Viajar é tudo de bom, mas quando a família vai junto é melhor ainda.

Selma Cabral

Por Selma Cabral

família


Depois de tanto tempo sem viajar por conta da pandemia é natural que todos queiram sair e se divertir, viajar em família, acabar com o mal humor natural depois de ficar meses isolados principalmente para crianças. Então se considerarmos o que todos passaram pelo isolamento e se privaram de passeios, atividades físicas, temos que levar em conta o fator psicológico de cada um. Muitas pessoas podem ainda se sentir inseguras para viajar ou até mesmo para ir em lugares perto de casa.

Quando vamos organizar uma viagem em família é muito importante levar em consideração e principalmente conhecer o gosto de cada um e tentar fazer um roteiro que concilie todas as preferências e o estado emocional de todos.

Naturalmente que só o fato de reunir todos para montar um roteiro de viagem por si só já é divertido e já vai preparando o humor e a expectativa de todos. Mas devemos levar alguns fatores em consideração:

1)Considere o Estado da Família: Como estão todos nesse momento?

Cada pessoa reage de um jeito ao isolamento e muitos podem até ter se acostumado a conviver com poucas pessoas ou até sozinhos. E podem precisar de algum tempo para se adaptar com o movimento e agitação novamente.

Então o ideal é ir para um local sem muita aglomeração por enquanto. Talvez um Resort seja mais indicado por seu enorme espaço e opções de lazer, Hotel Fazenda, ou fazer pequenos passeios em cidades próximas;

família

2)Planejar com antecedência: Sempre vai ser a melhor opção, pois você já está a par dos sentimentos e emoções de todos. Pense no roteiro e pesquise várias opções, pesquise também transporte, hospedagem e o lazer claro. Deixe seu plano flexível, muitas pessoas gostam de viajar sem compromisso de horários, atividades e afins, mas essa não é uma boa opção para quem tem filhos pequenos e que ainda precisam de um certo controle de horários etc.

3) Defina o Orçamento: Extremamente importante esse tópico, porque planejar uma viagem é uma delícia, mas é preciso ter o pé no chão na hora dos gastos, não dá para se endividar e depois se arrepender não é mesmo? Algumas pessoas financiam suas viagens, outras fazem poupança de viagem, e já sabem qual o destino e quanto vai precisar. Mas nenhuma delas vai te proporcionar o divertimento merecido se ficar preocupado com os gastos certo? Já imaginou se toda vez que você for tomar um drink ficar pensando em como vai pagar a fatura depois?

Por isso é muito importante saber gastar e saber o quanto pode gastar para não gerar um estresse lá na frente ainda mais com as incertezas econômicas que estamos vivendo.

4) Chame toda a família para decidir o local: essa é uma parte divertida na minha opinião, a viagem já começa antes, só de todos opinarem, ver as opções juntos, já começa a aproximar todos novamente e a envolver na escolha, que claro tem que agradar a todos, numa viagem em família não dá para ser um ditador e querer escolher tudo ao seu gosto e sozinho, todos temos de abrir mão um pouco dos gostos pessoais e envolver todos. Com certeza vai ser mais divertido e todos vão aproveitar. Assim a viagem torna-se inesquecível.

família

5)Evite datas festivas, Eventos grandes: lembra daquela pesquisa que falei lá em cima? Serve para isso também, por conta do momento atual, é bem melhor evitar datas festivas e eventos que naturalmente já causam aglomerações. Então já seria uma opção mais segura para a família, além disso, os hotéis ficam mais caros, tudo tem filas enormes e pode ser que algumas atrações que você escolheu tenha o acesso mais restrito e difícil. Certo?

6)Defina o meio de transporte: Este item vai depender do local que você escolheu e do que a sua família gosta mais:

  • Transporte Rodoviário: Depende do local, das vias de acesso, mas as vezes o custo-benefício compensa. Mas sempre procure empresas idônea, com documentação certinha, seguro, ônibus novos, faça uma pesquisa completa;
  • Carro particular: se for possível e todos preferem ok. Mas dependendo do número de pessoas, as vezes tem que ir em mais de um carro, estude a rota mais segura para todos, revisão, segurança, cadeirinha de tiver crianças pequenas, organize paradas para banheiro, alimentação e descansar e se for muito longe prefira dormir em alguma pousada ou hotel, aliás na sua pesquisa já organize os pontos de parada e descanso é muito importante e mais seguro também.
  • Avião: muito melhor se for possível, mais rápido, mas seguro. Mas tenha o cuidado de ver se alguém do grupo tem pavor de viajar de avião. Aí tem que ver outras opções.
  • Muito importante: Faça sempre um seguro-viagem, se possível e dependendo da viagem, procure uma Agência de Viagens Idônea para te ajudar a escolher a melhor opção, porque viajar é maravilhoso, mas é preciso muitos cuidados para evitar problemas. Sempre verifique todas as reservas de hotel, transporte etc. Ninguém quer ter problemas durante suas férias, mas tudo é possível e se prevenir ainda é o melhor remédio.

Dica pessoal:

  • Faça reservas com antecedência, verifique se o local é como nas fotos;
  • vacinas exigidas e exames, comprovantes, declarações, autorização dos pais se for levar sobrinhos, amiguinhos dos filhos; ou se for separado e for levar o filho, o pai que fica também precisa autorizar;
  • verifique as exigências do local ou dos se for para vários lugares: pois cada um tem seus próprios protocolos sanitários, importante ver quais exames exigem ainda mais em tempos de pandemia, respeito os protocolos, leve sempre máscaras a mais para todos.
  • Mala de primeiros socorros, (sim sou neurótica com segurança, ainda mais se tiver crianças e idosos), remédios (se alguém no grupo fizer uso de remédios controlados, de pressão etc.) e leve a receita também.
  • Mochila reserva ou mala de mão se for viajar de avião, ninguém deseja, mas pode acontecer da sua mala ou a de alguém do grupo ser extraviada, é bom se precaver;
  • Jamais viaje sem seguro. Mesmo caso do item acima: temos que nos prevenir.

família

Acho que é só, mas podem ter certeza de que devo ter mais itens de segurança, pois como já falei sou neurótica com a segurança de todos.

Uma boa viagem, muita diversão e ótima semana!!

Selma Cabral 🙂

LEIA TAMBÉM

Selma Cabral
Últimos posts por Selma Cabral (exibir todos)
5 1 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x