fbpx

10 características essenciais para empreender

Érika Klann

Por Érika Klann

empreender


Diante das constantes e aceleradas mudanças que vivenciamos, é fácil entender que ninguém nasce pronto para qualquer coisa. Todos nós possuímos algumas características e habilidades natas, que podem ser potencializadas, e outras que precisam ser desenvolvidas. Ambas as situações nos exigem estudos, formações específicas e prática.

Clique e Assine o 40EMAIS e ganhe acesso completo ao conteúdo do Portal, como Workshops e Mentorias, além de muitos descontos em lojas, restaurantes e serviços!

E para empreender com sucesso, algumas características são essenciais. Mas, calma! Se você não tem algumas dessas habilidades, não significa que o seu negócio está fadado ao fracasso. Significa apenas que você terá que correr atrás para desenvolver essas habilidades e aumentar as chances do seu negócio prosperar.

Eu listei aqui 10 características que acho importantes para a sua jornada empreendedora.

1.Iniciativa

Ter uma ideia inovadora ou o sonho de ter seu próprio negócio não são suficientes se não tiver coragem para sair da zona de conforto e agir. Não fique esperando o melhor momento para tirar o seu sonho do papel. O empreendedor precisa aproveitar ou mesmo criar as oportunidades pra fazer acontecer. Quem possui essa característica consegue mais facilmente driblar as adversidades e vencer as crises.

2.Persistência 

Uma das principais características de um empreendedor bem-sucedido. Muitas serão as dificuldades encontradas ao empreender e farão parte da sua jornada de sucesso. Mais do que aprender com os erros, aprendemos com a correção desses erros. 

As dificuldades nos trazem experiências importantes e aprendizados essenciais para melhorar cada vez mais, reavaliar nossas metas e refazer a rota, se necessário, mesmo que seja para mudar o seu produto ou até o seu modelo de negócio.

Acredite: grandes empreendedores fracassaram mais de uma vez, mas desistir nunca foi uma opção. Aliás, você vai ouvir muito esta frase.

3.Resiliência

No dicionário, resiliência é um ”substantivo feminino que significa a capacidade de quem se adapta às intempéries, às alterações ou aos infortúnios; tendência natural para se recuperar ou superar com facilidade os problemas que aparecem.” Ou seja, ser resiliente é aceitar as adversidades, buscar as mudanças necessárias, refazer estratégias e se adaptar à nova realidade.

A resiliência anda de mãos dadas com a persistência. E, juntas, levam o empreendedor a acreditar nas importantes mudanças e adaptações ao novo, superando as crises. 

4.Cálculo de riscos

Empreender significa correr uma série de riscos, desde econômicos, nas vendas, com fornecedores ou a loja física.  Prevê-los traz a possibilidade de desenvolver possíveis soluções e reduzir as chances de erros e fracasso. Para que estes riscos não lhe surpreendam, é necessário um estudo, mapeamento das possibilidades e planejamento para que você consiga agir rápido e corretamente. Assim, o impacto no seu negócio será o menor possível.

5.Autoconfiança 

Já conversamos anteriormente que empreender traz um mundo novo que exige muito estudo e responsabilidades que, até então, desconhecíamos. E assumir estas responsabilidades e tirar um sonho do papel exigem muita coragem e também muita confiança. Para conquistar o mercado, você vai precisar acreditar no seu negócio, confiar nas suas convicções, conhecer muito bem o seu produto ou serviço e transmitir credibilidade. E isso tudo só é possível com autoconfiança. Mostre que você sabe o que está fazendo, conhece os riscos e já tem desenhado seu plano de ação e decisões estratégicas. 

6.Liderança

Mesmo começando a empreender sozinho e de casa, em algum momento, na sua caminhada de sucesso, você terá uma equipe de trabalho para gerenciar. E o papel de um líder é muito importante na condução do processo para a entrega de um trabalho eficiente e de qualidade, e no desenvolvimento da empresa.

Um bom líder precisa ter a habilidade de se colocar no lugar do outro; estar a frente do projeto, mas caminhando junto; precisa motivar e confiar nos seus colaboradores, dando autonomia e demonstrando humildade e reconhecimento. A cultura da empresa e sua equipe devem refletir os princípios do seu gestor.

7.Comprometimento

Como já conversamos, empreender nos desdobra uma infinidade de responsabilidades e de novos campos a serem dominados, como toda a gestão administrativa e financeira, entender de público-alvo e persona, estratégias de marketing, processos, vendas, tendências e muito mais. Esse estudo precisa ser contínuo para que o negócio prospere. E isso exige uma dedicação, um comprometimento sério.

A busca constante por informação e, principalmente, capacitação ajuda na identificação de novas oportunidades, novas estratégias, ferramentas, fornecedores, produtos, clientes.

É importante também ter esse comprometimento com o seu negócio e com todas as pessoas direta ou indiretamente relacionadas, como seus funcionários, fornecedores e, inclusive, com sua família.

8.Excelência 

O sucesso de um empreendimento está muito relacionado à qualidade e eficiência do seu trabalho, principalmente do seu produto/serviço e atendimento. Você precisa estar focado em fazer sempre mais e melhor, observando com cuidado todos os detalhes em cada etapa do processo.

9.Planejamento

Você já deve ter ouvido muito falar que a chave de uma empresa é o planejamento. E isso é muito verdadeiro. Não só para você começar o seu negócio de forma mais assertiva, mas, principalmente, como parte da rotina da sua empresa. Você precisa saber aonde quer chegar; estabelecer metas a curto, médio e longo prazos; definir as ações para alcançá-las; determinar prazos; e monitorar todas as informações e métricas para entender se os objetivos estão sendo atingidos. Um empreendedor com um bom planejamento consegue adequar ou mudar o plano, se necessário, de forma rápida e objetiva. E, em tempos de crise, isso é fundamental.

Além disso, para dar conta de todas as tarefas e compromissos é essencial que você tenha organização e planejamento.

10.Criatividade

O espírito empreendedor está relacionado com a capacidade de inovar e buscar soluções para as necessidades das pessoas, mesmo após a consolidação da empresa. E essa visão inovadora exige uma certa criatividade, a qual permite você enxergar “fora da caixa”, ou seja, enxergar além do óbvio.

Resumindo, algumas habilidades são essenciais para que você tenha sucesso como empreendedor e o melhor é que elas podem ser desenvolvidas, com muito estudo, capacitação, treinamento e determinação.

Não deixe o tempo passar e tenha a iniciativa de começar. Muita persistência para não desistir nas dificuldades e resiliência para aceitar os obstáculos e focar nas soluções. Calcule com sabedoria os riscos e tenha autoconfiança para seguir em frente naquilo que você acredita. Use da sua liderança para delegar funções, levar a equipe junto com você e demonstrar que, com comprometimento, o crescimento da empresa fica mais fácil. Busque a excelência em tudo o que faz e, com planejamento e criatividade, seu negócio terá sucesso.

LEIA TAMBÉM

Fotos colunistas erika klann
Últimos posts por Érika Klann (exibir todos)
0 0 votos
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x