Empreendedorismo digital – um mercado em expansão

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empreendedorismo digital

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O empreendedorismo digital, que já era uma tendência, ganhou força durante a pandemia da Covid-19, abriu muitas portas para empresas e jovens empreendedores e não para de crescer. Mas você sabe exatamente o que é empreenderempreender no digital?

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De forma simplificada, Empreendedorismo digital é qualquer negócio ou empreendimento online, que utiliza tecnologias digitais e a internet como ferramentas principais.

O mercado digital era uma área já em ascensão, com a expansão da internet e a facilidade de acessá-la a partir de dispositivos móveis como Tablets e Smartphones. Mas teve seu processo acelerado com a chegada da pandemia da covid-19 no mundo, provocando mudanças significativas nos modelos de negócios existentes e na criação de novos produtos e serviços. A adaptação das empresas ao mundo digital tornou-se quase que uma atividade obrigatória para a sobrevivência dos negócios.

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O resultado? O empreendedorismo digital tornou-se um dos principais canais de vendas de produtos e serviços, e, também, uma fonte importante de geração de empregos e de renda para a população, impactando significativamente na economia local e até mundial. E ainda apresenta um importante potencial de crescimento, uma vez que permite grandes possibilidades para inovação, tanto de produtos quanto em modelos de negócio.

O empreendedorismo digital alimenta-se da facilidade de acesso e rapidez à informação, da ampla rede de conexão e da capacidade de alcançar um grande número de pessoas, e potenciais clientes, em diferentes lugares do mundo, de forma rápida e eficaz. Ou seja, é possível impactar muitas pessoas, ampliando suas oportunidades de vendas e, consequentemente, o crescimento do negócio.

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Os principais formatos de negócios digitais hoje são:

  • E-commerce – lojas que vendem on-line;
  • Blogs ou sites especializados – produção de conteúdo para portais;
  • Infoprodutos – desenvolvimento de cursos on-line, e-books, apostilas e videoaulas;
  • Aplicativos – softwares para aparelhos móveis;
  • Jogos – desenvolvimento de jogos para computadores, celulares e videogames, por exemplo;
  • Consultorias e Mentorias – desenvolvimento de programas de consultoria e mentorias on-line;
  • Criação de conteúdos – através de vídeos, fotos, textos, tutoriais para plataformas digitais como YouTube, Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest, dentro outros;
  • Programa de afiliados – venda de produtos ou serviços de outros produtores.
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Este é um mercado ainda muito novo e em constante transformação. Com o surgimento de novas tecnologias e aprimoramento das já existentes, os empreendedores digitais possuem inúmeras possibilidades de criar diferentes formas de atender às necessidades dos consumidores, além de desenvolver novas oportunidades de mercado.

Mas existem ainda outros fatores que ajudaram a alavancar o empreendedorismo digital no Brasil. Por exemplo, a necessidade de um investimento inicial bem menor do que um negócio físico. Os custos operacionais também são menores, o que torna um mercado mais acessível para quem quer iniciar um negócio próprio, mas tem recursos financeiros mais limitados.

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Mas como qualquer empreendimento, é preciso estudar antes o mercado, sua ideia de produto e ter muita persistência, flexibilidade, resiliência, planejamento, conhecimentos gerenciais e financeiros, visão holística e estratégica, coragem e muita criatividade. Além, é claro, de um conjunto de competências específicas e habilidades com as ferramentas digitais. Porque os desafios são muitos.

E, por falar em desafios no empreender digital, vou abordar alguns deles. Afinal, ter consciência do que podemos enfrentar é importante para se preparar previamente e desenhar soluções e estratégias. Alguns deles são:

  • Inovação e criação de diferenciais competitivos;
  • Precificação dos produtos ou serviços;
  • Escolha das melhores plataformas e tecnologias adequadas de venda;
  • Gestão financeira e administrativa;
  • Gestão do tempo;
  • Segurança da informação.

A segurança da informação é uma área fundamental de atenção, uma vez que os ataques cibernéticos estão cada vez mais presentes e sofisticados, fazendo com que a proteção dos dados dos clientes e da própria empresa seja primordial para a confiança dos usuários e a sobrevivência da empresa.

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E lembre-se: os mundos digital e tecnológico estão em constante e acelerada transformação, por isso, esteja sempre atento(a) às mudanças.

Se você tem uma ideia de empreender no digital, bora tirar do papel?!

 
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Olá, eu sou a Érika Klann, mãe do Ruan e da Maria Eduarda, carioca da gema e apaixonada por Santos. Bióloga Geneticista pela UFRJ, professora, com mestrado em Virologia pela Fiocruz-RJ. Hoje, tenho uma empresa de decoração de festas, a Klann Festas e Eventos, e estou iniciando um projeto de consultoria às escolas sobre Educação em Saúde. Sou Vice-presidente das Empreendedoras 55 e aqui neste espaço vou dividir com vocês minhas reflexões e experiência sobre essa aventura que é empreender. Esperamos que vocês gostem. Boa leitura.

1 Comentário

  1. Diego hora9 de agosto de 2023

    De fato é um mercado que está ainda somente no inicio, há muita oportunidade claro para quem se dedicar a aplicar uma boa estratégia de vendas, atração e conversão de clientes. Parabéns pelo artigo de vocês, muito completo e informativo também.

    Responder

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