fbpx

4 filmes pra renovar a esperança e a fé na vida

Fabiana Honorato

Por Fabiana Honorato

fé


A semana santa é um convite à reflexão. Vida, morte, compaixão e esperança. Essa última palavra, aliás, nunca fez tanto sentido pra gente. No dicionário, está descrita assim: sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé.

Clique e Assine o 40EMAIS e ganhe acesso completo ao conteúdo exclusivo do Portal, como Workshops e Mentorias, além de muitos descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Juntando o momento da pandemia, que nos leva a ficar em casa, à essência da palavra esperança, logo me lembrei dos filmes com roteiros de superação, entrega e fé. Geralmente, são histórias reais tão comoventes que vão parar na telona.

Nenhuma história, claro, se compara ao sacrifício de Jesus Cristo, que sofreu, não julgou, foi traído e ainda perdoou seus algozes antes de morrer. Mas também é possível se inspirar nesses roteiros e levarmos pra nossa vida os exemplos de quem foi ao fundo do poço pra, depois, admirar o arco-íris.

Confesso que muitos desses filmes eu já vi mais de duas, três vezes. Choro, me desespero, torço, vibro como se fosse a primeira vez, mas no final sempre renovo minha esperança na vida e nas pessoas. Aqui, conto sobre os meus filmes de superação e esperança favoritos, pra que você se alimente desse espírito antes ou depois da Páscoa:

 

À procura da felicidade 

fé
Copyright Gaumont Columbia Tristar Films

Toda vez que revejo, tenho uma lição nova, descubro uma nuance diferente da história e ainda garanto uma dose extra de esperança. O filme retrata um período da vida do milionário Chris Gardner, que se viu abandonado pela mulher, com um filho pequeno e sem ter onde morar. Depois de tudo dar errado, ele consegue um estágio sem remuneração, a porta de entrada para o trabalho dos sonhos em Wall Street, mas até ser contratado é eita atrás de eita. Atuação inesquecível de Wil e Jaden Smith, pai e filho na vida real. Mais uma vez, uma história que me levou à pesquisar sobre o protagonista e ele é inspirador de verdade!

Um sonho possível 

fé

Filme que rendeu o Oscar de melhor atriz à Sandra Bullock e conta como um jovem negro e filho de uma mãe viciada consegue uma nova família. Os caminhos dele, Michael Oher, mais conhecido como Big Mike, e da designer Leigh Anne Tuohy (interpretada por Bullock) se cruzam de forma já dramática, com Big Mike caminhando na chuva pra se abrigar no lado de fora do ginásio da escola. Sem ter onde morar e numa amizade pueril com o filho caçula de Leigh, Big Mike é acolhido pela família Tuohy, pra passar uma noite. Mas a vida de todos mudaria completamente, com os Tuohy apoiando o talento de Big Mike para o futebol americano. De uma trajetória provavelmente fadada ao desconhecimento, ele se torna membro da família e um sucesso no esporte. Há cenas reais dos Tuohy e Big Mike, nos créditos, o que dá aquele quentinho no coração. Amo esse filme!

Lion: uma jornada para casa

fé
Copyright Mark Rogers

“Gudu, Gudu”. Não posso ouvir o pequeno Saroo chamando pelo irmão que já começo a chorar. Ainda não sei descrever o impacto desse filme em mim. Aborda um problema quase rotineiro na Índia: crianças que se perdem de suas famílias.  Saroo, de apenas 5 anos, se perde do irmão Gudu numa estação de trem em Calcutá. Depois de viver sozinho nas ruas, ele é adotado por um casal de australianos e vai morar na Tasmânia. Tudo lindo, só que não, pois ele vive obcecado em busca das suas origens e pais biológicos. Nessa procura, ele usa recursos tecnológicos, como o Google Earth, ferramenta de mapas e imagens de satélite. Parece propaganda do Google? Sim! Mas a atuação do inglês Dev Patel e do indiano fofo Sunny Pawar, que interpretam Saroo jovem e criança, compensa qualquer estratégia de marketing subjetiva. Tem final feliz e retrata uma história real.

O segredo – ouse sonhar 

fé
Copyright Alfonso Pompo Bresciani

O último filme que eu vi na Netflix. O que me atraiu mesmo foi a Kate Holmes no elenco, mas a história é muito maior. Ela, viúva, e os filhos enfrentam muitas dificuldades financeiras e a casa onde moram está caindo aos pedaços. Um professor aparece, vindo de outra cidade, e começa a mostrar uma nova maneira de encarar a vida. Ele parece até um enviado dos céus, pois coisas boas começam a acontecer. Mas ele tem um segredo que mudará a vida dessa família. É baseado na teoria do livro O Segredo, mas a mensagem principal é ter fé em dias melhores e nas pessoas do bem.

 

Espero que você se inspire nesta lista pra alimentar a alma e o coração de histórias boas. Precisamos disso nesses tempos!

LEIA TAMBÉM

Fotos colunistas Fabiana Honorato
0 0 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Selma Cabral
15 dias atrás

Fabiana eu amo esses filmes! São exemplos de fé e esperança no ser humano!

Scroll to top
1
0
Por favor, comente.x
()
x