fbpx

A pãodemia que eu não quero que acabe!

Fabiana Honorato

Por Fabiana Honorato

pão


Como fazer pão? Se você não digitou essa pergunta no Google, no auge da pandemia, então você não viveu a quarentena direito! A busca por esse termo teve aumento de 233% no Brasil, chegando a 900% na Itália! Mamma mia, hein? 

Clique e Assine o 40EMAIS e ganhe acesso completo ao conteúdo exclusivo do Portal, como Workshops e Mentorias, além de muitos descontos em lojas, restaurantes e serviços!

E toda essa alta nos acessos dos internautas pseudo-padeiros teve seu pico em abril, justamente quando grande parte da população ainda nem entendia direito o que estava acontecendo e seguia à risca o mantra fique em casa.

Fico em casa, sim! Mas deixa eu comer meu pão nosso de todo dia! Essa procura desenfreada colocou o termo pão caseiro como o mais consultado no Google dentre as receitas em 2020, conforme levantamento divulgado no final do ano. Foi uma verdadeira pãodemia, devidamente registrada com fotos nas redes sociais de seus orgulhosos boulangers (padeiros, em francês).

 

E quem se rendeu ao movimento do pão caseiro não consegue mais ficar sem sentir o aroma da massa fresquinha invadindo a casa. É fato que tudo começou como uma necessidade, pra se evitar saídas ao mercado e padaria. Mas, pra muitos, comer o próprio pão agora é um caminho sem volta.

 

Fazer pão é mais do que só preparar uma receita, envolve um ritual de entrega, devoção e partilha. Começa com a escolha da farinha, passa pelo cuidado com a ativação do fermento e depende da química perfeita entre poucos e essenciais ingredientes. Algumas receitas pedem uma sova generosa, aquele processo de amassar, dobrar, esticar a massa e fazer tudo de novo. Outras são pá pum: mistura tudo e espera.

 

Essa espera, o tempo de descanso pra massa crescer e ganhar forma, nos ensina muito sobre paciência e respeito ao tempo que precisamos para evoluir. Se o dia estiver frio, por exemplo, pode demorar mais pra isso acontecer. E se estiver quente, o processo é mais rápido. 

E, metida a cozinheira que sou, é óbvio que eu vivi a quarentena preparando alguns pães também. Ou muitos, a julgar pelo ganho de peso da família toda! Longe de ser uma chef ou  padeira, sou apaixonada pela arte da culinária e, quando consigo, me dedico a uma ou outra receita mais especial.

 

Normalmente, isso acontece aos sábados, quando nos reunimos à mesa pra refeição da noite, que, por aqui, sempre será especial pelo fato de termos mais tempo juntos. Já teve pão recheado, vários tipos de focaccias, pão rústico, pão de leite, pão de aveia, pão de liquidificador e pão integral. 

 

Mas quem vive na pressa ou tem menos habilidade na cozinha também consegue fazer receitas de pães super rápidas e que vão fazer sucesso do mesmo jeito. Mais uma vez, os recursos digitais salvam a vida nessa hora, com vídeos de passo a passo e dicas pra não errar no preparo.

 

Eu também recorri ao São Google na hora de fazer meus pães aqui, passava horas vendo vídeos, tentando entender mais sobre essa arte e separando links para futuras tentativas. Também rolou uma troca de links entre as amigas (né, não xará?), uma xeretada no meu caderno de receitas, iniciado em 2002, e uns posts salvos no Instagram.

 

Confesso que o pão de leite de amendoim caseiro foi o de maior sucesso por aqui. Deu um trabalhoooooo, mas ficou tão maravilhoso, fofinho e leve. E não tem gosto de amendoim, tá? A imagem da manteiga derretendo na fatia ainda quente é pura poesia pra mim!

 

E se você ficou com vontade de sentir esse cheirinho de pão por aí, vou te deixar umas dicas de sites, canais e perfis pra te inspirar a colocar a mão na massa por aí!

Mussinha – Brasileira que mora no Canadá e faz receitas veganas de doces e salgados, é de babar o que ela ensina!

pão
pão de leite vegano

Panelinha – Dica da diva Rita Lobo, esse pão integral é tão prático que pode ser assado enquanto você arruma a mesa e prepara o café.

pão
pão integral rápido receita Rita Lobo

Amo Pão Caseiro – Ensina receitas pra quem nunca fez pão, e tudo bem explicadinho

Sal de Flor – Essa me salvou quando não tinha tempo de sovar e esperar muito o crescimento da massa. E dá pra você colocar seu toque na receita, usando ervas finas, polvilhando aveia ou chia. Coloca na mesa e ele voa!

 

Canal Marcos Lima – Aquele pão recheado pra ninguém botar defeito. E rende muito, receita ideal pra fazer pra família.

pão
pão recheado

Mãe Chef – A Vi Bianconi ensina várias receitas no Instagram, mas a minha favorita é a da foccacia com alecrim e sal grosso. É um caminho sem volta, viciei.

pão
foccacia de alecrim com tomate cereja

LEIA TAMBÉM

Fotos colunistas Fabiana Honorato
Últimos posts por Fabiana Honorato (exibir todos)
0 0 vote
Classifique este artigo
Assine
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Scroll to top
0
Eu quero saber a sua opinião. Comenta aqui em baixo e vamos discutir esse assunto!!x
()
x