel sensorial pela mata, rapel e voo cativo de balão. O restaurante Oka Gastronomia, localizado no interior do parque, fez a transição do buffet para pratos a la carte e lançou opções de cestas de piquenique para as famílias aproveitarem o ar livre.

Pantanal

Se o objetivo turístico for a imersão na fauna e na flora brasileira, um dos destinos mais procurados é o Pantanal. São mais de mil espécies entre peixes, aves, mamíferos e répteis. Além da popularidade no Brasil, o destino de turismo ecológico possui grande fama internacional, considerado como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco.

turismo de bem-estar
Flávio André – MTUR

A melhor época para o turismo na região é entre os meses de julho e outubro, na temporada de seca, quando o clima é mais ameno. Neste período, a locomoção entre um ponto ao outro é mais fácil, além de ser ideal para observar animais. Nos safáris fotográficos é possível ver animais como piranhas, onças-pintadas, jacarés-do-pantanal e sucuris. O acesso principal se dá pela cidade de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul.

Estância do Lago

Para descansar o corpo e a mente, a Estância do Lago  SPA & Wellness é uma opção que deve ser incluída no roteiro. Localizada em Almirante Tamandaré, a 15 minutos da capital do Paraná, o local oferece múltiplas opções de métodos terapêuticos e estéticos, piscinas, e gastronomia saudável, cercados da paisagem natural e do silêncio que não se encontra em destinos mais agitados. Com o acompanhamento de uma equipe médica multidisciplinar, é possível optar por atividades de emagrecimento ou relaxamento, de acordo com a demanda de cada hóspede. Categorizado como “spa de verdade”, o local prevê ainda a prática de atividades físicas ao ar livre, para somar os benefícios do esporte e do contato com a natureza.

Águas termais

Aquecidas com o calor da própria terra, pelo processo de geotermia, as águas termais brotam do solo com temperaturas maiores que a do corpo humano, reunindo grandes quantidades de minerais, como potássio, selênio, cálcio, zinco, cloretos e magnésio. A presença dos sais minerais traz um efeito terapêutico às águas termais, relaxando os músculos e aliviando dores musculares. Além de hidratar a pele, as águas ajudam a tratar alergias e doenças cutâneas, estimulando a renovação da pele e promovendo o rejuvenescimento. As cidades de Caldas Novas e Rio Quente, em Goiás, são conhecidas pelas águas termais, com temperaturas que variam entre 26 e 50 graus.

Chapada Diamantina

Indicada para os fãs do ecoturismo e do turismo de aventura, a Chapada Diamantina reúne cachoeiras, poços de águas transparentes, grutas e trilhas, com destaque para as belezas naturais, cidades históricas e gastronomia rica. A Chapada ocupa grande parte do estado da Bahia, mas pode ser acessada principalmente pela cidade de Lençóis.

turismo de bem-estar
Gleidson Santos – MTUR

Entre os cartões postais mais famosos da região está o Morro do Pai Inácio, localizado há 1.120 metros de altitude, proporcionando uma vista paradisíaca de toda a Chapada. Com mais de dezenas de quedas d’água, as mais populares são a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumaça. Outra opção são os poços de água transparente, conhecidos pelo fenômeno da luz do sol, que entra pelas frestas das grutas, atingindo a água em um lindo facho de luz, característico da Chapada. Fonte: https://www.centralpress.com.br

Claro que tem muitos outros lugares perfeitos para desfrutar do turismo de bem-estar principalmente no Brasil onde temos tantas opções que é até difícil escolher uma, mas não precisamos né? Podemos perfeitamente conhecer todas aos poucos e sem pressa, afinal, está tudo dentro do nosso país não é mesmo?

É só se começar a se preparar, escolher, fazer as malas e partir…..

Um abraço e até a próxima semana 😊

Selma Cabral

LEIA TAMBÉM
Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x